ROTEIRO DE MOTORHOME PELO SUL DA ESPANHA E DE PORTUGAL

Como já contamos nesse post aqui, passamos quinze dias viajando de motorhome pelo sul da Espanha e sul de Portugal. Nesse post vamos contar para vocês todos os locais onde pernoitamos e quais cidades visitamos ao longo dessa aventura sobre nossa casa de quatro rodas.

Foto: Resumo do nosso roteiro.

DIA 1- Madri- Alcalá de Henares- Toledo

Saímos de Madri lá pelas nove da manhã. Fomos de Uber até a cidade vizinha, Alcalá de Henares, onde está a loja da McRent. Ficamos mais ou menos uma hora e meia lá na McRent sendo atendidos pelo Victor, um funcionário nota 10. São muitos os detalhes para aprender sobre o funcionamento do motorhome. De lá seguimos em direção ao supermercado AlCampo (foto ao lado), onde fizemos nosso rancho básico para esses 15 dias. Esse supermercado é enorme e tem uma variedade enorme de alimentos. Quem nos indicou ele foi o próprio pessoal da locadora. Gastamos 127 euros com o nosso rancho (compramos MUITA coisa). Ficamos cerca de uma hora e meia no supermercado. Saímos do super e seguimos em direção a Toledo, primeira cidade a pernoitarmos. Chegamos na cidade já no fim do dia e optamos por ficar organizando as coisas e também curtindo a nossa casinha. Paramos em um estacionamento público (1A Paseo de La Rosa) que tinha uma vista perfeita do Alcázar, principal ponto turístico da cidade. A noite ele fica todo iluminado. Uma dica: não programe muita coisa para o seu primeiro dia de motorhome. Você vai gastar um bom tempo na locadora, depois no mercado e por fim, ainda tem que arrumar as roupas e comidas dentro do carro. Até fazer isso tudo já se foi boa parte do seu dia.

Distância Alcalá de Henares- Toledo: 105 km.

Foto: Estacionamento público em Toledo.

Foto: Nosso primeiro chimarrão em Toledo com um cenário maravilhoso ao fundo.

DIA 2- Toledo

Dedicamos todo nosso dia para passear por essa bela cidade medieval. Deixamos o motorhome estacionado no estacionamento público (1A Paseo de La Rosa) e fomos caminhando até o centro histórico. Levamos cerca de 20 minutos até lá. Isso porque estávamos com o carrinho da Sofia, o que dificultou um pouco a nossa subida. Dica imperdível: no final do dia vá até o Mirador del Valle que oferece uma bela vista da cidade. Fomos de motorhome até lá, estacionamos e ficamos ali curtindo o visual. Pernoitamos no mesmo local.

Distância Estacionamento- Mirador del Valle: 3 km

Fotos: Mirador del Valle- Toledo.

DIA 3- Toledo- Consuegra- Granada

Acordamos bem cedo e seguimos viagem. Queríamos tomar café da manhã em Consuegra, cidade que abriga os famosos moinhos que serviram de inspiração para Miguel de Cervantes em seu livro Dom Quixote. Estacionamos ao lado de um dos moinhos e ali preparamos o nosso café da manhã. Depois fomos dar uma passeada pelos cataventos gigantes. Estava ventando muito e o frio estava insuportável. Sofia não aguentou. Voltamos para o motorhome e seguimos para Granada, nossa próxima parada. Antes disso paramos em uma cidade chamada Puerto Lápice, que dispõem de uma área pública gratuita para serviços de motorhome (39°19´35´´N- 3°29´01´´W). Enchemos o tanque de água potável, esvaziamos as águas residuais e seguimos. Em Granada, lemos que era difícil estacionar próximo ao centro histórico. Lemos muitas dicas sobre estacionamos em regiões residenciais. Pegamos a dica de um dos bairros e achamos uma rua bem tranquila com uma praça cheia de brinquedos na frente e alguns motorhomes no entorno. Estacionamos ali (11 Calle La Malaha), fomos no mercado comprar alguns itens frescos e tivemos uma noite muito tranquila e agradável.

Distância Toledo- Consuegra: 65 km

Distância Consuegra-Granada: 313 km

Fotos: Consuegra.

Foto: Área de serviços para motorhomes em Puerto Lápice.

Foto: local onde pernoitamos em Granada. Ao fundo, nosso motorhome estacionado.

