DICAS PARA VIAJAR DE MOTORHOME PELA ESPANHA E PORTUGAL

DICAS PARA VIAJAR DE MOTORHOME PELA ESPANHA E PORTUGAL

            Nosso sonho de viajar de motorhome era antigo. Muitas vezes passávamos as manhãs de domingo assistindo vídeos de pessoas que se aventuravam no mundo com sua “casa” sobre quatro rodas. Foi então que em 2018, quando a Sofia tinha um pouco mais de um ano, decidimos alugar um motorhome para viajar pelo interior de Portugal. Contamos essa experiência nesse post, bem como o roteiro na viagem nesse outro aqui. Resultado: amamos a experiência e voltamos para casa já pensando no próximo destino. Depois de muito pesquisar escolhemos a Espanha para ser o nosso próximo destino de motorhome. Como ficamos com muita vontade de conhecer o sul de Portugal, incluímos essa região em nossa viagem também.

       Nesse post vamos dar um pouco mais dos detalhes sobre essa viagem maravilhosa de 15 dias que fizemos a bordo de um motorhome pelo sul da Espanha e sul de Portugal (conhecemos bem a região da Andaluzia e Algarve).

ONDE ALUGAR O MOTORHOME?

         Desde 2022 estamos trabalhando com assessoria de viagens. Nossa especialidade é produzir roteiros para iniciantes em motorhome. Damos todo o suporte antes, durante e após a viagem. Fazemos o intermédio da locação com a Motorhome Trips, empresa que nos acompanha em todas as viagens de motorhome. A Motorhome Trips é uma agência de viagens de brasileiros especializada em aluguel de motorhomes no exterior. Com nosso intermédio,  desconto de 3% em todas as diárias. Entre em contato conosco (51) 999131110 e teremos o maior prazer em ajudá-los. Auxiliamos na escolha do modelo ideal, sugerimos rotas e locais para pernoite.

            Nossa primeira experiência em aluguel de motorhome foi com a McRent em Lisboa. O atendimento foi muito bom, especialmente quando tivemos algumas dúvidas no início da viagem. A McRent é uma das maiores locadoras de motorhome da Europa, tendo lojas em diversas cidades de países. Dessa vez, alugamos nossa autocaravana (como se chamam os motorhomes por lá) na McRent de Alcalá de Henares, distante pouco mais de 30km de Madri. Passamos cinco dias na capital espanhola hospedados no Hostal Esmeralda. Em nossa opinião, não é vantajoso pegar motorhome para conhecer as grandes cidades. Tudo é maior, aumentam as dificuldades no trânsito e em estacionar com segurança. Por isso, passamos por Madri e só depois locamos o carro. Para ir de Madri até a locadora optamos pelo UBER pois tínhamos muitas bagagens (com criança as malas aumentam bastante). Gastamos 47 euros de UBER do Hostal até a locadora. Lá na locadora tem até um espaço com alguns brinquedos para as crianças se ocuparem enquanto assinamos os papeis, conferimos o carro e aprendemos os detalhes sobre o modelo escolhido. Reserve pelo menos uma hora e meia para ficar na locadora e esclarecer todas as dúvidas sobre o carro. Quem nos atendeu lá foi o Victor. Super prestativo e dedicado, ele nos auxiliou em tudo que precisamos desde as pesquisas iniciais até a devolução do veículo.

Foto: Parar na sua “casa” e curtir essas vistas… não tem preço!

QUAL MODELO ESCOLHER?

            Existem mortohomes dos mais variados modelos. Lá na McRent a gente entrou em um monte de modelos para conhecer. Um mais maravilhoso que o outro. Para essa viagem escolhemos o modelo T65 Sunlight, com capacidade de acomodar até 4 pessoas. Com duas camas de casal e um banheiro, esse modelo é super espaçoso e superou nossas expectativas. Sobrou armário e espaço. E olha que estávamos com bastante coisas.

POR QUE ESCOLHEMOS O SUL DA ESPANHA E SUL DE PORTUGAL?

            No ano anterior, saímos de Lisboa em direção ao Porto (norte do país) e depois voltamos pela região do Alentejo. Faltou conhecer então a região do Algarve, no sul de Portugal. Além disso, tínhamos muita vontade de passear pelos Pueblos Brancos espanhóis. Assim sendo, pensamos em um roteiro que contemplasse essas duas regiões. Outro fator que também levamos em conta foi o clima. Não estávamos dispostos a encarar o frio intenso do inverno europeu e queríamos evitar o risco de neve nas estradas. Assim sendo, essas regiões se mostraram ideais, uma vez que são conhecidas por apresentar temperaturas amenas no inverno. Foram dias lindos, com frio moderado e dias de muito sol. Em alguns dias deu até para caminhar na praia de manga curta e bermuda.

