ROTEIRO 15 DIAS EM PORTUGAL- QUAIS CIDADES VISITAMOS E ONDE PERNOITAMOS

                Depois de contar para vocês um pouquinho mais de como é viajar de motorhome (clique aqui para ler nosso post) por Portugal, vamos relatar aqui onde fomos e onde pernoitamos ao longo desses 15 dias de viagem. Mais adiante, com calma, vamos escrever dicas sobre cada cidade. Esse post aqui é só para terem uma ideia geral do nosso roteiro por esse país saboroso, cultural e hospitaleiro. Nas imagens é possível ver as coordenadas de cada lugar onde pernoitamos de motorhome. 

PRIMEIROS CINCO DIAS- LISBOA

                Começamos nossa viagem por Lisboa. Bairros charmosos, muita história e muitos pastéis de nata. Assim foram nossos dias nessa cidade repleta de espaços culturais. Passeamos pelo Castelo de São Jorge e pelo bairro de Alfama, pelo Chiado, região de Belém e ainda fizemos um bate e volta a Sintra. Andamos de bonde e comemos muito bem. Em Lisboa, nos hospedamos em um apartamento do Airbnb. Com excelente localização, na Rua Conceição da Glória, bem pertinho da rua Liberdade e do centro histórico, o apartamento é amplo, limpo e com um pátio maravilhoso para Sofia brincar. Recomendamos muito o apartamento e a hospedagem da Ana e Vitor para quem quer curtir Lisboa e fazer grande parte das atrações turísticas da cidade a pé. Pagamos 55 euros a diária. Se ficou interessado, procure no Airbnb por Private Garden apt in Lisbon downtown.

Foto: Sofia aproveitando os arredores da Torre de Belém, Lisboa.

Foto: Nosso pátio privado no apartamento de Lisboa.

6º DIA- LISBOA- ERICEIRA

                Saímos de Lisboa no início da tarde e fomos até Sintra retirar nosso motorhome. Depois de muitas explicações sobre o carro (ficamos mais ou menos 3 horas na locadora), partimos em direção ao supermercado para abastecer nossa cozinha. De lá nos dirigimos para o Camping Ericeira. Como já contamos no outro post, optamos por passar a primeira noite em um camping, já que era a nossa primeira experiência com motorhome. O camping custou 17 euros (4 euros por pessoa, 5 do motorhome e 4 da eletricidade).

Foto: O camping em Ericeira.

 

7º DIA- ERICEIRA – ÓBIDOS

                Depois de abastecermos nosso carro com água limpa e despejar as águas residuais, partimos de Ericeira em direção à Óbidos. Chegamos na cidade de Óbidos, passeamos pelo interior das muralhas (foto ao lado) e pernoitamos em um estacionamento exclusivo para motorhomes com uma incrível vista da cidade. O custo do estacionamento foi de 6 euros, com direito a usar a água potável e fazer o despejo das águas residuais, bem como limpar a casseta.

Foto: O estacionamento exclusivo para motorhome onde pernoitamos em Óbidos.

8º DIA- ÓBIDOS- FÁTIMA- COIMBRA

                Saímos de Óbidos em direção a Fátima, onde passeamos pelo Santuário (foto ao lado), um dos mais lindos do país. Estacionamos em um estacionamento gratuito colado ao santuário. De lá partimos para Coimbra, onde pernoitamos em um estacionamento gratuito com uma linda vista da cidade. O estacionamento era dentro de um parque da cidade, colado ao rio  Mondego e preparado para receber motorhomes, com água potável e lugar para despejo.

Foto:Nosso motorhome e seus vizinhos no estacionamento gratuito de Coimbra.

Foto: A vista da cidade universitária de Coimbra.

9º DIA- COIMBRA-PORTO

                Após passearmos mais um pouco por Coimbra, fomos em direção a cidade do Porto (foto ao lado). Chegamos no final do dia e escolhemos pernoitar em um estacionamento gratuito às margens do Rio Douro. A vista era linda, mas o estacionamento não tinha nenhum recurso para abastecer o motorhome. Por isso, é legal já chegar lá com água potável suficiente, bem como com o reservatório de águas residuais vazio. Por estar bem perto da rua, o estacionamento era bem barulhento a noite. Contudo, a vista da cidade do Porto iluminada valeu por cada barulhinho da estrada.