DIA 4- Granada- Málaga

Mais um dia em que acordamos cedinho. Isso porque queríamos muito visitar a Alhambra, ponto mais importante de Granada. Não compramos o ingresso com antecedência (o que, diga-se de passagem, é recomendado) e queríamos chegar lá cedo para tentarmos comprar. Fomos de motorhome e estacionamos no parking privado da atração (a diária saiu 23 euros). Enquanto o Chris preparava o café da manhã, a Aline foi comprar os ingressos (leve os passaportes, sem eles é impossível comprar os ingressos). Após passearmos pela Alhambra, pegamos um ônibus e fomos visitar o Mirante San Nicolas, bairro Albaicín e um pouco do centro histórico. Voltamos para o motorhome, almoçamos e seguimos viagem para Málaga. Em Málaga, tínhamos uma certeza: queríamos dormir na beira da praia. Chegando lá encontramos muitas autocaravanas (mas pensa em MUITAS!!!). Conseguimos uma última vaga em um parking público com vista para o mar (Diseminado R10, 44/ 36°42´49´´N- 04°18´59´´W). Do lado no nosso motorhome tinha um espaço repleto de brinquedos para a Sofia. Além disso, o local dispunha de banheiros públicos muito limpos e torneira para repor a água potável. Demais!

Distância Granada- Málaga: 125 km

Foto: Mirante San Nicolás, Granada.

Foto: Estacionamento público na beira-mar onde pernoitamos duas noites em Málaga.

DIA 5- Málaga

Depois de um café da manhã com vista para o mar, fomos caminhar pelo calçadão de Málaga. Que cidade encantadora. Um clima agradável e uma cidade que transpira qualidade de vida. Queríamos muito conhecer um camping que tinha por ali (Málaga Beach Área- MA-24 s/n) e era muito recomendado no Park4Night. Pegamos o motorhome e fomos até lá. Adivinhem? Estava completamente tomado de motorhomes e tinha até fila de espera. O camping era maravilhoso, queríamos muito ficar, mas o proprietário não garantiu que haveria lugar até o final do dia. Por isso, fizemos as trocas de água e esvaziamos o recipiente do vaso sanitário (5 euros todo o serviço) e saímos em busca de um novo lugar para parar. Que cidade difícil de encontrar vaga para estacionar no final de semana. Decidimos então voltar para o lugar onde dormimos na noite anterior, afinal tínhamos adorado aquele lugar. Estacionamos e saímos para caminhar e até jantamos ali pelo calçadão.

Foto: Camping Málaga Beach.

Foto: Final do dia no estacionamento em Málaga.

DIA 6- Málaga- Ronda

Gostamos tanto de Málaga que decidimos ir conhecer também sua parte histórica. Pegamos um ônibus bem em frente ao estacionamento onde estávamos e fomos em direção ao centro da cidade. Caminhamos bastante pelas ruas centrais. Voltamos de ônibus para o estacionamento, almoçamos e seguimos em direção a Ronda, onde iniciamos nosso roteiro pelos Pueblos Brancos. Em Ronda, estacionamos junto a outros motorhomes em um parking público com vista para as montanhas (2 Plaza Pruna/ 36°452.52´´N- -5°10´15.77´´). Chegamos já no final do dia. Fomos ao supermercado e nos recolhemos cedinho.

Distância Málaga- Ronda: 107 km

Foto: Vista no estacionamento em Ronda.

Foto: Roteiro pelos Pueblos Brancos.

DIA 7- Ronda- Arriate- Setenil de las Bodegas

Fomos passear por Ronda e deixamos o motorhome ali mesmo no estacionamento. Que cidade incrível. A vista que se tem da Ponte Nova a partir do Caminho de Los Molinos é indescritível. Caminhamos pelo centro histórico e depois fomos passear também pela parte mais nova da cidade. De volta ao motorhome, fomos até um camping privado (Área de Autocaravanas- 36°45.130´N- 5°8.875´O) fazer as trocas de água (6 euros todos os serviços). Seguimos em direção a Setenil de las Bodegas, passando pela pequena cidade de Arriate. Em Setenil de Las Bodegas passeamos pelas famosas casas que foram construídas sob as rochas. Caminhamos bastante pelas ruas estreitas com suas casinhas todas brancas. Depois de passear, procuramos um bom lugar para pernoitar e acabamos estacionando em um parking público do Hotel El Almendral (Ctra. Ronda-Setenil, s/n, 11692).

Distância Ronda- Arriate: 8 km

Distância Arriate- Setenil de las Bodegas: 10 km

Foto: Ponte Nova, Ronda.

Foto: Setenil de las Bodegas.

Foto: Estacionamento público no Hotel El Almendral.