QUANTOS DIAS DUROU A VIAGEM?

            Na primeira vez que viajamos alugamos o motorhome por nove dias. Como já contamos antes ficamos com aquele gostinho enorme de quero mais. Dessa vez alugamos por quinze dias. Deu para curtir bastante o roteiro, mas no final já estávamos tendo que visitar os locais com o tempo mais apertado. Para esse nosso roteiro pensamos que o ideal seria vinte dias.

QUAL O VALOR DA DIÁRIA DO MOTORHOME?

            Cada modelo tem um valor diferente. Esse nosso saiu em média 100 euros por dia. Quando a gente fala 100 euros as pessoas costumam se assustar um pouco. Contudo, se você colocar no papel tudo que gastaria sem motorhome acaba saindo elas por elas. Não existe a diária de hotel, não se gasta com aluguel de carro ou deslocamentos e a alimentação acaba saindo muito mais em conta, pois você come quase sempre “em casa”. Ah, e você ainda almoça ou janta com visuais incríveis. Basta escolher a vista, estacionar e pronto.

Foto: Nossa primeira janta em Toledo.

QUAL A CARTEIRA É NECESSÁRIA PARA DIRIGIR?

            A nossa carteira de habilitação categoria B é a solicitada para dirigir o motorhome na Europa. O Chris, como garantia extra, fez a carteira de habilitação internacional. Contudo, não nos solicitaram ela em nenhum momento.

COMO É A ROTINA DE QUEM VIAJA DE MOTORHOME?

            Essa para nós é uma das maiores vantagens de viajar de motorhome. O roteiro fica flexível. Como assim? Quando viajamos para hotéis, muitas vezes já fazemos as reservas com antecedência. Isso significa ter prazos a cumprir. Se a reserva é para segunda, você tem que estar lá na segunda. Com o motorhome tudo é mais leve. A gente tem uma noção do roteiro e do que vamos percorrer a cada dia, mas nada impede de mudarmos o roteiro de última hora. Gostamos muito de um lugar? Basta ficar ali e passar mais uma noite para curtir. Normalmente a gente viajava de manhã bem cedo ou então no início da tarde. Em muitos dias a gente acordava, trocava a roupa e seguia viagem. Chegando no próximo destino, preparava o café e saía para passear. Voltávamos no final da tarde para curtir nossa casa e preparar o jantar.

Foto: Almoçando com essa vista no Algarve.

ESTRADAS E PEDÁGIOS

            Poucos foram os dias que viajamos muitos quilômetros. Na maioria dos dias, rodávamos no máximo 100 km. As estradas, tanto as espanholas como as portuguesas, apresentam excelente estado de conservação. Usamos as vias rápidas apenas para os maiores deslocamentos. Entre uma cidade e outra sempre optamos pelas vias regionais. Normalmente são mais tranquilas e mais bonitas. Na região dos Pueblos Brancos pegamos algumas estradas bem estreitas e até ficamos assustados. No fim, deu tudo certo. Na Espanha não pegamos nenhum pedágio. Nas estradas regionais de Portugal também não. Já na autopista voltando de Portugal para Espanha gastamos 27,5 euros de pedágio.

 

Fotos: As estradas por si só já são grandes atrações.

ATRAVESSANDO A FRONTEIRA DE MOTORHOME

            Muitas pessoas nos perguntaram como foi atravessar a fronteira de motorhome. Nem nos pararam. Não existe nem posto para identificação. Você passa direto. Nós é que optamos por parar no ponto de informações turísticas para pegar alguns informativos e mapas.

ENERGIA NO MOTORHOME

            O motorhome tem três maneiras básicas de energia: quando estamos andando com o veículo é a energia da bateria que sustenta a geladeira. Quando estamos com o carro parado é acionado o uso de gás propano. Se você dorme em camping é possível ligar seu carro na energia elétrica. Dessa vez usamos um inversor que nos forneceu energia para carregar baterias e eletrônicos sem quase nunca precisarmos de energia elétrica. O inversor é um aparelho que se conecta em uma saída específica e ele funciona como uma tomada todo o tempo. Sendo assim, você sempre terá energia elétrica no carro. Vale muito a pena a aquisição desse equipamento.

