BOGOTÁ- COLÔMBIA

          13838180_1045090445579499_140460157_o   O Memória Viajante traz dicas de Bogotá e para isso conta com a ajuda da Andréia Simas, ex aluna do Chris. Ela escreveu esse post dando suas dicas incríveis para aproveitar ao máximo a capital colombiana. A Andréia está fazendo intercâmbio em uma Universidade de Bogotá, estudando negócios internacionais, já que aqui no Brasil cursa a faculdade de Relações Internacionais. Valeu pelas dicas, Andréia! Todos os leitores do Memória Viajante agradecem.

                “Bogotá é uma cidade surpreendente, repleta de contrastes. Claramente, seus principais contrastes provêm das visíveis desigualdades que a cidade acolhe. De bairros com verdadeira miséria nos extremos da cidade as lojas de marcas de luxo dignas de Paris e uma arquitetura marcante que segue à risca um estilo inglês, euro centrista. Não à toa Bogotá foi conhecida no século XIX como a Londres da América Latina, pois além de ter um clima relativamente semelhante, com suas chuvas diárias, desde a época da colonização foi agraciada com uma intensa atividade cultural.

                Bogotá pode ser muito bem explorada em suas diferentes facetas nos seus highlights:

1 # CANDELÁRIA 13664514_1048239878597889_234617449_n

                A Candelária é o centro histórico de Bogotá, é nessa região que Bogotá surge. A Candelária compreende a Carrera 1 até aproximadamente a 25. A beleza e a diversidade de cores e fachadas é o ponto característico do bairro. Além de acolher os principais museus, como o Museu do Ouro, Museu Botero e a Casa da Moeda, aconchegantes e gratuitos (ou quase gratuitos), também conta com diversos restaurantes típicos e pequenos teatros e hostels espalhados por todas as ruas. Fazer um tour pelos principais pontos é muito fácil, basta ir até o escritório de turismo de Bogotá, na Praça Bolívar, sede dos poderes e de muita história e patrimônio, e agendar um recorrido gratuito com guias muitos dedicados e atenciosos. Finalizar o dia no mirante do Cerro Montserrate é uma das principais escolhas dos turistas que querem ver a cidade ao entardecer. O cerro também se localiza na Candelária, em um dos pontos mais altos da montanha. Os ingressos podem ser comprados na hora, em dias de semana podem custar COP 8.000 (aproximadamente 10 reais).

  • Vale ver de perto também na Candelária, La Puerta Falsa, ao lado da Praça Bolívar, cafetería e confeitaria point dos intelectuais colombianos desde 1816. Seguindo em direção as montanhas, é possível visitar a casa museu de Manuelita Saenz, personagem importante na história colombiana e amante de Simon Bolívar. Uma quadra acima está o Palácio San Carlos, em frente ao luxuoso Teatro Colón, sede atual do Ministério das Relações Exteriores, também foi casa de Bolívar, quando esse era Palácio do Governo. Do lado de fora é possível ver a janela que Bolívar pulou na noite da Conspiración Septembrina. Com um pouco mais de fôlego, em uma das partes mais altas da Candelária, El Chorro del Quevedo é uma pequena e muito frequentada praça que acolhe todas as tribos. Point histórico do centro da cidade, é possível encontrar bares sitiados em casas históricas, restaurantes elegantes, comida de rua, música e apresentações teatrais. Além de muito souvenir. Finalizar a Candelária em um fim de tarde apreciando o que a Colômbia tem melhor, o café, pode ser um plano bastante bogotano. No Centro Cultural García Marquez, com uma arquitetura moderna, livrarias e alta atividade cultural, é também possível encontrar o famoso café Juan Valdez, empresa (e também símbolo) colombiana, também conhecida como o “Starbucks da Colômbia”.*

2 # NOITE NA ZONA T (ou Zona Rosa)

13835573_1048239828597894_1868511392_o

               A Zona T é uma das coisas que Bogotá tem de melhor para oferecer. Compras, gastronomia, balada e gente bonita. Na Zona T está o Andino Shopping, um dos centros comerciais mais tradicionais de Bogotá. Ao seu redor, uma infinidade de bares, restaurantes e baladas, a maioria escondidas atrás de pequenas entradas que levam a terraços, a mania de Bogotá. É tendencia na cidade frequentar as terrazas que possuem uma vista impactante no topo de luxuosos hoteis, como a Terraza Chelsea, no topo do Bioxury Hotel, em uma das quadras mais importantes da cidade. Aos amantes de cerveja Bogotá é uma ótima anfitriã. A cerveja Bogotana pode ser desfrutada em um dos pubs do Bogotá Beer Company, mais conhecido como BBC, cervejaria que produz sua própria cerveja e que conta com uma infinidade de opções no cardápio.

3 # USAQUÉN

           O bairro hipster e também boêmio da cidade, que não está em todos os guias viagem é um dos pontos mais interessantes para se ter uma perspectiva diferente da vida em Bogotá. O bairro gira em torno da Praça de Usaquén, sede de feira de adoção de animais, apresentações artísticas, carrinhos de café (tinto colombiano) e de mazorca de maiz (nossa espiga de milho com manteiga). Na praça está a famosa e altamente solicitada para casórios, igreja de Santa Bárbara de Usaquén. Até 1777 Usaquén era um povoado indígena, que viveu na região até uma ordem real retira-los. O mercado das pulgas que acontece nos domingos disputa as atenções dos visitantes com dezenas de restaurantes de cozinha internacional e local, altamente disputados nos finais de semana. No mercado das pulgas se pode encontrar os mais variados itens de artesanato típico colombiano, itens de decoração, roupas, acessórios e quitutes. Lá é fácil encontrar o colombiano Cafequipe, uma mistura de doce de leite com café colombiano capaz de desbancar nosso brigadeiro. Aos amantes de cinema, o cinema Paraíso é imperdível. Filmes cult sempre em cartaz, conta também com um pequeno restaurante/bar em torno de uma enorme árvore que foi mantida dentro do estabelecimento. Lá é possível desfrutar uma taça de vinho enquanto se assiste a um bom filme.

4 # BARRIO DE LA MACARENA Y CARRERA SEPTIMA

13709736_1045090525579491_936313785_o

              O bairro da Macarena, entre a Calle 25 e Carrera 4, é um bairro essencialmente gastronômico com uma arquitetura peculiar. Sua culinária é internacional, o bairro é como um setor de embaixadas em restaurantes, contando inclusive com representação brasileira. Um dos pontos fortes do bairro é a culinária peruana. Depois de um almoço diferenciado na parte mais alta do bairro, ao descer, em meio a um espaçoso e agradável parque, encontra-se a Plaza de Toros, já desativada há anos, e o Planetário de Bogotá, que conta com tecnologia alemã, estando entre os mais importantes da América Latina. Aos pés da Macarena, está a Carrera Septima, que aos domingos se torna somente via de pedestres, repleta de artistas de rua. Essa é uma das principais e mais antigas avenidas estruturais da cidade, que abriga a Torre Colpatria, importante e alto edifício comercial, outro mercado de pulgas e o, mais importante, o Museu Nacional. Somente o edifício já vale a visita, que é gratuita. Antiga prisão que hoje abriga o principal acervo cultural da Colômbia e um agradável Juan Valdez nos jardins internos do prédio.”

                 Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 388 times, 1 visits today)