DIA 8- Setenil de las Bodegas- Olvera- Zahara de la Sierra- Grazalema- El Bosque

Depois de um café da manhã reforçado, seguimos pela rota dos Pueblos Brancos. Nossa primeira parada foi em Olvera, seguido de Zahara de la Sierra. Essa última é um amor de cidade. Bem tranquila, com ruas vazias e em excelente estado de conservação. Para visitarmos a cidade, estacionamos o motorhome em um parking na rodovia (CA- 9104) e seguimos caminhando até o centro histórico. De lá seguimos para nossa próxima cidade, Grazalema. Mas até chegar em Grazalema, que sufoco. A estrada, que corta a Serra da Grazalema é muito, mas muito estreita. Precipícios e mais precipícios. Apavorante! Embora a distância fosse curta, levamos mais de uma hora para chegar ao destino. Pior que não tinha nem como desistir pois não tinha onde retornar. Dá para ir de motorhome, mas dá muito medo. Ainda bem que não pegamos nenhum carro ou caminhão no contra fluxo. Estaríamos ferrados. Todavia, a adrenalina valeu a pena. Grazalema é outro encanto de cidade. Pequena e muito bem preservada. Nos recuperamos do susto e passeamos tranquilamente por ali. Depois seguimos para nossa última cidade do dia, El Bosque. Vimos que em El Bosque existe uma rua onde muitos motorhomes param (Calle Juan Ramón Jiménez- 36°45´25.55´´N- -5°.51077´´W), uma vez que a prefeitura construiu um espaço para as trocas de água e despejo dos resíduos sanitários. Dormimos ali na rua mesmo e foi muito tranquilo.

Distância Setenil- Olvera: 16 km

Distância Olvera- Zahara de La Sierra: 30 km

Distância Zahara de La Sierra- Grazalema: 20km (os 20 km mais longos das nossas vidas! Kkk)

Distância Grazalema- El Bosque: 19 km

Foto: Estacionamento em Zahara de la Sierra.

Fotos: A estrada até Grazalema. O visual é incrível, mas a adrenalina nos penhascos é indescritível.

Foto: Uma pausa para curtir a paisagem.

DIA 9- El Bosque- Arcos de La Frontera- Sevilha

Depois de um baita café da manhã, fizemos as trocas de água na área específica e gratuita e partimos para a nossa última parada nos Pueblos Brancos, Arcos de La Frontera. Na verdade, depois de visitar alguns muitos povoados começa a ficar um pouco repetitivo, pois todos mantêm os mesmos padrões. Arcos de La Frontera é um dos maiores Pueblos Brancos. Estacionamos em um parking público (Parkink de Arcos- 36°45´00´´N-05°48´54´´W), atravessamos uma passarela e fomos conhecer as vielas do centro histórico. Os mirantes com vistas da região oferecem vistas panorâmicas bem bonitas. Requentamos a janta, almoçamos e seguimos pela Andaluzia, sendo nossa próxima parada em uma cidade que a gente ama, Sevilha. Como Sevilha é uma cidade grande, optamos por não arriscar deixar o motorhome na rua. Lemos alguns relatos que nos deixaram um pouco receosos. Vimos uma baita dica que vale a pena ser compartilhada: estacionamos no parking privado da Estação de Trem Santa Justa (Avenida de Kansas City, s/n- 37°23´31´´N- 05°58´24´´W). Super bem localizado e com acesso direto para todas as áreas da cidade. A diária do estacionamento custa 19,50 euros. Chegamos e já saíamos para passear. Aproveitamos para mandar lavar boa parte das nossas roupas que a essa altura do campeonato já estavam precisando de uma água. Fomos caminhando até o centro histórico, onde passeamos e jantamos. Depois pegamos um ônibus para voltar e em menos de 10 minutos já estávamos no motorhome.

Distância El Bosque- Arcos de La Frontera: 30 km

Distância Arcos de La Frontera- Sevilha: 89 km

Foto: Passeando pelas estradas entre os Pueblos Brancos.

DIA 10- Sevilha

Amamos Sevilha e, mesmo já conhecendo bem a cidade, aproveitamos para refazer muitos pontos turísticos que a gente adora. Passeamos por boa parte da cidade, tudo a pé. Tapeamos bastante, ou seja, comemos muitas tapas. Paramos em vários bares. No nosso roteiro incluímos o Mercado Público de Triana, caminhada às margens do Rio Guadelquevir, Torre del Oro, Plaza Espanã, bairro Santa Cruz e encerramos nosso dia novamente no cento histórico, curtindo a incrível torre Giralda. Cansados, pegamos um ônibus para retornar ao estacionamento. Pernoitamos novamente no estacionamento da Estação Santa Justa.

