BRUXELAS: BATE E VOLTA DE BRUGES

            Em nossa última viagem pela Europa, colocamos a Bélgica em nosso roteiro. Tínhamos muita vontade de conhecer Bruges e, como contamos aqui, passamos ótimos dias nessa cidade. Fizemos o contrário do que muitos fazem e fomos apenas passar o dia em Bruxelas (a grande maioria dos turistas fica em Bruxelas e passa o dia em Bruges). Não tínhamos grandes expectativas pela cidade e podemos garantir que Bruxelas nos surpreendeu positivamente. Bruxelas é extremamente agradável e acolhedora. Além disso, a cidade tem um papel político importante uma vez que aqui está a sede da União Europeia. Um dia para Bruxelas foi pouco. Contudo, foi o suficiente para deixar um gostinho de quero mais.

            Partimos de trem de Bruges e a viagem durou pouco mais de uma hora. Deixamos para comprar as passagens na hora. As passagens ida e volta para nós dois saíram 58 euros, as crianças até os 4 anos de idade não pagam nos trens europeus. Descemos na estação central de Bruxelas (Brussel-Central) e paramos em um quiosque de informações turísticas. Com um mapa em mãos começamos nosso passeio pela cidade. Essa estação de trem está super bem localizada, pertinho do Centro Histórico (foto ao lado) e das principais atrações turísticas da cidade.

            Como fomos passar apenas o dia na cidade, priorizamos conhecer apenas as atrações centrais, acessíveis a pé. Sim, não deu tempo de conhecer o Atomium e o Parlamento Europeu. Essas duas atrações estão distantes do centro e ficaram para uma próxima visita.

            Logo no início da nossa caminhada nos deparamos com a bela galeria Royales (foto ao lado), construída em 1847, com muitas lojas e restaurantes. Vale a pena atravessar a galeria e apreciar sua arquitetura.

 

   Logo em seguida chegamos na Grand Place, coração da cidade. Eleita uma das praças mais lindas da Europa, a praça fascina pelas belíssimas construções no seu entorno. Dentre os mais belos estão a antiga Prefeitura (Hotel de Ville) e Maison du Roi (ou Casa do Rei), onde funciona o museu da Cidade de Bruxelas. Os tons de dourado prevalecem no ambiente. Realmente é tudo lindo!

Fotos: Grand Place.

          Saímos dali e fomos caminhar pelas ruazinhas do centro. Paramos no Delirium Café (foto ao lado), um bar que apresenta mais de 2000 rótulos de cerveja. Lemos que o bar vive cheio. Na hora que fomos (por volta do meio dia), o bar estava bem tranquilo. Como todos sabem, a Bélgica é conhecida por possuir as melhores cervejas do mundo. Mesmo quem não é muito chegado, não pode sair do país sem degustar uma cerveja. O Delirium Café é um bom local para isso.

            Bem pertinho está a Catedral de São Michel (foto ao lado). Com uma bela fachada em estilo gótico, a catedral tem entrada gratuita. Bem na frente da catedral há uma praça perfeita para parar e dar aquela descansada antes da próxima caminhada.

            Caminhando por uns dez minutos chegamos no Mont des Arts,no alto de uma colina. O lugar oferece uma bela vista da cidade. É um local tranquilo e super aconchegante. Pelas nossas observações muitos moradores aproveitam esse espaço para uma pausa ao longo do dia.

Foto: Jardins do Mont des Arts.

            Outro ponto turístico do centro é o Manneken Pis (foto ao lado), a famosa fonte com o garotinho fazendo xixi. Não achamos nada demais, mas não dá para deixar de ir ne? Paciência para bater uma foto, pois o local vive lotado de turistas. Nos arredores da escultura existem vários locais para você provar os tradicionais waffles belgas. Eles são deliciosos!

 

 

 

Foto: Os tradicionais waffles.

       Aproveite também  para deliciar-se nos chocolates (foto ao lado). São considerados um dos melhores do mundo. Há lojas por todos os lados no centro.

            Até que para um bate e volta, aproveitamos muito bem os atrativos da cidade.

            Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

 

 

(Visited 421 times, 1 visits today)