DOHA- CATAR

doha4

Foto: Museu de Arte Islâmica.

Doha, capital do Catar, é uma cidade com características geográficas e culturais bem marcantes. O país deixou de ser protetorado da Grã Bretanha em 1971  e nessas últimas 4 décadas, desenvolveu-se bastante devido às riquezas geradas pela enorme quantidade de petróleo e gás natural. O Catar vive em um regime de Monarquia Absolutista e tem uma população em torno de um milhão e meio de habitantes. Na cidade de Doha, apenas 14% da população é composta de cataris. O restante é composto por imigrantes. Muitos desses imigrantes chegam no país em busca de oportunidades de trabalho. São paquistaneses, indianos, vietinamitas, nepaleses que trabalham exaustivamente, vivem em condições precárias e recebem baixos salários. Todavia, a vida aqui ainda é melhor do que em seus países de origem. Essa mão-de-obra faz com que a cidade viva em constante transformação. São obras e mais obras por todos os lados. A língua oficial do país é o árabe, mas praticamente todos dominam fluentemente o inglês.

doha2Talvez o que mais nos chamou a atenção em Doha foram os seus grandes contrastes culturais. Por todos os lados há prédios enormes, com uma arquitetura futurística. À noite, a maioria fica iluminada, um show a parte e um verdadeiro paraíso para a arquitetura moderna. De outro lado, uma cidade ainda muito conservadora e ligada ao lado religioso. O povo local é muçulmano e a grande maioria das mulheres usa burqua (foto ao lado), deixando apenas os olhos descobertos. Alguns homens também usam seus trajes típicos (foto abaixo). Como os demais povos muçulmanos, realizam cinco orações diárias.

doha

O turista é muito bem recebido. Mulheres, todavia, precisam estar atentas as vestimentas. Mesmo com um calor que ultrapassa facilmente os 40ºC, não convém usar roupas curtas ou justas. Há inclusive uma campanha no país que incentiva as mulheres a usarem roupas discretas durante os passeios pela cidade.

Em se tratando de atrativos turísticos, alguns merecem destaques:

* Orla: são quase 8km de orla repletas de palmeiras (imaginem a quantidade de água que se gasta com a irrigação das plantas da cidade, uma vez que a cidade tem um solo extremamente arenoso).

doha3

Foto: Museu da Arte Islâmica e, atrás, os prédios futurísticos de Doha.

* Museu da Arte Islâmica: com uma fachada e uma arquitetura doha1riquíssima, o museu abriga diversas obras de arte que referem á cultura islâmica. No entorno, há um belo parque para caminhadas despretensiosas (se o calor permitir)

* Souq Wakif: um souq aparentemente bem organizado e dividido em áreas onde é possível encontrar de tudo um pouco, desde especiarias, joias, animais e artigos árabes diversos (foto ao lado).

Para quem gosta de lugares curiosos, vale a ida até o prédio da TV Al Jazeera, criada no país em 1996 e, atualmente, com sede em muito outros países. Ficou famosa depois dos atentados de 11 de setembro e da Guerra do Iraque.

doha5

Foto: Sede da TV Al Jaseera.

doha6

Foto: Ilhas artificiais.

Em um país onde tudo foi projetado, como as gigantes ilhas artificiais, nos chamou a atenção a quantidade de vegetação nos parques e nas ruas, uma vez que estamos falando de uma cidade que está situada em meio ao deserto e que tem um clima quente, seco e muito árido. Por falar em água, boa parte da água potável vem da dessalinização da água do mar.

Doha, uma cidade diferente aos olhos ocidentais, em constante mudança e que merece ser visitada.

doha7Tivemos um pouco mais do que meio dia para conhecer Doha, uma vez que fizemos um stopover (ficar em uma cidade por conta da Cia Aérea) em um voo da Qatar Airways. Todavia, isso é assunto para outro post. Em Doha, tivemos o privilégio de fazer o tour com o Arthur e sua família. Eles vieram para cá há oito anos e, em uma volta ao Brasil, o Arthur foi nosso aluno. Foi uma manhã sensacional! Obrigada pelo carinho Arthur, Carol e André!

doha8

Foto: Doha, vista do avião.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 1.675 times, 1 visits today)