10º DIA- PORTO- VILA NOVA DE GAIA

                Logo depois do café da manhã, partimos em direção a um camping, pois precisávamos de eletricidade para recarregar nossos equipamentos. Paramos no Parque de Campismo de Salgueiros, bem pertinho de Vila Nova de Gaia e da praia. O camping com direito ao uso da eletricidade custou 14 euros. A estrutura do camping era muito boa.

Foto: Parquinho infantil no Parque de Campismo da Praia de Salgueiros.

11º DIA- VILA NOVA DE GAIA- AVEIRO

                Após curtimos a estrutura do camping e a Sofia brincar bastante no parquinho, nos dirigimos para Aveiro. Fomos pelo litoral, por estradas secundárias e passamos por paisagens incríveis. Chegamos já no final do dia em Aveiro. Procuramos por free campings, mas não encontramos muitos motorhomes pelo caminho e ficamos inseguros. Resolvemos então procurar um outro camping e encontramos o Parque de Campismo da Praia da Barra que custou 12,35 euros (3,85 pelo motorhome, 2,40 porpessoa e 3,70 a eletricidade).

12º DIA- AVEIRO- ÉVORA

                Com um dia de chuva, não conseguimos aproveitar a cidade de Aveiro e saímos do litoral em direção a região do Alentejo. Foi o nosso maior percurso direto de motorhome. Quase 400 km rodados. Nossa primeira parada foi a cidade de Évora. Passeamos pela cidade e paramos em um estacionamento colado nas muralhas. Percebemos que era barulhento e fomos em busca de alternativas no aplicativo Park4night. Lemos a dica do estacionamento do supermercado Intermachré, bem pertinho dali. Fomos conferir e adoramos. Gratuito e com área para todo o serviço de água e despejo de motorhome.

Foto: Sofia passeando pelo centro histórico de Évora.

Foto: Estacionamento do supermercado onde pernoitamos em Évora.

13º DIA- ÉVORA- MONSARAZ- VILA VIÇOSA- ESTREMOZ

                Saímos de Évora e fomos passear sem pressa pelas estradas do Alentejo. Paisagens deslumbrantes nos acompanharam ao longo de todo o dia. Após conhecermos o vilarejo de Monsaraz e Vila Viçosa, chegamos a tempo de passear em Estremoz e curtir um pôr do sol sensacional no alto da cidade. Estacionamos em um estacionamento gratuito bem pertinho do centro histórico. Também não havia água disponível, então é bom chegar lá com o carro prontinho.

Foto: A tranquilidade de Monsaraz.

Foto: Estremoz.

Foto: Estacionamento gratuito em Estremoz com vista para o Castelo.

14º DIA- ESTREMOZ- CASCAIS

                Depois de um café da manhã com uma bela vista para o castelo da cidade, seguimos em direção a Cascais. Paramos no Parque de Campismo da Orbitur, em Guincho. Sem dúvida, o melhor camping que paramos ao longo da viagem. Custou 18,50 euros. Após acertamos tudo fomos passear no Cabo da Roca e pelas praias de Cascais. Foi aí que nos arrependemos do camping. Pernoitar com o visual das praias de Cascais seria maravilhoso. Muitos motorhomes pelo caminho. Mas precisávamos de energia. Não tínhamos como abandonar o camping. Fica para a próxima.

Foto: Final do dia em Cascais.

15º DIA- CASCAIS- LISBOA- SINTRA

                Saímos de Cascais em direção a Sintra para devolver o carro na locadora Mc Rent. Depois de devolvermos o motorhome, largamos nossas malas no aeroporto e fomos passear mais um pouco por Lisboa.

                Bom, esse foi um resumo dos lugares onde ficamos ao longo desses 15 dias em Portugal. Aos poucos, vamos contando sobre cada lugar e dando dicas imperdíveis para curtir ao máximo esse roteiro.

                Ficou com vontade de encarar essa aventura? Saiba que temos uma parceria com a Motorhome Trips, uma agência de viagens de brasileiros especializada em aluguel de motorhomes no exterior. Entre em contato com eles via WhattsApp (41- 96835723), dê o cupom MEMORIAVIAJANTE e ganhe 3% de desconto em todas as suas diárias. Quer saber mais sobre essa parceria? Clique aqui.

                 Para quem ficou interessado, também já fizemos outras duas viagens de motorhome: uma pela sul da Espanha e sul de Portugal (veja aqui) e outra por algumas regiões da França, Alemanha e Luxemburgo. Confere aqui.

                      Você pode acompanhar as novidades das nossas viagens de motorhome em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

                Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 14.618 times, 3 visits today)