ASSIS- REGIÃO DA ÚMBRIA- TERRA DE SÃO FRANCISCO- ITÁLIA

assis1

Foto: Chegada em Assis.

assisDizem que os italianos vão até a região da Úmbria para reencontrar suas origens, uma vez que ela é conhecida por muitos como “uma Toscana sem multidões”. O Memória Viajante foi até essa região central da Itália para conhecer a encantadora cidade de “Assissi” .

assis7Em Assis, tudo lembra São Francisco de Assis, o santo mais querido da Igreja Católica e padroeiro da Itália. Ele revolucionou a Igreja do século XIII ao se dedicar aos pobres e renunciar a riqueza, sempre contemplando a natureza e tratando os seus elementos como verdadeiros Irmãos.assis8

As ruas e vielas de Assis são inclinadas. Por isso, para conhecer bem a cidade, é ideal estar com calçados confortáveis para caminhar devagar, contemplando a beleza e sentindo a energia do local. Todas as atrações são gratuitas, podendo ocorrer contribuições espontâneas em cada uma delas. As fotos internas são proibidas.

Foto: Templo de Minerva.

assis10assis9

Fotos: Casas típicas da cidade.

assis3

A Basílica de São Francisco está no alto de uma colina e é um solene lugar de devoção. O templo é esplêndido e seus afrescos mostram o início da arquitetura gótica italiana. No subsolo há uma igreja ainda mais antiga e preservada, onde estão os restos mortais de Francisco. Entrar na Basílica de São Francisco é um marco para qualquer católico. Estar diante da Tumba do Santo emociona a qualquer um. O silêncio nos leva a reflexão e oração.

assis2A Basílica de Santa Clara é linda e ali estão suas relíquias e restos mortais. Além disso, na Basílica está o Crucifixo de São Damião, que fez o chamado ao “poverello” de Assis: “Francisco, vai e reconstrói a tua casa”.

Também é possível visitar a casa onde São Francisco viveu. Hoje ela é uma Igreja, a Igreja Nova. Aqui vemos o local onde o Francisco foi preso pelo seu pai, quando este soube que ele estava doando roupas aos pobres.

assis5Fora dos muros de “Assissi” está o Santuário de São Damião. Um local iluminado, repleto de natureza. Foi em São Damião que Francisco se refugiou no momento de crise e encontrou a Cruz de São Damião. Após ouvir o recado da Cruz, começou a colocar pedra sobre pedra e reconstruir a igreja em meio às ruínas. Em meio à beleza do local, Francisco escreveu o famoso “Cântico das Criaturas”.

assis6

Foto: Santuário de São Damião. Aqui, com esse incrível visual, São Francisco escreveu o Cântico das Criaturas.

Vale a pena também visitar a Igreja Santa Maria degli Angeli, um pouco afastada do assis12Centro Histórico. No seu interior está a capelinha Porciúncula, onde São Francisco cuidou dos leprosos e fundou sua ordem. Foi aqui que São Francisco morreu.

Foto: Santa Maria degli Angeli, local onde Francisco fundou sua ordem.

assis4Assis, Cidade da Paz, é um daqueles lugares que jamais sairá da cabeça e do coração. Além da arquitetura e da rica história de um revolucionário na fé, a cidade tem uma atmosfera que nos remete à contemplação, à Paz e ao Bem. Ainda mais para nós dois que somos educadores de um colégio franciscano há muitos anos e encantados pelo humanismo de Francisco.

Pace e Bene!

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 2.841 times, 1 visits today)