SARAJEVO- BÓSNIA- HERZEGOVINA- PARTE 2- AS MARCAS DA GUERRA 20 ANOS DEPOIS

Fotos: Acima, um dos muitos cemitérios com os mortos da Guerra da Bósnia. Abaixo, outro cemitério. São dezenas de cemitérios pela cidade de Sarajevo. Antigas praças que tiveram que ser transformadas.

A Guerra da Bósnia (1992-1995), um dos maiores conflitos da Europa após a Segunda Guerra Mundial, deixou fortes marcas nas cidades que visitamos (Sarajevo e Mostar). Resumindo um pouco esse conflito, podemos dizer que após a Croácia e a Eslovênia declararem sua independência, a Bósnia- Herzegovina resolveu fazer o mesmo. Contudo, não esperava que a Sérvia fosse reagir tão negativamente à sua independência. Um número expressivo de sérvios que moravam no território bósnio não aceitaram a independência e buscaram apoio do Governo Central da Sérvia. Este, fortemente armado, atacou a Bósnia Herzegovina que, por sua vez, não estava preparada para a guerra e não dispunha de armamentos suficientes. Como saldo, 200 mil mortos e cidades completamente destruídas. Em 1995, foi assinado o Acordo de Dayton que levou a Bósnia-Herzegovina a sua independência. Segundo esse Acordo, a Bósnia foi dividida em duas entidades territoriais: a Federação Bósnio- Croata, controlada por bósnios muçulmanos e bósnios croatas/católicos e a República Sérvia da Bósnia, governada por bósnios sérvios/ortodoxos.

Para tentar entender um pouco mais desse conflito, fizemos dois tours nessas cidades (em espanhol). Ambos os guias eram crianças na época da guerra (5 e 6 anos) e nos contaram suas histórias familiares. Afirmaram que em suas casas é muito difícil os pais falarem sobre o assunto (os dois guias pertencem a família de bósnios-muçulmanos, os mais atingidos no conflito). Em alguns momentos da nossa conversa, sentimos que eles estavam bastante sensíveis e isso nos tocou profundamente.

Foto: Memorial às crianças mortas na Guerra da Bósnia. Só em Sarajevo, 1600 perderam a vida.

Por todos os lados, a guerra ainda está muito viva. Praças transformadas em cemitérios (muitos por todos os lados), marcas de tiros e prédios destruídos. Para nós, ver isso de perto foi muito impactante e nos levou a várias reflexões. Ao mesmo tempo que as cidades tentam se reerguer e esquecer essa tragédia, percebe-se que a Guerra ainda está muito presente na vida dos moradores e que muitas “feridas” ainda estão abertas. Grande parte da população perdeu algum familiar ou amigo no conflito. Para nós foram momentos muito fortes e de muitos questionamentos em relação ao ser humano e todas as suas ambições por poder, território, dinheiro e pouco valor a vida. Dias que jamais esqueceremos.

Foto: Dentre os mortos, militares e civis.

Fotos: A Guerra ainda está muito viva nas cidades que visitamos. Prédios destruídos são muito comuns na cidade. As marcas estão por todos os lados.

Fotos: Na esquerda, em vermelho, as Rosas de Sarajevo. Estão espalhadas pela cidade, indicando locais onde pessoas foram mortas durante a Guerra. Aqui, em frente à Catedral Católica. À direita, Hotel Holiday Inn, fortemente bombardeado durante a Guerra pois ali ficava os jornalistas que cobriam a Guerra. Hoje, ele está completamente reformado.

Foto: Do alto, dá para se ter uma noção mais completa do tamanho da destruição.

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Share
Published by
Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Recent Posts

Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

            Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão…

6 meses ago

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do…

9 meses ago

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, França e Suíça.

          Nossa última viagem de motorhome foi um sonho. Teve de…

10 meses ago

Arraial d´Ajuda com crianças: nossa experiência.

            Chegamos essa semana das nossas férias na Bahia. Quem acompanha nossas viagens em nossas…

1 ano ago

Gramado com crianças: a divertida Vila da Mônica.

            Uma atração para crianças de 0 a 99 anos!…

1 ano ago

Um café da manhã diferente em Gramado: Cestini Cestas.

         Gramado é uma daquelas cidades capaz de atender bem a todos…

1 ano ago