SARAJEVO- BÓSNIA-HERZEGOVINA- PARTE 1

sarajevo11

Foto: A beleza singular de Sarajevo.

Sarajevo foi, sem dúvida, uma das grandes surpresas da nossa viagem até o momento. Estar na capital da Bósnia Herzegovina significou muito para nós. Vivenciamos a História, tivemos aprendizagens múltiplas e desenvolvemos uma admiração enorme a este povo que tenta se reerguer em meio aos destroços da cruel Guerra da Bósnia, 20 anos depois. São tantas informações e vivências que vamos dividir Sarajevo em alguns posts, para que tenhamos mais condições de passar para vocês o nosso encantamento, aprendizados e reflexões ao longo desses marcantes dias de viagem.

sarajevo16

Foto: A cidade se orgulha em ser um verdadeiro encontro de culturas.

sarajevo12

Foto: Mesquita Gazi Husrev Begova, de 1531.

sarajevo14Hoje queremos ressaltar a Sarajevo do respeito à pluralidade e tolerância às mais diversas religiões. Como eles mesmos se intitulam, a “Jerusalém da Europa”. Para se ter uma ideia, em um mesmo quarteirão podemos encontrar a Catedral Católica, a Mesquita Muçulmana, a Sinagoga Judia e a Igreja Ortodoxa (na foto ao lado, Igreja Ortodoxa, 1539-40). Ali, todos tem seus espaços e convivem bem. Hora escutávamos o chamado à oração muçulmana e minutos depois o sino da Catedral. É muito interessante observar isso in loco. Atualmente, a maior parte da população é muçulmana, seguida dos católicos e um número menos expressivo de ortodoxos. Os judeus representam uma porção bem pequena da população.

sarajevo13

sarajevo15

Foto: Ao lado a Catedral do Sagrado Coração de Jesus,de 1889 com estilo gótico romântico. Acima, a Sinagoga.

sarajevo17

Foto: Vista da cidade de Sarajevo. Aqui observa-se a Igreja Ortodoxa, Catedral Católica e Minarete da Mesquita. Bem próximo está a Sinagoga Judia.

Todavia, na década de 90, essa convivência pacífica foi freada em virtude de um dos maiores conflitos na Europa depois da II Guerra Mundial, a Guerra da Bósnia, que ocorreu entre os anos de 1992 e 1995. Tais desavenças devem-se ao fato de que as questões religiosas e étnicas foram usadas para justificar uma guerra com fortes interesses territoriais, políticos e econômicos. Mas isso é assunto para os nossos próximos posts. Não perca!

Gostou desse post? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 841 times, 1 visits today)