SARAJEVO- BÓSNIA- HERZEGOVINA- PARTE 2- AS MARCAS DA GUERRA 20 ANOS DEPOIS

sarajevo

Fotos: Acima, um dos muitos cemitérios com os mortos da Guerra da Bósnia. Abaixo, outro cemitério. São dezenas de cemitérios pela cidade de Sarajevo. Antigas praças que tiveram que ser transformadas.

sarajevo1A Guerra da Bósnia (1992-1995), um dos maiores conflitos da Europa após a Segunda Guerra Mundial, deixou fortes marcas nas cidades que visitamos (Sarajevo e Mostar). Resumindo um pouco esse conflito, podemos dizer que após a Croácia e a Eslovênia declararem sua independência, a Bósnia- Herzegovina resolveu fazer o mesmo. Contudo, não esperava que a Sérvia fosse reagir tão negativamente à sua independência. Um número expressivo de sérvios que moravam no território bósnio não aceitaram a independência e buscaram apoio do Governo Central da Sérvia. Este, fortemente armado, atacou a Bósnia Herzegovina que, por sua vez, não estava preparada para a guerra e não dispunha de armamentos suficientes. Como saldo, 200 mil mortos e cidades completamente destruídas. Em 1995, foi assinado o Acordo de Dayton que levou a Bósnia-Herzegovina a sua independência. Segundo esse Acordo, a Bósnia foi dividida em duas entidades territoriais: a Federação Bósnio- Croata, controlada por bósnios muçulmanos e bósnios croatas/católicos e a República Sérvia da Bósnia, governada por bósnios sérvios/ortodoxos.

Para tentar entender um pouco mais desse conflito, fizemos dois tours nessas cidades (em espanhol). Ambos os guias eram crianças na época da guerra (5 e 6 anos) e nos contaram suas histórias familiares. Afirmaram que em suas casas é muito difícil os pais falarem sobre o assunto (os dois guias pertencem a família de bósnios-muçulmanos, os mais atingidos no conflito). Em alguns momentos da nossa conversa, sentimos que eles estavam bastante sensíveis e isso nos tocou profundamente.

sarajevo3

Foto: Memorial às crianças mortas na Guerra da Bósnia. Só em Sarajevo, 1600 perderam a vida.

Por todos os lados, a guerra ainda está muito viva. Praças transformadas em cemitérios sarajevo4(muitos por todos os lados), marcas de tiros e prédios destruídos. Para nós, ver isso de perto foi muito impactante e nos sarajevo2levou a várias reflexões. Ao mesmo tempo que as cidades tentam se reerguer e esquecer essa tragédia, percebe-se que a Guerra ainda está muito presente na vida dos moradores e que muitas “feridas” ainda estão abertas. Grande parte da população perdeu algum familiar ou amigo no conflito. Para nós foram momentos muito fortes e de muitos questionamentos em relação ao ser humano e todas as suas ambições por poder, território, dinheiro e pouco valor a vida. Dias que jamais esqueceremos.

Foto: Dentre os mortos, militares e civis.

sarajevo5

sarajevo6

Fotos: A Guerra ainda está muito viva nas cidades que visitamos. Prédios destruídos são muito comuns na cidade. As marcas estão por todos os lados.

sarajevo7

sarajevo8

sarajevo10

Fotos: Na esquerda, em vermelho, as Rosas de Sarajevo. Estão espalhadas pela cidade, indicando locais onde pessoas foram mortas durante a Guerra. Aqui, em frente à Catedral Católica. À direita, Hotel Holiday Inn, fortemente bombardeado durante a Guerra pois ali ficava os jornalistas que cobriam a Guerra. Hoje, ele está completamente reformado.

sarajevo9

Foto: Do alto, dá para se ter uma noção mais completa do tamanho da destruição.

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 3.105 times, 1 visits today)