SOBRE AQUECIMENTO E CALEFAÇÃO

            Todas as torneiras do motorhome têm água quente. A água quente e a calefação interna são obtidas a partir do aquecimento com gás. No aluguel no motorhome, o veículo já vem com dois botijões cheios. Dessa vez usamos bastante a calefação e gastamos quatro botijões de gás. Para repor o gás é bem simples. Existe a disposição na grande maioria dos postos de combustível. O preço médio de um botijão é de 14 euros.

SOBRE ACESSÓRIOS NECESSÁRIOS

            A locadora do motorhome fornece muitos itens adicionais para serem alugados. Na nossa opinião a única coisa que é realmente indispensável é o kit cozinha. As louças são todas de acrílico para evitar que se quebrem durante a viagem. Se você der uma choradinha na hora do aluguel eles acabam te dando o kit cozinha de brinde com a locação. Roupas de cama e de banho também podem ser alugadas. O valor é um pouco exagerado. Vale a pena levar algum lençol e toalhas mais velhinhos e deixar pela viagem.

Foto: Será que a Sofia dormia bem no motorhome?

ÁGUA, ESGOTO E VASO SANITÁRIO

            Você pode controlar a quantidade de água potável, bem como a quantidade de águas residuais em um painel dentro do veículo. Existem muitos locais onde é possível encher o reservatório de água e esvaziar os resíduos. Entre os locais que usamos estão supermercados, postos de gasolina, áreas públicas específicas para isso, tudo gratuito. Em alguns lugares há a necessidade de se pagar um valor simbólico pelo uso, uns 3 euros. O vaso sanitário tem um reservatório específico para ele. Colocando um produto específico após esvaziar esse reservatório, o banheiro fica sem cheiro algum. Fazíamos a reposição de água e limpeza dos compartimentos a cada dois dias.

APLICATIVOS QUE UTILZAMOS

            Além do Waze e do Google Maps, usamos e recomendamos o aplicativo Park4Night. Ele sempre dá dicas de lugares para pernoitar, com opiniões de quem já passou por lá. Sempre escolhíamos uns dois ou três lugares e líamos os comentários a respeito. Quase sempre são fidedignos e não tivemos nenhum problema.

INTERNET

            Compramos um chip para cada celular na Vodafone. Cada chip custou 10 euros e tinha 4,5GB de internet. Como publicamos muitos vídeos em nossas redes sociais, tivemos que colocar crédito mais duas vezes ao longo da viagem.

Foto: A mesa também é espaço para muitas brincadeiras.

SINAL DE TELEVISÃO

            Sim, nosso motorhome tinha até televisão. Em alguns lugares o sinal não era bom, mas em muitos lugares pegamos mais de 20 canais. Para quem viaja com criança isso é uma maravilha. No final do dia, enquanto organizávamos as coisas, Sofia ficava vendo desenho na TV.

ONDE PERNOITAR?

            Essa é uma dúvida muito comum para quem planeja uma viaja de motorhome. Dá para dormir em qualquer lugar? É seguro? Bom, em nossa primeira experiência a gente dividiu nossos pernoites em lugares públicos (os famosos free camping) e campings pagos. Dessa vez, tínhamos o inversor e não precisamos de energia elétrica em nenhum momento. Por isso, só pagamos para dormir em Sevilha, pois é uma cidade grande e não quisemos arriscar de deixar o carro com todos os nossos pertences na rua. No mais, dormimos sempre na rua. Analisávamos as opções no Park4Night e sempre escolhíamos um estacionamento público onde tivesse pelo menos mais um motorhome. Nas regiões mais interioranas dormíamos na rua mesmo, e não tivemos problema nenhum.

GASTOS E DISTÂNCIAS PERCORRIDAS

Total de diárias: 15 dias.

Valor do aluguel: pagamos pelas 15 diárias 1300 euros, ou seja, 87 euros a diária. Tivemos um desconto pois fizemos uma parceria com o blog. O valor integral seria 1469 euros, ou seja, 98 euros a diária.

Total de km rodados: 2500 km durante todo o percurso.

Gasto com diesel: 285 euros (na Espanha o litro do diesel era de 1,15 euros e em Portugal 1,40. Vale a pena encher o tanque antes de atravessar a fronteira.)

Gasto com pedágio: não gastamos nada com pedágio na região da Andaluzia e no Algarve. Gastamos cerca de 50 euros no retorno de Portugal para a Espanha pelas estradas principais.

          Veja nosso roteiro completo clicando aqui. Fizemos um vídeo com uma compilação de alguns momentos e dicas do motorhome. Veja clicando aqui.

           Você pode acompanhar as novidades das nossas viagens em nossas redes sociais: Facebook e Instagram

           Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 10.407 times, 1 visits today)