Destinos

OS CENOTES MEXICANOS- TULUM- MÉXICO

Foto: Gran Cenote, Tulum.

                Conhecido no Brasil como dolina, um cenote é a dissolução da superfície calcária, expondo águas subterrâneas. Cenotes são então espécies de cavernas ou grutas que estão cheios de água da chuva, formando poços de água cristalina.  Há milhares deles no México. Lembram cenários como as grutas de Bonito (MS). Com suas águas extremamente azuis, mostram uma densa vegetação e uma fauna interessante.

                Além de sua beleza natural, os cenotes têm uma notável importância histórica, pois têm uma ligação enorme com a cultura maia. Além de fonte de água para os povoados, um cenote era o local de cerimônias religiosas. Os maias acreditavam que esses poços faziam uma ligação com o mundo dos mortos. Seriam locais de passagem para um outro mundo.

               

Foto: Com a iluminação natural, o cenote fica ainda mais mágico.

              Entre a região de Cancun e Tulum  existem muitos cenotes que podem ser visitados. Recebemos a dica de visitar o Gran Cenote, distante 3km de Tulum. Pagamos 150 pesos mexicanos (US$9), por pessoa, para entrar no local. Ali é possível entrar no cenote e contemplar todo seu subterrâneo com auxílio de máscara e snorkel. Se você não tem o seu equipamento de mergulho, é possível alugar ali mesmo. Uma dica: chegue cedo para poder curtir o cenote com tranquilidade. A partir do meio da manhã chegam as excursões e aí fica difícil de aproveitar bem o local. Como fomos por conta própria (já contamos como alugar um carro nesse post) chegamos lá assim que o parque abriu.

                         Como o Gran Cenote é mais aberto, a luz do sol faz com que a vegetação dele seja mais densa. Prepare-se para nadar em uma água bem gelada. No início é arrepiante, mas depois que você mergulha (foto ao lado) o encantamento toma conta de você e o frio passa desapercebido. A sensação de estar nadando em um lugar místico é incrível. Tudo ali é meio mágico. As estalactites e estalagmites são gigantes e têm formas diversas. Dá um pouquinho de medo a medida que a luz não vai penetrando tanto e você fica ali de frente com esculturas gigantes em uma profundidade de mais de 10 metros.

                É uma experiência única e inesquecível!

                Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Share
Published by
Aline Tonin e Christiano Van Gorkon
Tags: MéxicoTulum

Recent Posts

Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

            Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão…

6 meses ago

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do…

9 meses ago

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, França e Suíça.

          Nossa última viagem de motorhome foi um sonho. Teve de…

10 meses ago

Arraial d´Ajuda com crianças: nossa experiência.

            Chegamos essa semana das nossas férias na Bahia. Quem acompanha nossas viagens em nossas…

1 ano ago

Gramado com crianças: a divertida Vila da Mônica.

            Uma atração para crianças de 0 a 99 anos!…

1 ano ago

Um café da manhã diferente em Gramado: Cestini Cestas.

         Gramado é uma daquelas cidades capaz de atender bem a todos…

1 ano ago