ALTER DO CHÃO – PARÁ

alter

Foto: Mirante da Serra da Piroca.

Alter do Chão é um daqueles lugares que a gente precisa conhecer logo, antes que seja  descoberto pelo turismo em massa do Brasil. Esse paraíso fica cerca de 30 km de Santarém, no Pará. Estando em Santarém, há ônibus de linha que parte com frequência até Alter.

Não faltam motivos para conhecer Alter do Chão. A vila, em 2009, foi eleita pelo jornal inglês The Guardian como a praia mais bonita do Brasil. Isso popularizou a região, trazendo muitos europeus para cá. Contudo, poucos turistas brasileiros escolhem essa região como destino. Em Alter do Chão tudo parece conspirar para uma vida tranquila. A Ilha do Amor é o principal atrativo da região: aparece durante os meses em que o Rio Tapajós está baixo, entre agosto e dezembro. Estivemos em Alter no início de agosto e a Ilha estava começando a aparecer. Boa parte ainda estava encoberta pelas águas do Tapajós devido a grande cheia deste ano (a segunda maior dos últimos 50 anos). Paraalter3 chegar até ilha, basta pegar um dos muitos barquinhos que estão parados na orla. A travessia custa R$ 5,00 por pessoa. O visual ao entardecer é paradisíaco. O pôr-do-sol na Ilha é um espetáculo para jamais sair da memória de quem aprecia a natureza.

Foto: Pôr- do- sol na Ilha do Amor.

Todavia, não é só a Ilha do Amor que chama a atenção. Há diversas opções de passeios para praias ou floresta. Um dos passeios mais conhecidos é o da Floresta Encantada, um igapó do Rio Tapajós. A água cristalina permite observar a vegetação ainda submersa. Simplesmente fantástico. Aqui foram gravadas cenas do filme Tainá 3.

alter4

Foto: Floresta Encantada.

alter1Pertinho de Alter do Chão, no município de Belterra, está a Praia do Pindobal. Chegando lá, entendemos o motivo pelo qual a região é conhecida como o “caribe brasileiro”. Águas calmas e limpíssimas. E outro pôr-do- sol inesquecível. No caminho, conhecemos a Praia de Muretá, outra bela e deserta praia de Alter do Chão.

Foto: Praia do Pindobal  

alter2

Foto: Pôr-do-sol no Pindobal.

alter5

Foto: Praia do Muretá.

A gastronomia merece um destaque. Comemos peixes deliciosos, com destaque para o filhote a escabeche do Restaurante Farol da Ilha, bem na frente da Ilha do Amor. Além disso, nos quiosques da praia não deixe de provar o tradicional bolinho de piracuí, sensacional.

Estando na Ilha do Amor, não deixe de fazer a trilha que leva ao cume da Serra da Piroca. São cerca de 40 minutos caminhada. De lá, é possível avistar Alter do Chão em 360 graus. A vista é fantástica, floresta e rio encantam os olhos.

Como dica de hospedagem, sugerimos o Borari Hotel. A diária para o casal saiu R$150,00 e há churrasqueira e piscina. O café da manhã está incluso. Os quartos são muito bons e ele está localizado há menos de 5 minutos do “centrinho” e Ilha do Amor.

Você pode reservar pelo Booking diretamente clicando abaixo:



Booking.com

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 2.094 times, 1 visits today)