PASSEIO PELO RIO CELESTE NO PARQUE NACIONAL DO VULCÃO TENÓRIO

13 de outubro de 2016 Off Por Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

  rioceleste9

Foto: Cachoeira do Rio Celeste.

          Essa é uma daquelas dicas imperdíveis para quem está planejando uma viagem à Costa Rica. Pense em um lugar mágico! Assim é o Rio Celeste, uma das sete maravilhas naturais da Costa Rica. Um dos lugares do mundo mais belos que já visitamos. Conta a lenda que depois de pintar o céu, foi aqui que Deus lavou os seus pincéis. Imagine então a cor desse rio. Um azul turquesa que foto nenhuma consegue mostrar. É preciso ver essa atração com os seus próprios olhos.

            Para chegar até o Rio Celeste, contratamos um tour de um dia inteiro (das 8h às 17h) que saiu da cidade de La Fortuna com destino ao Parque Nacional do Vulcão Tenório. A viagem até lá levou um pouco mais de uma hora e meia.

            O passeio acontece no interior do Parque Nacional Vulcão Tenório, que além de abrigar o Vulcão com mais de 1900 metros de altitude e três crateras, abriga o Rio Celeste e uma densa floresta tropical.

rioceleste12

Foto: Entrada da trilha para o Rio Celeste.

            Ao chegar na entrada do Parque uma dica: alugue botas de borracha para fazer a caminhada, caso não tenha. Por se tratar de uma floresta tropical, a umidade é alta e existe muita lama pelo caminho. Algumas pessoas do nosso grupo se arrependeram de não alugar. O aluguel de botas custou 2000 colones para cada, um pouco menos de US$ 4 por pessoa.

rioceleste11            Para chegar até os principais pontos do passeio é preciso fazer uma caminhada de nível intermediário. Cansa um pouco, mas quando estiver cansado lembre-se que vale muito a pena. Aproveite para curtir a trilha  (foto ao lado) que já é uma atração por si só. A biodiversidade é incrível. Muitas plantas e animais podem ser observados. Além disso, você irá se divertir atravessando as pontes suspensas sob o rio.

montagem-rio-celeste

Foto: Biodiversidade na trilha.

        rioceleste8      Um dos pontos altos é a chegada a cachoeira do Rio Celeste (foto ao lado). Com uma queda de mais de 30 metros, é impossível não ficar de boca aberta para aquele incrível tom de azul turquesa. Você não tem vontade de parar de tirar foto desse espetáculo. Seguindo a caminhada passamos por alguns borbollones, que são as nascentes de águas termais no Rio. O cheiro de enxofre te lembra constantemente que essas águas vêm da proximidade do Vulcão Tenório. Após pararmos em um mirante para observar o Vulcão seguimos adiante para um dos pontos mais incríveis do passeio: o Teñideros. Aqui é possível ver a mágica acontecer. Os rios Buena Vista e Roble chegam com suas águas cristalinas e ao se encontrarem, acontece uma reação química entre o enxofre e o carbonato de cálcio que faz com que nossos olhos enxerguem o azul turquesa mais fantástico de todos.

rioceleste3

Foto: Borbollones.

rioceleste1

Foto: Teñideros, local onde ocorre a reação química e o Rio muda de cor.

     rioceleste      Uma dica que que nos deram foi perguntar antes nas agências como estava a coloração do rio. Em períodos muito chuvosos, a cor não fica tão legal e você pode se frustrar. Outra coisa importante: atualmente é proibido banhar-se dentro dos limites do Parque Nacional. Nós tivemos a chance de tomar banho em um dos braços do Rio Celeste  (foto ao lado) já fora dos limites do parque, ao lado do local onde almoçamos.

            Sobre o valor do passeio: ele custou US$ 55 por pessoa e incluiu o transfer de La Fortuna até o Parque, o ingresso e o guia, bem como um almoço tradicional em uma casa de família .Foi um dia incrível e inesquecível. Vale muito a pena conhecer essa região.

rioceleste5

Foto: Mais uma foto do Rio.

            Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 2.371 times, 1 visits today)