Destinos

EL FLORIDITA E LA BODEGUITA DEL MEDIO- HAVANA- CUBA

             

Foto: O famoso bar La Bodeguita del Medio.

              Alguns bares mundo afora são clássicos e merecem ser visitados. São aqueles que figuram em todos os guias de viagens como locais imperdíveis. Havana, capital cubana, tem dois desses bares: El Floridita e La Bodeguita del Medio. Fomos conhecer os dois e realmente eles valem a visita, tanto pelo seu estilo, boa música, bebidas tradicionais e importância histórica.

               O El Floridita (Calle Obispo, 557) se orgulha em fazer o melhor daiquiri do universo. Eles dizem que o drinque nasceu ali, embora muitos discordem. O que se tem certeza é que foi ali que o daiquiri recebeu a contribuição do gelo picado. O daiquiri é uma mistura de rum, suco de limão, açúcar, maraschino e gelo picado. O drinque da casa ganhou renome internacional graças ao escritor estadunidense Ernest Hemingway que viveu na cidade entre os anos de 1939 e 1960, tendo um legítimo caso de amor com Havana. Nesse período, o escritor- Prêmio Nobel de Literatura-  frequentava o bar para tomar o famoso drinque. Ainda hoje é possível se deparar com o Hemingway em seu canto preferido do bar, imortalizado em uma estátua de bronze (foto ao lado). Como ele mesmo escreveu, “mi mojito em La Bodeguita, mi daiquirí em La Floridita”.

Foto: O prédio do El Floridita.

             Com um pé direito alto e muita classe, o restaurante vive lotado de turistas. O bom é que não se paga para entrar e sempre está rolando uma salsa cubana para animar os clientes. O único inconveniente é o valor do daiquiri: 5 dólares a dose!!! Vale tomar um para conhecer, bater a foto e depois ficar curtindo a música e a atmosfera do lugar.

         Com bem menos classe, porém sempre lotado de turistas é o La Bodeguita del Medio (Calle Empedrado, 207), fundado em 1942. O restaurante também ficou conhecido graças ao Hemingway. Foi aqui nesse bar que nasceu o mais famoso drinque cubano, o mojito, uma mistura de rum, limão, açúcar, soda, folhas de “herba buena” (hortelã) e gelo (foto ao lado). Para o escritor, o melhor mojito de Cuba. Provamos e adoramos! Mas o valor de US$ 5 não é muito convidativo. Em outros bares da cidade, você toma mojitos tão bons quanto por um terço desse valor. Todavia, vale a pena tomar um e curtir o clima do lugar. Sempre com música animada, põe qualquer turista a bailar. As paredes, lotadas de autógrafos e fotografias, são um charme à parte (foto ao lado). Na parte inferior o clima é descontraído e o legal é chegar perto do balcão (se você conseguir devido a quantidade de turistas) e beber um mojito de pé. No andar superior há um restaurante que serve as tradicionais comidas crioulas. O bar é tão famoso que já tem filiais em alguns lugares do mundo.

           El Floridita e La Bodeguita, dois clássicos cubanos que valem a sua visita! Não perca!

             Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Share
Published by
Aline Tonin e Christiano Van Gorkon
Tags: Cuba

Recent Posts

Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

            Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão…

6 meses ago

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do…

9 meses ago

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, França e Suíça.

          Nossa última viagem de motorhome foi um sonho. Teve de…

10 meses ago

Arraial d´Ajuda com crianças: nossa experiência.

            Chegamos essa semana das nossas férias na Bahia. Quem acompanha nossas viagens em nossas…

1 ano ago

Gramado com crianças: a divertida Vila da Mônica.

            Uma atração para crianças de 0 a 99 anos!…

1 ano ago

Um café da manhã diferente em Gramado: Cestini Cestas.

         Gramado é uma daquelas cidades capaz de atender bem a todos…

1 ano ago