Categories: ArezzoEuropaItália

AREZZO- TOSCANA- ITÁLIA

Foto: Piazza Grande.

            Já escrevemos aqui no Memória Viajante sobre Cortona, uma lindíssima cidade da Toscana que foi imortalizada na obra de Frances Mayes, Sob o Sol da Toscana. Depois do livro, Sob o Sol da Toscana virou sucesso no cinema. Outra cidade Toscana famosa no cinema é Arezzo (distante menos de 30km de Cortona), imortalizada por Roberto Benigni como cenário principal do filme “La vita é bella” (A Vida é Bela). O filme é tão importante para a cidade, que em muitos pontos há placas sobre o filme, indicando qual cena foi gravada naquele determinado lugar.

            A história de Arezzo inicia no século 9 a.C com os etruscos. De lá para cá, muitos povos dominaram a região. E, embora tenha sido alvo de Napoleão e posteriormente atacada na Segunda Guerra Mundial, Arezzo mantêm sua parte histórica muito bem preservada.

              Dá para conhecer os principais atrativos da cidade em meio turno, pois sua parte histórica é relativamente pequena.

            Para entender um pouco mais da importância dos etruscos na região, inicie sua visita pelo Museu Arqueológico. Além de várias peças arqueológicas, ali é possível encontrar um anfiteatro romano do século II.

Foto: O que sobrou do Anfiteatro Romano.

            Caminhe sem pressa pelas vielas e ladeiras do centro histórico. Ao longo do caminho você irá se deparar com muitos vasos de flores nas janelas, cafés e restaurantes charmosos e convidativos.

Foto: As construções típicas da parte histórica de Arezzo.

             Sua caminhada certamente o levará a Piazza Grande, o coração de Arezzo. Também chamada de Piazza Vasari, essa praça bastante inclinada é, sem dúvida, o principal atrativo da cidade. Vale a pena caminhar por ali e admirar a arquitetura das construções, em um estilo basicamente medieval. No primeiro final de semana de cada mês, é aqui que ocorre a tradicional Feira de Antiguidades da cidade.

Foto: Mais um ângulo da Piazza Grande.

            Ali na Piazza está a Igreja Santa Maria della Pieve, do século XII (foto ao lado). Dominando o cenário está o Palazzetto della Fraternità dei Laici, do século XVI, que hoje abriga um pequeno museu. O detalhe dessa obra arquitetônica fica por conta de sua torre com um sino, belíssimo. Próximo dali está o Palazzo del Comune, com outra bela torre, esse de 1337. Hoje esse Palácio abriga a prefeitura da cidade. Próximo dali está a Igreja de São Francisco, construída no século 14 e famosa por abrigar muitas obras que datam do início do Renascimento.

Foto: Palazzetto della Fraternità dei Laici.

Foto: Fachada da Igreja de São Francisco.

            Caminhando um pouco mais se chega na Duomo. Em seu entorno está o Passeggio del Prato, um jardim belo e tranquilo que oferece as melhores vistas dos vales do entorno de Arezzo.

Foto: Um dos visuais que Arezzo oferece.

            Aproveite essa cidade tranquila e com poucos turistas para sentir o verdadeiro clima dos moradores toscanos.  Você não vai se arrepender.

            Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Share
Published by
Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Recent Posts

Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

            Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão…

6 meses ago

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do…

9 meses ago

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, França e Suíça.

          Nossa última viagem de motorhome foi um sonho. Teve de…

10 meses ago

Arraial d´Ajuda com crianças: nossa experiência.

            Chegamos essa semana das nossas férias na Bahia. Quem acompanha nossas viagens em nossas…

1 ano ago

Gramado com crianças: a divertida Vila da Mônica.

            Uma atração para crianças de 0 a 99 anos!…

1 ano ago

Um café da manhã diferente em Gramado: Cestini Cestas.

         Gramado é uma daquelas cidades capaz de atender bem a todos…

1 ano ago