LAVRAS NOVAS- MINAS GERAIS

17 de fevereiro de 2016 0 Por Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

lavrasnovas6Foto: Visual da estrada que leva à Lavras Novas.

                Enquanto estávamos lendo sobre Ouro Preto em uma revista de turismo, nos chamou a atenção uma pequena nota que dizia: “Descubra Lavras Novas, um charmoso segredo mineiro”. Foi a deixa para irmos conhecer esse distrito mineiro. E podemos dizer: valeu muito a pena.

            lavrasnovas2    Distante cerca de 18km de Ouro Preto, Lavras Novas está a mais de 1400 metros de altitude, oferecendo lindas vistas dos vales e montanhas da região. É uma pequena vila congelada no tempo, com muitas casinhas coloniais e uma igreja barroca. A Igreja Nossa Senhora dos Prazeres (foto ao lado) é a principal construção da vila e é datada do início do século XVIII. A origem da cidade provavelmente vem de um quilombo, onde os negros se escondiam fugindo das minas de Ouro Preto. Tem um clima serrano e uma atmosfera bem romântica.

                Essa vila tem sido citada como um promissor destino ecoturístico de Minas Gerais e, hoje já abriga muitas pousadas charmosas e restaurantes com comida típica mineira, atraindo o olhar de viajantes que procuram história, belezas naturais e tranquilidade de um local ainda pouco badalado. Vá preparado, pois na cidade não há posto de gasolina, nem agências bancárias.

                O turismo na região vem crescendo principalmente pela beleza da paisagem, cheia de mirantes e cachoeiras. É possível desbravar a região através de caminhadas, pedaladas, passeios a cavalo ou quadriciclos.

          lavrasnovas4Nós conhecemos duas cachoeiras na região. Para chegar até a cachoeira dos Namorados (foto ao lado) estacionamos o carro na vila e realizamos um percurso de 11 km (ida e volta) caminhando. São algumas subidas e descidas, mas o visual recompensa muito. Não esqueça do protetor solar e da água para se hidratar. Para aqueles que não são adeptos de caminhadas, é possível chegar até o local de carro em uma estrada de chão batido razoável. Rodeada de mata nativa, a cachoeira tem um poço bem raso. Impossível chegar lá e não se refrescar na água cristalina.

lavrasnovas5                Na volta desse passeio paramos no Restaurante Pimenta Rosa para apreciar da varanda uma linda vista das montanhas da Serra do Trovão. O restaurante fica na Pousada Vila Mineira. Essa pousada parece ser muito boa, com chalés confortáveis, bem decorados e uma fantástica vista da região.

lavrasnovas3

Foto:Pousada Vila Mineira.

                Seguimos de carro sentido Santo Antônio do Salto até chegarmos no Restaurante Taverna da Cachoeira. É uma descida de serra de mais ou menos 8 km. A estrada não é boa e em alguns momentos ficamos bem assustados. Sem um carro 4X4 não recomendamos essa estrada. Na volta, fizemos um caminho bem mais tranquilo de 22 km. A estrada é de chão batido, mas infinitas vezes melhor que a estrada da vinda. Pelo caminho, há placas indicando ambas as estradas.

lavrasnovas1

Foto: Cachoeira dos Sonhos.

                No Restaurante tem uma cachoeira particular, a Cachoeira dos Sonhos. Chegamos lá às 16h e o local já estava fechado. A proprietária, a Lou, nos recebeu muito bem e nos deixou entrar mesmo assim. Fez de tudo para que nos sentíssemos a vontade e ainda preparou uma carne de panela deliciosa. Para curtir o dia no local, o consumo mínimo é de 30 reais por pessoa. Para chegar até a cachoeira há uma trilha de nível fácil.  O lugar é fantástico. Uma beleza indescritível.

lavrasnovas

Foto: Carne de panela deliciosa.

                Saímos de lá com a certeza de que conhecemos muito pouco de Lavras Novas. Uma vontade enorme de ficar ali mais alguns dias.  Apenas um dia é muito pouco para se deliciar com essa região. Lavras Novas, espere por nós. Assim que pudermos, voltaremos.

                 Você pode alugar um carro para realizar esse percurso através do nosso parceiro Rentcars, clicando abaixo.

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 1.802 times, 1 visits today)