Hoje o Memória Viajante conta com a participação do nosso querido amigo Vitório Canozzi, que está na Inglaterra participando do Programa Ciência Sem Fronteiras e, quando pode, aproveita para desbravar lugares maravilhosos do continente europeu. Nesse relato ele nos dá dicas de Tromsø, na Noruega, lugar ideal para observar a Aurora Boreal. Vamos lá!

         ” No início de 2016 fui para Tromsø em busca da Aurora Boreal. Na época foi um pouco complicado de achar informações, o que me faz acreditar que esse post pode ajudar muitos viajantes em busca das Luzes do Norte.

       Tromsø é uma das cidades mais ao norte da Noruega, ela autodenomina-se a “capital das Northern Lights (Aurora Boreal)”. Extremamente fria, ela tem sua temperatura amenizada por uma extensão da Corrente do Golfo – o que faz com que o seu frio seja suportável.

        Para enxergar a Aurora Boreal são necessários dois fatores: elevada atividade solar e céu escuro e limpo (sem nuvens). Dessa forma, os meses de maio, junho e julho não são recomendáveis para ir em busca dela visto que é verão no Hemisfério Norte – nessa época ocorre o Sol da Meia-Noite que é outro fenômeno interessante.

           Do aeroporto é possível deslocar-se até o centro da cidade com um ônibus. Caso a sua estadia seja em outro local é mais fácil utilizar um táxi – eles normalmente ficam esperando na saída do terminal.

        A cidade tem um custo de vida bem alto. No entanto dá para se virar comendo lanches e em mercados. Para lanches, é recomendável comer no Narvesen. São lojas de conveniência no centro da cidade que vendem cachorro quente e alguns outros lanches por algo em torno de 50 NOK, 25 Reais (impossível achar algo mais barato).

         O centro é bem abastecido de hoteis, todavia que eu saiba só existe um hostel – que não é muito barato. Visto que existe uma universidade dentro da cidade, é possível encontrar acomodações via Airbnb já que alguns estudantes tentam reduzir os altíssimos custos de moradia.

Foto: Vista a partir do centro da cidade.

           A cidade gira em torno de turismo, principalmente para ver a Aurora. É possível ir em busca dela por conta – de carro – ou pagar por um tour. Se optar por um tour, é importante dirigir-se ao centro de turismo o mais cedo possível, pois a fila está sempre enorme e ainda há o risco de não ter mais lugar nas excursões. Chegando lá, eles te recomendarão inúmeras opções de companhias para fazer a excursão – que normalmente custa em torno de 1000 NOK (na época eu converti grosseiramente e dava umas 70~80 Libras, o que em 2016 dá em torno de 450 Reais). Independente de como você for, é importante ter uma câmera profissional – e um tripé se possível – pois não é tão trivial tirar fotos da Aurora.

Foto: Aurora Boreal no dia que fomos (foto tirada por um amigo que conhecemos na excursão)

        Os passeios em busca da Aurora costumam durar em torno de sete horas (das 18h às 1h) e normalmente contam com um guia em inglês com habilidades fotográficas que poderá ajuda-los a tirar fotos de qualidade. A viagem tem longa duração pois é necessário procurar céu aberto para enxergar as luzes. Recomendam inclusive levar passaporte na excursão pois às vezes a busca estende-se até a fronteira com a Finlândia. Outro ponto das excursões: a maioria oferece chocolate quente e biscoitos em um dos intervalos.

Foto: Aurora Boreal (Foto tirada por outro amigo)

       Além da Aurora, Tromsø também oferece passeios para observar baleias no oceano e uma volta de trenó com Huskies. Como não fui neles, não posso descrever detalhadamente, mas caso se interessem eles também aconselham sobre esses passeios na central de informações.

   Depois desses passeios mais badalados vocês também podem conhecer o Prestvannet que é um lago no meio da ilha de Tromsø. Na época que eu fui ele estava congelado, o que fazia com que vários locais fossem esquiar em cima dele.

Foto: Prestvannet

        Também recomendo fortemente irem a uma praia chamada Telegrafbukta. A vista de lá é sensacional, e um casal que encontrei comentou que conseguiu ver a Aurora de lá mesmo (não tão forte, pois a praia é bem próxima do centro da cidade).

Foto:Telegrafbukta

       No centro da cidade também existem vários museus, uma igreja com uma arquitetura um pouco diferente e uma biblioteca pública que eu particularmente achei bem legal.

     No mais, é difícil descrever a primeira vez que se enxerga a Aurora Boreal. Fenômeno sem explicações. A viagem para Tromsø vale cada centavo”.

    Valeu, Vitório! Com certeza teu relato vai ajudar muitos viajantes!

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

View Comments

Share
Published by
Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Recent Posts

Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

            Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão…

6 meses ago

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do…

9 meses ago

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, França e Suíça.

          Nossa última viagem de motorhome foi um sonho. Teve de…

10 meses ago

Arraial d´Ajuda com crianças: nossa experiência.

            Chegamos essa semana das nossas férias na Bahia. Quem acompanha nossas viagens em nossas…

1 ano ago

Gramado com crianças: a divertida Vila da Mônica.

            Uma atração para crianças de 0 a 99 anos!…

1 ano ago

Um café da manhã diferente em Gramado: Cestini Cestas.

         Gramado é uma daquelas cidades capaz de atender bem a todos…

1 ano ago