FONDUE NA SERRA: A ESPETACULAR CASA CHEZ LYS BLANC, EM CANELA.

23 de fevereiro de 2017 0 Por Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

       

Foto: O belo Chez Lys Blanc.

            O Memória Viajante ama Gramado e Canela. Como moramos pertinho (em Porto Alegre), sempre que podemos damos um pulinho por lá. Além de curtir a paisagem, uma das coisas que a gente mais gosta de fazer na Serra Gaúcha é comer fondue. Sempre escolhemos algum restaurante e vamos nos deliciar nesse que é um dos carros chefe da gastronomia local. Dessa vez escolhemos o Restaurante Chez Lyz Blanc. Antes de continuar falando sobre ele, só vamos dar uma dica: sem dúvida, a melhor sequência de fondue que já comemos na vida.

                Já na fachada do Restaurante localizado na Avenida Osvaldo Aranha dá para perceber que se trata de um ambiente diferenciado. O ambiente é aconchegante, romântico e com uma seleção musical muito boa. A decoração lembra os restaurantes franceses, com lustres e móveis que deixam o ambiente bem intimista. Cada detalhe parece ter sido pensado para agradar o cliente. Por exemplo, o sistema de exaustão da casa, que mesmo com as pedras de fondue acesas não deixa ficar com aquele cheiro típico das casas que servem a sequência. Procure chegar cedo para ocupar os lugares perto das janelas envidraçadas, os mais procurados da casa.

                O carro chefe da casa é a sequência de fondue, mas é possível optar por outros pratos a la carte do cardápio. A carta de vinhos é bem variada, com opções de excelentes vinhos nacionais e importados. Na dúvida peça a ajuda dos funcionários. Eles são extremamente educados e prestativos. O proprietário, o sr. Alberi, está presente e muita vezes ajuda a servir as mesas e explicar como funciona os pratos.

                Todavia, vamos ao fondue. A casa busca se aproximar ao máximo do tradicional prato suíço e, segundo o proprietário, não mede esforços para trazer para a mesa todo o sabor e tradição desse prato. Por isso todos os ingredientes são selecionados e a sequência é preparada na hora.

                Iniciamos pelo fondue de queijo. O queijo fundido é na verdade uma mistura de três queijos, o estepe, cobocó e gruyere. Ainda é misturado o licor alemão quirche, dando um sabor espetacular para o queijo. Acompanhando batatas, baguetes bens fininhas (a fim de sentir bem o sabor do queijo) de pão branco e integral, brócolis, cenoura e goiabada. Divino!

Fotos: O saboroso fondue de queijo.

                Depois do fondue de queijo, chega a hora da sequência de filés. Filé de gado, frango e suíno acompanhado de molhos tradicionais. Amamos o molho de pimentão vermelho, saboroso ao extremo. Além deste, há outros dois que indicamos muito, o de berinjela e o de ervas finas (parte das ervas é plantada e colhida pelo próprio proprietário).

Fotos: Filés e molhos.

                Quando parece já não caber mais nada no estômago, eis que chega a hora do fondue de chocolate. E aqui uma deliciosa surpresa. Além do chocolate ao leite tradicional, a casa oferece também o chocolate trufado (foto ao lado). Não poderia ser melhor. O chocolate trufado é uma mistura de chocolate branco, doce de leite uruguaio (o Conaprole) e licores. Com um sabor marcante, pode ser degustado com frutas da estação, waffle e marshmallow.

           Chez Lys Blanc é daqueles lugares que merecem ser visitados. Com uma atmosfera romântica, atendimento de qualidade e comida sensacional, é uma boapedida na sua próxima visita à Serra Gaúcha. Com certeza você não irá se arrepender.

                Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

* O blog Memória Viajante foi convidado para conhecer o restaurante. A parceria foi realizada, mas a opinião expressa no relato é pessoal e de acordo com a experiência proporcionada pelo trabalho da casa.*

(Visited 2.177 times, 1 visits today)