ROTA DAS CHARQUEADAS- PELOTAS

ROTA DAS CHARQUEADAS- PELOTAS

Foto: Charqueada São João.

            Como já contamos nesse post, fomos passear por Pelotas, no sul do estado do Rio Grande do Sul. A cidade, nacionalmente conhecida pelos seus incríveis doces, guarda muitos atrativos turísticos. Um dos passeios mais legais de se fazer na cidade é pelas Charqueadas. Distante apenas 10 minutos do centro de Pelotas, reserve pelo menos um turno para curtir belas paisagens e aprender muito sobre o charque e a vida daqueles que ali viveram no século XIX.

              Na Charqueada São João, cenário da minissérie A Casa das Sete Mulheres e do Filme O Tempo e o Vento é possível fazer uma visita guiada e conhecer um pouco mais da história do Charque, do desenvolvimento de Pelotas e do dia a dia de quem vivia na casa. É uma verdadeira viagem no tempo, pois o guia conta em detalhes o funcionamento da casa em estilo colonial, datada de 1810. Vale lembrar que nessa época o trabalho era escravo. Nos meses de novembro a abril os escravos trabalhavam na produção de charque e no restante do ano na olaria com a produção de telhas. Após a visita guiada existe a possibilidade de fazer um passeio de barco pelo tranquilo Arroio Pelotas e conhecer as demais fazendas da perspectiva do barco. A visita guiada pela Charqueada São João custa R$ 30,00 e a visita mais o passeio de barco R$ 60,00 por pessoa. A Charqueada São João funciona de terças a sábados das 9h às 18h e domingos e feriados das 14h às 18h.

          Foto: Charqueada São João e passeio pelo Arroio Pelotas.

No auge do charque existiam cerca de 40 dessas Charqueadas na região. É uma pena que muitas não foram conservadas e só podem ser vistas de longe. Outra Charqueada que pode ser visitada é a Charqueada Santa Rita. Na verdade, essa Charqueada foi transformada em Pousada e oferece uma estadia tranquila e charmosa em meio a natureza. Não nos hospedamos ali, mas lemos muitos relatos positivos do lugar. Ainda existe a Charqueada Boa Vista que hoje é abriga eventos e pode ser utilizada na produção de ensaios fotográficos.

Fotos: Outras charqueadas vistas do Arroio Pelotas.

            Nós adoramos conhecer a Charqueada São João e recomendamos muito o passeio em sua próxima passagem por Pelotas.

                Mais informações no link da Charqueada, clicando aqui.

             Você pode acompanhar as novidades das nossas viagens em nossas redes sociais: Facebook e Instagram

                 Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 6.232 times, 1 visits today)