UM PASSEIO POR ANTÔNIO PRADO E FLORES DA CUNHA

           antonioflores Antônio Prado, que se intitula como “a cidade mais italiana do Brasil”, localiza-se a 184 km de Porto Alegre e cerca de 50 km de Caxias do Sul. Caminhar pelo centrinho histórico dessa pequena cidade é voltar ao passado graças às bem preservadas casas de madeira, tipicamente italianas. Esse município surgiu em 1886 como a última colônia de italianos no Sul do Brasil e se orgulha de preservar muitos imóveis da época da colonização. Essas construções estão, em sua maioria, indicadas por placas que identificam o ano de sua construção bem como uma breve história de cada casa de madeira. A cidade também é conhecida por ter sido um dos locais de gravação do filme o Quatrilho, sucesso na década de 90. Uma boa pedida é tirar um tempinho para sentar na Praça central e curtir o vem e vai dos moradores locais.

             antonioflores6   Na Praça está a linda Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus (foto ao lado), construída entre os anos de 1891 a 1897. Além disso, no entorno da praça e arredores há muitas casas de madeira, com destaque para a Casa da Neni, construída em 1910 e que hoje abriga o Museu Municipal da Cidade. A poucos passos de caminhada está a Casa de Artesanatos, com produtos dos artesãos locais.

Fotos: As tradicionais casas de madeira e a placa dando boas vindas aos turistas.

antonioflores5

 antonioflores7

antonioflores4

Foto: Museu Municipal, em uma casa de madeira construída em 1910.


antonioflores3Cerca de 30 km dali está a cidade de Flores da Cunha que, juntamente com Nova Pádua, integra a Rota dos Vinhos Altos. Flores da Cunha é a maior produtora de vinhos do Brasil, tendo cerca de 200 vinícolas que produzem excelentes vinhos e espumantes. Em muitas vinícolas é possível fazer degustação e conhecer a produção. Nós nos encantamos com a Luiz Argenta, uma linda vinícola com 55 hectares de vinhedos e 15 variedades de uvas. A visitação e degustação ocorre todos os dias em horários fixos entre as 9:30 e 18h. No centro de Flores da Cunha, não deixe de conhecer o Campanário, com 55 metros de altura ao lado da Igreja Matriz (foto acima).

antonioflores1

antonioflores2

Fotos: Vinícola Luiz Argenta.

        Tanto Antônio Prado como Flores da Cunha ainda não estão nos roteiros de turismo badalados do Rio Grande do Sul. Não é por isso que não devem ser visitadas. É um passeio com garantia de belezas naturais intocadas, boa gastronomia e bom vinho.

antonioflores8

Foto: Paisagens intocadas.

     Você pode acompanhar as novidades das nossas viagens em nossas redes sociais: Facebook e Instagram

           Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 3.076 times, 1 visits today)