O TÚNEL DA VIDA- SARAJEVO- BÓSNIA HERZEGOVINA

É impossível visitar Sarajevo e não se emocionar e se envolver com a história recente da Guerra d Bósnia. Na cidade, um dos passeios mais recomendados para entender um pouco da história dessa guerra civil é a visita ao Túnel da Vida.

A melhor maneira de chegar até lá é contratar um serviço de tour ou táxi, uma vez que o túnel está localizado a uns 25 minutos do centro da cidade. Nós optamos por fazer um tour em espanhol sobre a Guerra da Bósnia e nesse tour já estava incluso o passeio até o Túnel.

Foto: A casa que abriga o Museu do Túnel e o que sobrou dele.

Já falamos da Guerra da Bósnia em outros posts aqui do blog. Resumindo, na década de 90, ao tentar sua independência a Bósnia foi atacada pelos sérvios e croatas que não aceitavam esse fato. Entre os anos de 1992 e 1995, a cidade de Sarajevo sofreu muito com os ataques inimigos, sendo cercada por tropas sérvias e croatas fortemente armadas e com atiradores de elite. É o famoso Cerco a Sarajevo, que também já comentamos em outro post.

Foto: O cerco a Sarajevo.

Com o objetivo de realizar uma “limpeza étnica” foram cortados todos os suprimentos de comida, serviços, medicamentos e comunicação da cidade. Rapidamente os sérvios tomaram o controle da região. Contudo, os bósnios mostraram resistência, fazendo o conflito continuar.

Para amenizar a situação, a ONU tomou o controle do aeroporto. Todavia, um acordo com os sérvios garantia que o aeroporto seria utilizado apenas pela própria Organização. A partir daí, os bósnios tiveram a ideia de criar um túnel secreto que cruzava o aeroporto. A família Kolar cedeu sua casa para servir de base para a construção da entrada do túnel. Para a construção, que durou seis meses, foram usadas pás e picaretas. Os trabalhadores se revezavam em três turnos, 24 horas por dia na construção do túnel com cerca de 1 km de extensão, 1 metro de largura e de 1,6 de altura.

Foto: O interior do túnel.

Estima-se que mais de um milhão de pessoas tenham circulado pelo túnel. Além de pessoas, por ali também entravam alimentos, armamentos, medicamentos, cigarros e ocorria o transporte de feridos e crianças. O fluxo poderia ser apenas em uma direção devido ao tamanho. Centenas de pessoas atravessavam o túnel diariamente. Em alguns  momentos era perigoso passar pelo túnel, uma vez que ele alagava e haviam cabos elétricos cruzando por ali.

Hoje é possível conhecer um pouco mais dessa história fazendo uma visita ao Museu do Túnel. Ali, o visitante assiste a um vídeo que mostra um pouco da história do conflito, bem como imagens da construção e uso do túnel. São imagens fortes e impactantes. Ao assistirmos o vídeo questionamos o que o nosso guia (que era criança e ficou refugiado na época da guerra) sentia ao ver aquelas imagens. Ele nos disse que procurava não pensar muito na Guerra e que via essas imagens como se fosse um filme. Contudo, ele nos contou que em muitos momentos ele se questionava: Por que Sarajevo? Por que?

     Após assistir ao filme, somos levados para fazer uma visita ao que restou do túnel, cerca de 5 metros. É impressionante, impactante e emocionante.

      Como tudo em Sarajevo, a visita ao túnel nos conduz a fortes reflexões sobre o valor da vida. Imperdível!

        Você pode acompanhar as novidades das nossas viagens em nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

View Comments

Share
Published by
Aline Tonin e Christiano Van Gorkon

Recent Posts

Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

            Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão…

6 meses ago

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do…

9 meses ago

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, França e Suíça.

          Nossa última viagem de motorhome foi um sonho. Teve de…

10 meses ago

Arraial d´Ajuda com crianças: nossa experiência.

            Chegamos essa semana das nossas férias na Bahia. Quem acompanha nossas viagens em nossas…

1 ano ago

Gramado com crianças: a divertida Vila da Mônica.

            Uma atração para crianças de 0 a 99 anos!…

1 ano ago

Um café da manhã diferente em Gramado: Cestini Cestas.

         Gramado é uma daquelas cidades capaz de atender bem a todos…

1 ano ago