Mostar, uma incrível e fascinante cidade da Bósnia e Herzegovina, é um daqueles lugares que jamais sairão das nossas memórias. Com uma história forte e recente, conhecer essa pequena cidade nos levou a vários questionamentos sobre diferentes valores humanos.

Mostar é a principal cidade da Herzegovina, região que nunca obteve sua autonomia, sempre permanecendo parte da Bósnia. Mas no século XIX ela conseguiu o status de seu nome ser incluída na denominação do país, ficando conhecida como Bósnia e Herzegovina.

A cidade foi uma das que mais sofreu durante a Guerra Civil da Bósnia (1992 a 1995). Com milhares de vítimas e famílias destruídas, Mostar tenta se reerguer. Contudo, as cicatrizes da guerra ainda estão muito abertas. Para onde você olha, lá estão as marcas da guerra. Paredes cravejadas de bala, prédios destruídos, praças públicas transformadas em cemitérios. Embora nossos olhos tenham se cruzado com olhares tristes e desconfiados, os turistas são alegremente recebidos, uma vez que a população vê na gente uma chance de virar a página e construir uma nova história.

Em Mostar a população encontra-se dividida entre aqueles que se declaram muçulmanos bósnios, ortodoxos sérvios e católicos croatas. O Rio Neretva divide a cidade e estabelece as fronteiras entre muçulmanos e sérvios croatas. Fazendo a comunicação entre os dois lados da cidade está a Ponte Velha, orgulho de todos.

Foto: Lado bósnio muçulmano de Mostar.

Foto: Stari Mosti, a Ponte Velha de Mostar.

A Ponte Velha, cartão postal da cidade, foi construída no século 16. E apresenta uma das arquiteturas islâmicas mais preservadas da Europa. Por saberem da sua importância história, durante a Guerra Civil, os moradores cobriram a ponte com pneus e sacos de areia para tentar preservá-la dos bombardeios.  Mesmo assim ela não resistiu e em 9 de novembro de 1993 ficou destruída pelos bombardeios das tropas croatas.  Após o fim do conflito, foi a primeira estrutura a ser reconstruída, tendo uma grande celebração de paz na sua reinauguração. Hoje, a Ponte Velha, é o símbolo de esperança e união da cidade. Na entrada da ponte, o visitante vê uma rocha com as inscrições “Don´t forget 93”. Impossível não se emocionar.

Foto: Em um dos lados da ponte há a famosa inscrição “Don´t forget 93”.

Ao caminhar pelas vielas do Centro Histórico de Mostar é impossível não parar para admirar o artesanato local, a maioria feita em bronze. O bazar revela mais um forte traço da influência turca na cidade. Algumas mesquitas são abertas a visitação.

Foto: Bazar na Cidade Antiga.

Nós realizamos um tour em espanhol pela Cidade Antiga. Contratamos uma guia na agência de viagens Fortuna Tours ali mesmo na Cidade Velha, em uma das vielas centrais. A guia era criança na época da guerra e foi uma das 500 crianças da Bósnia que foi enviada para morar com famílias espanholas que receberam tais crianças a fim de ajudar os bósnios muçulmanos. O tour é muito interessante, pois revela dados culturais e histórias que só com quem é de lá pode oferecer. Conversar com quem viveu durante o conflito é muito emocionante. Embora para eles não se deva mais falar da guerra. É preciso colocar “uma pedra” em cima da história para seguir vivendo. O tour durou cerca de duas horas e custou 35 euros.

Foto: Entardecer às margens do Rio Neretva.

Estando pela região dos Balcãs, Mostar é parada obrigatória! Patrimônio Mundial da Humanidade, é a certeza de dias de muita imersão cultural e histórias inesquecíveis.

Quem quiser saber mais sobre a Guerra da Bósnia publicamos aqui no blog o material SARAJEVO- BÓSNIA- HERZEGOVINA- PARTE 2- AS MARCAS DA GUERRA 20 ANOS DEPOIS.

Obs.: Antes de fazermos o tour, assistimos um vídeo que conta a história da Ponte Velha desde sua construção, destruição e reconstrução. O vídeo nos emocionou muito. Para quem tiver interesse, aqui está o vídeo de sete minutos.

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

 

Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

View Comments

  • As postagens de vocês foram sensacionais. Viajo na próxima semana para a região dos Balcãs e, estudando mais um pouco sobre a Bósnia, encontrei o site de vocês.
    A vontade e a emoção só aumentaram com tudo o que escreveram. Parabéns!!

Share
Published by
Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Recent Posts

Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

            Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão…

6 meses ago

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do…

9 meses ago

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, França e Suíça.

          Nossa última viagem de motorhome foi um sonho. Teve de…

10 meses ago

Arraial d´Ajuda com crianças: nossa experiência.

            Chegamos essa semana das nossas férias na Bahia. Quem acompanha nossas viagens em nossas…

1 ano ago

Gramado com crianças: a divertida Vila da Mônica.

            Uma atração para crianças de 0 a 99 anos!…

1 ano ago

Um café da manhã diferente em Gramado: Cestini Cestas.

         Gramado é uma daquelas cidades capaz de atender bem a todos…

1 ano ago