Foto: Praça Presernov em Liubliana e arredores vistos do Castelo  Ljubljanski Grad.

Depois de 15 dias na belíssima Itália, chegou a hora de conhecermos a região dos Balcãs, no sudeste europeu. Por aqui, iremos visitar a Eslovênia, Croácia e a Bósnia. Saímos de Veneza ontem e fomos de trem até Trieste, na fronteira da Itália com a Eslovênia. De lá pegamos um ônibus até Liubliana e em menos de duas horas já estávamos na bela capital eslovena.

Foto: Às margens do Rio Liublianica com a Catedral ao fundo.

A Eslovênia é a nação europeia com a maior área verde, sendo que mais da metade do seu território é formado por florestas. Liubliana tem uma população de 250 mil pessoas e tem o charme das cidades pequenas. A arquitetura é esplendorosa, no estilo barroco e as edificações são muito bem preservadas.

O povo é bastante atencioso e nos chamou a atenção o orgulho que eles têm do seu país. Talvez isso se deva ao fato de que muitos viram o seu país surgir, uma vez que a Eslovênia tornou- se independente da ex Iuguslávia no ano de 1991.

O idioma esloveno é muito difícil, para não dizer impossível. A única palavra que aprendemos foi “Hvala”, que significa obrigado e, mesmo assim, cada vez que pronunciávamos alguém nos corrigia. Contudo, isso não é problema, visto que a grande maioria da população fala inglês muito bem.

Foto: Comidas típicas eslovenas.

Foto: Arquitetura das casas a cidade e o Castelo ao fundo.

Na encantadora Liubliana há muitas atrações para o turista. Por falar em turista, no inverno a cidade é super tranquila. Vimos pouquíssimos turistas por aqui. Como o inverno é muito rigoroso, a cidade é destino turístico no verão, onde fica completamente lotada. Todavia, estar aqui no inverno nos proporcionou a oportunidade única de observar o hábito e os costumes do povo local, sem a agitação que muitas vezes o turismo proporciona.

Para as atrações turísticas, vale a pena adquirir o Liubliana Card que dá direito a entrada em todas as atrações da cidade, bem como transporte público e acesso a internet no centro histórico. O cartão de 24 horas custa 23 euros. Para nós valeu muito a pena, uma vez que o usamos no Funicular, entradas no Castelo, City tour de duas horas com guia em inglês (e exclusivo, pois éramos somente nós dois no tour), passeio de barco pelo rio Liublianica (foto ao lado), igualmente apenas nós dois, e Galeria de Arte Nacional.

O castelo Ljubljanski Grad, datado do século IX, está no topo no morro e pode ser visto de qualquer ponto do Centro Histórico. Para chegar até ele é possível percorrer uma trilha ou pegar o funicular. Lá de cima, uma vista fenomenal da cidade e das montanhas no entorno. Dentro do castelo há um museu que conta a história da Eslovênia.

Foto: O belo castelo Ljubljanski Grad.

A Praça Presernov, a mais famosa de Lubliana, tem diversos prédios e monumentos históricos, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Tromostrovje, ponte tripla construída em 1842 que abre caminho sobre o Rio Liublianica. Há cerca de cinco minutos de caminhada, chegamos à Galeria de Arte Nacional, Ópera e ao Museu Nacional. A Galeria Nacional guarda belas obras de artistas europeus e merece a visita. Não dá para deixar de visitar a Zmajski Most, a Ponte do Dragão (foto acima). O dragão é o símbolo da cidade e essa ponte guarda muitas lendas e histórias a respeito dessas feras.

Foto: Centro Histórico de Liubliana.

Descobrir Liubliana e suas belezas aos poucos, com caminhadas despretensiosas foi uma agradável surpresa. Adoramos a atmosfera da cidade, que embora seja capital do país, tem um clima de cidade interiorana, nos conquistando em pouquíssimo tempo.

Fotos: Igreja Franciscana e final do dia em Liubliana, respectivamente.

Foto: Palácio Presidencial.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Share
Published by
Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Recent Posts

Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

            Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão…

6 meses ago

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do…

9 meses ago

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, França e Suíça.

          Nossa última viagem de motorhome foi um sonho. Teve de…

10 meses ago

Arraial d´Ajuda com crianças: nossa experiência.

            Chegamos essa semana das nossas férias na Bahia. Quem acompanha nossas viagens em nossas…

1 ano ago

Gramado com crianças: a divertida Vila da Mônica.

            Uma atração para crianças de 0 a 99 anos!…

1 ano ago

Um café da manhã diferente em Gramado: Cestini Cestas.

         Gramado é uma daquelas cidades capaz de atender bem a todos…

1 ano ago