Fotos: Sevilha.

DIA 11- Sevilha- Olhão- Faro- Praia da Quarteira

Acordamos cedinho e partimos em direção a Portugal. Saindo de Sevilha fomos até um posto de gasolina em Almensilla (37°18´49´´N- 6°05´36´´W), uma cidade próxima onde fizemos das trocas de águas. Tudo gratuito. Já na fronteira, ninguém nos parou e foi bem tranquilo de atravessar. Paramos em um ponto de informações turísticas para pegar um mapa e informativos. Nosso primeiro pit stop foi em Olhão, no Parque Natural Rio Formosa, um ecossistema importantíssimo para as aves da região. De lá, seguimos para Faro, capital do Algarve. Estacionamos no Largo de São Francisco e caminhamos pelo centro histórico da cidade, que estava bem vazio pois era domingo. Seguimos em direção à Praia da Quarteira, onde lemos vários relatos de um incrível lugar para pernoitar com vista para o mar (Rua do Poço Romano/ 37°3´34.92´´N- -8°5´4.52´´W). Chegamos lá e já estava escurecendo. Haviam muitos motorhomes no local e foi até difícil de encontrar onde estacionar. Chovia bastante e optamos por não sair do carro. Descansamos e curtimos nossa casinha por ali.

Distância Sevilha- Olhão: 190 km

Distância Olhão- Faro: 10 km

Distância Faro- Praia da Quarteira: 23 km

Foto: Posto de gasolina em Almensilla.

Foto: Estacionamento no centro histórico de Faro.

Foto: Onde pernoitamos na Praia da Quarteira.

Foto: Roteiro pela região do Algarve.

DIA 12- Praia da Quarteira- Albufeira- Lagoa- Portimão

Depois de uma noite com aquele som perfeito do mar, tomamos nosso café da manhã com uma linda vista e saímos para caminhar pela Praia da Quarteira. Depois saímos com o motorhome para desbravar algumas das praias mais lindas do Algarve. Na região de Albufeira conhecemos a praia da Falésia, a praia de São Rafael e a praia da Galé. São Rafael merece estar no roteiro de qualquer um que venha para essas bandas. Fomos então para a região de Lagoa, onde encontramos uma das dez praias mais lindas da Europa: a praia da Marinha. Sem nenhum exagero, a praia é perfeita!!! Faz jus ao fato de estar entre as 100 praias mais lindas do mundo. Só um detalhe: existem várias placas indicando a proibição de circulação de motorhomes por ali. Ficamos com medo de sermos multados, por isso não descemos juntos até a praia. Um foi conhecer enquanto outro ficou no carro. Curtimos um fim de tarde na praia do Carvoeiro, onde a Sofia brincou muito com as gaivotas. Fizemos as trocas de água residuais no supermercado Intermarché (gratuito). Para encerrar nosso dia chegamos na região de Portimão, onde vamos pernoitamos em um free camping na praia de Três Irmãos (Rua da Ribeira, Alvor- 37°7´25.67´´N- -8°35´44.77´´W). Encontramos muitos motorhomes nesse estacionamento. Uma dica: cuidado com a rota fornecida pelo motorhome. Nesse dia ele nos colocou numa baita encrenca. Nos mandou para dentro de um centro histórico, com ruas minúsculas onde não havia sequer espaço para retornar. Não sabemos nem como conseguimos sair dali, mas foi um sufoco daqueles. Centro histórico com motorhome nem pensar!

Distância Praia da Quarteira- Albufeira: 21 km

Distância Albufeira- Lagoa: 28km

Distância Lagoa- Portimão: 20km

Foto: Brincando na Praia da Quarteira.

Foto: Final do dia da Praia do Carvoeiro.

DIA 13- Portimão- Lagos- Sagres

Fazendo uma avaliação dos nossos dias de motorhome, elegemos esse o dia mais perfeito de todos. Foi um dia de paisagens arrebatadoras do início ao fim. Acordamos e fomos conhecer a Praia dos Três Irmãos, onde pernoitamos. Fomos então para a região de Lagos, conhecida no Algarve por ter as praias mais bonitas da região. Conhecemos a praia da Dona Ana, a praia do Camilo e a Ponta da Piedade. Em todas elas dá para estacionar em parking públicos e ir caminhando até a praia. Depois de almoçarmos com uma baita vista na Ponta da Piedade, fomos para a região de Sagres, onde paramos na Praia do Beliche e conhecemos o Cabo de São Vicente, ponto mais sudoeste de Portugal. A ideia era dormir ali no Cabo, mas ventava muito e achamos um pouco perigoso. Por isso, voltamos até a Fortaleza de Sagres, estacionamos (Rua da Fortaleza- 37°0´16.92´´N- -8°56´43.15´´W) e curtimos um pôr do sol inesquecível. Sem mentira, deviam ter mais de 50 motorhomes estacionados ali. A vista da Fortaleza iluminada a noite é muito bonita. Foi um pernoite maravilhoso e muito sossegado.

