UM PIT STOP EM CONGONHAS- MINAS GERAIS

17 de fevereiro de 2016 0 Por Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

      congonhasFoto: Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

  congonhas4                Partimos de Ouro Preto para Tiradentes. São cerca de 200 km que podem ser percorridos, em parte, pela Estrada Real. 63 km após sair de Ouro Preto, fizemos uma parada em Congonhas do Campo para visitar a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Patrimônio da Humanidade da Unesco desde 1985.

          É nessa Igreja que se encontra a obra-prima de Aleijadinho, os Doze Profetas esculpidos em pedra-sabão em tamanho natural. Elas foram esculpidas entre 1800 e 1805, quando o artista já estava bem debilitado. Em frente à Igreja há um conjunto de obras com seis capelas, as Capelas dos Passos, que trazem 66 figuras contando cenas da Paixão de Cristo. Elas foram esculpidas por Aleijadinho e seus discípulos. A Basílica estava passando por restauro, mas mesmo assim foi possível admirar as pinturas do teto, obras do Mestre Ataíde.

congonhas1     Foto: Capelas e Basílica, ao fundo.

        O conjunto da obra é simplesmente perfeito. Os detalhes das esculturas impressionam a qualquer um. Em Congonhas, você está diante de uma das obras barrocas mais relevantes do mundo. É de ficar olhando e contemplando por minutos, admirando cada detalhe de sua beleza ímpar.

congonhas2

Foto: Obras das capelas que retratam a paixão de Cristo.

             Fora isso, Congonhas não possui muitos outros atrativos. Por isso o ideal é seguir viagem no mesmo dia. Mas não deixe de visitar Congonhas. Um pit stop aqui é imperdível.

congonhas3

Foto: Basílica rodeada pelos Doze profetas.

              Você pode alugar um carro para realizar esse percurso através do nosso parceiro Rentcars, clicando abaixo.

                 Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 689 times, 1 visits today)