UM PASSEIO PELO MERCADO CENTRAL DE PELOTAS E ARREDORES

Foto: Mercado Central.

           Como Já contamos lá na nossa página do facebook, o Memória Viajante buscou um lugar sossegado para curtir o carnaval. Nosso destino foi a cidade de Pelotas, distante 260 km de Porto Alegre, no sul do estado do Rio Grande do Sul.

              Em Pelotas é possível conhecer um pouco da história do nosso estado, uma vez que a cidade foi muito importante no século XIX como grande centro produtor de charque. Você poderá se aprofundar nessa parte da história conhecendo as Charqueadas, das quais falaremos em outro post. Hoje falaremos um pouco da nossa visita ao Mercado Central da cidade.

                            O Mercado Central está localizado no Centro Histórico. Em seu entorno existem vários prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural. A maioria desses casarios foram construídos na época em que o charque trazia boas condições econômicas para a região. Pelotas chegou a ser conhecida como a Princesa do Sul.

       Bem no centro está o Mercado Central, construído em 1848 com um estilo neoclássico, um belo prédio que merece uma deliciosa visita. Na parte interior do mercado você pode encontrar várias lembrancinhas da cidade, bem como produtos típicos da região. Todavia nenhuma banca é mais atrativa do que os Doces Imperatriz, com todos os divinos doces produzidos na cidade. Lembre-se que Pelotas é a capital nacional do doce. Entre os meses de maio e junho ocorre a Fenadoce, festa dedicada a grande atração gastronômica de Pelotas.

           No lado de fora do Mercado existem vários barzinhos com mesas ao ar livre, ideal
para uma pausa e um chope bem gelado. Existem várias opções de pratos com valores super convidativos.

         Pertinho do Mercado existem muitos prédios bonitos. Vale conhecer a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula com afrescos de Aldo Locatelli e o Theatro Guarany, de 1920.
Caminhando por cerca de uns 10 minutinhos você chega no Café Aquários, o mais tradicional da cidade. Ali a pedida é sentar e observar o vai e vem dos moradores da cidade. Ah, e claro, deliciar-se com os bem servidos pratos do lugar.

Foto: Café Aquários.

                Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 3.246 times, 1 visits today)