Distância Portimão- Lagos: 22 km

Distância Lagos- Sagres: 32 km

Foto: Lugar do pernoite em Três Irmãos.

Fotos: A incrível Praia Dona Ana.

Foto: Praia do Beliche.

Foto: Nosso pernoite na Fortaleza de Sagres.

DIA 14- Sagres- Costa Vicentina- Badajóz

Logo cedo saímos da Fortaleza de Sagres e paramos em um posto de gasolina da rede Intermarché para fazer as trocas de águas (custo total de 2 euros). Reabastecidos seguimos em direção à Costa Vicentina. Viajamos em meio às reservas naturais da região, por uma estrada repleta de belezas naturais. Como já estávamos sem tempo, escolhemos conhecer três praias: Praia do Amado, Arrifana e Odeceixe. Das três, gostamos mais de Arrifana. De lá seguimos viagem pelas estradas secundárias do Alentejo até acessarmos a rodovia principal com destino a Badajoz, na Espanha. Pegamos muito vento pelo caminho. O motorhome, em alguns momentos, balançou demais. O pedágio da autopista custou 27,50 euros. Chegamos em Badajoz já era noite. Encontramos uma área da prefeitura construída especialmente para motorhome (Camino Viejo San Vicente,8- 38°53´5.28´´N- 6°58´40.94´´W). Um lugar sensacional com uma linda vista da cidade e do rio Guadiana. O local está preparado para trocas de água, a área é ampla e organizada. Sensacional. E tudo gratuito. Fizemos nossa janta e ficamos ali curtindo nossa penúltima noite no motorhome.

Distância Sagres- Praia de Odeceixe: 58km

Distância Odeceixe- Badajóz (via Alentejo): 300 km

Foto: Pelas estradas secundárias da Costa Vicentina.

Foto: Praia do Amado.

Foto: Local onde pernoitamos em Badajóz.

DIA 15- Badajóz- Alcalá de Henares

Ficamos tão felizes e encantados com o estacionamento que a cidade Badajóz nos ofereceu que pensamos que não seria justo sairmos dali sem dar uma voltinha pela cidade. Atravessamos a ponte e fomos caminhar pelo centro histórico. Tomamos café com vista para a Catedral de São João Batista e logo retornamos pois precisávamos seguir viagem. Nossa próxima parada seria em Alcalá de Henares, cidade onde devolveríamos o motorhome na McRent. Sabíamos que deveríamos devolver o motorhome sem nada de resíduo, mas não encontramos nenhum lugar para fazer o serviço pelo caminho. O mais perto era em Madri, mas teríamos que andar mais uns 30 km. Escrevemos para a locadora que disse que poderíamos fazer o despejo ali mesmo por um preço de 5 euros. Em Alcalá de Henares também não achamos nenhum lugar ideal para pernoitar. Ficamos um pouco receosos com o estacionamento público e os estacionamentos privados não tinham altura para passarmos com o motorhome. No fim deu tudo certo. Dormimos no estacionamento público (Ronda del Henares, 19- 40°28´45.48´´N- -3°21´30.31´´W) e não tivemos problemas. Só não conseguimos conhecer a cidade, pois perdemos um tempinho procurando lugar para pernoitar.

Distância Badajóz- Alcalá de Henares: 432 km

O mais breve possível estaremos escrevendo nossas dicas sobre todas as atrações das cidades que visitamos. Veja algumas dicas práticas para viajar de motorhome nesse vídeo aqui.

Ficou com vontade de encarar essa aventura? Podemos te ajudar. Desde 2022 estamos trabalhando com assessoria de viagens. Nossa especialidade é produzir roteiros para iniciantes em motorhome. Damos todo o suporte antes, durante e após a viagem. Fazemos o intermédio da locação com a Motorhome Trips e conseguimos um desconto de 3% para nossos clientes em todas as diárias. Entre em contato conosco (51) 999131110 e teremos o maior prazer em ajudá-los. Auxiliamos na escolha do modelo ideal, sugerimos rotas e locais para pernoite.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 11.929 times, 1 visits today)