TULUM- MÉXICO

tulumlogo4

Foto: A tranquilidade de Tulum, no México.

                Como já contamos aqui, em janeiro de 2016 o Memória Viajante foi se deliciar nas incríveis praias caribenhas do litoral mexicano. Alugamos um carro em Cancún (já contamos como aqui nesse post) e partimos em direção à zona da Riviera Maia, que recebe esse nome em homenagem aos antepassados maias que dominaram a região no passado. Durante o percurso, diversas praias lindas com aquele mar azul, nas sete cores azuis que o Caribe tem a nos oferecer. Contudo, nenhuma praia nos apaixonou tanto como a incrível Tulum, distante cerca de 120 km da badalada Cancún. Destinamos apenas dois dias para conhecer Tulum e nos arrependemos por isso. O lugar é tão incrível que não dá mais vontade de sair de lá. Ficamos hospedamos no Tubo Tulum, sobre o qual escreveremos ainda nessa semana.

tulumlogo2                Para começar, imagine uma foto perfeita: o mar turquesa do caribe mexicano, um platô rochoso e no alto dele um sítio arqueológico belíssimo. Essa foto você encontrará aqui. Ah, e ainda tem uma extensa faixa de areias brancas para contrastar com as palmeiras verdes que fazem sombra para quem desejar. Um verdadeiro cenário de filme.

           tulumlogo3

Foto: O Caribe em seu estado mais bruto.

               Nos últimos anos, Tulum tornou-se uma espécie de meca para mochileiros e tulumlogo6turistas alternativos.  O público, em sua maioria, é europeu. Eles chegam até aqui em busca do Caribe em seu estado mais bruto. Tulum está longe de oferecer todo o conforto e mordomia de Cancun. E é justamente isso que fez com que nos apaixonássemos por essa praia: aqui é possível estender a canga na areia e ali passar um dia inteiro na maior tranquilidade. Somente contemplando a paisagem e ouvindo o barulho do mar. Bares aqui e ali oferecem, bebidas geladas, petiscos e espreguiçadeiras para quem desejar.

tulumlogoFoto: Parque Nacional de Tulum.

         Além de toda beleza natural, aqui localiza-se o Parque Nacional de Tulum, com ruínas do período maia, datadas do ano de 1150, mais ou menos. Contemporâneos dos astecas e dos incas, os maias habitaram a região a partir de 1000 a.C. Passear pelas ruínas de Tulum é uma volta ao passado e uma excelente maneira de ter uma aula ao vivo da civilização maia, que dominou a região até os colonizadores espanhóis chegaram. A área do parque foi encontrada em 1842 e abriga palácios e templos. Prepare-se para encarar um pouco de fila para comprar os ingressos. O ingresso custa 65 pesos mexicanos (US$4), por pessoa. Como estávamos com nosso guia, dispensamos a contratação de um local para tal.

tulumlogo1

Foto: As incríveis construções maias em Tulum.

                A visão dos edifícios de pedras acinzentada sobre um penhasco beirando a água azul-turquesa é de tirar o fôlego. E, através de uma escadaria de madeira, é possível acessar a praia a partir das ruínas.

                 Conta a lenda que em determinadas épocas do ano é possível prever furacões pelo sopro no vento nas paredes das muralhas do parque. Vale lembrar que Tulum é a única cidade maia a beira-mar. Servia como fortaleza de defesa (Tulum significa “muralha”).

tulumlogo5

Foto: Regiões mais desertas em Tulum.

         Passeando de carro por Tulum, descobrimos ruas cheias de restaurantes românticos e charmosos, com pousadas incríveis no entorno. Infelizmente, não deu tempo de conhecer esse lado da praia com toda a tranquilidade que gostaríamos. Teremos que voltar!

tulumlogo7

           Então, Tulum é simples assim: alia sossego, história e belezas naturais. Um desses lugares do mundo onde a gente percebe que não se precisa muito para ser feliz.

Foto: Caminhar pelas tranquilas praias de Tulum é um programa maravilhoso.

                    Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 505 times, 1 visits today)