Roteiro por Sevilha- Espanha.

Roteiro por Sevilha- Espanha.

          Amor à primeira vista! Essa é a frase que melhor descreve nossa sensação ao conhecer Sevilha. O Chris já tinha ido na cidade sozinho em 2013 e juntos, nos apaixonamos por Sevilha em 2014. Tanto é que quando decidimos fazer o sul da Espanha de motorhome, colocamos Sevilha novamente no roteiro. Queríamos muito levar a Sofia nessa cidade que é uma das nossas preferidas na Espanha. Não sei como não havíamos escrito ainda um post com dicas sobre ela. Por isso, esse texto vai trazer dicas de Sevilha, incluindo os lugares que visitamos em 2014 e revisitamos agora em 2019.

            Antes de começarmos, uma dica importante: no verão faz muito, mas muito calor em Sevilha (as temperaturas costumam bater os 40°C). Por isso, se puder, escolha outra época para visitar a cidade. Nós visitamos no inverno e as temperaturas são super agradáveis, sempre perto dos 20 graus. Se possível, reserve pelo menos uns três dias para a cidade. Tem muito atrativo legal para passear. E não se preocupe se estiver com criança. Sevilha é toda plana, perfeita para caminhar, andar de carrinho ou até de bicicleta (existem vários locais onde é possível alugar bem baratinho na cidade). A cidade tem muitos quilômetros de ciclovias. Dá para passear em meio as milhares de laranjeiras que enfeitam ainda mais esse lugar. Além disso, existem muitas pracinhas espalhadas pela cidade, ideal para a criançada descansar entre uma atração e outra. Sofia, assim como os pais, virou fã da cidade. Outra dica importante: os sevilhanos levam muito a sério a siesta, tradicional soneca após o almoço. Então não se surpreenda se encontrar alguma atração ou loja fechada logo após o almoço.

          A atual capital andaluza tem em muitos lugares traços da arquitetura moura, uma vez que foi dominada pelos árabes entre os séculos VIII e XIII. Com a reconquista dos reis cristãos, muitas obras foram construídas por eles para marcar território. Tanto é que a maior catedral gótica do mundo está aqui. Para quem quiser fazer um tour guiado pela cidade, indicamos os free walks tours, muito frequentes na Europa (já contamos sobre o de Sevilha nesse post aqui).

          Então vamos lá. Seguem algumas atrações imperdíveis na cidade:

* Catedral de Sevilha e La Giralda

Localizada no coração da cidade e do Centro Histórico, a Catedral é um dos principais atrativos da cidade. Trata-se da maior igreja da Espanha e terceira maior do mundo. Vale a pena comprar o seu ingresso com antecedência para evitar filas.  Nossos dois ingressos com áudio guia custaram 19 euros. O interior da Catedral (que na época da dominação árabe era uma Mesquita) é riquíssimo. Ela também abriga o túmulo do navegador Cristóvão Colombo.

A Torre da Catedral, conhecida como Giralda, pode ser vista de vários pontos do centro, uma vez que tem 104 metros de altura. Você pode acessar o topo da Torre, um antigo minarete, através de rampas que antigamente eram utilizadas como corredores para os cavalos. Sevilha vista lá de cima é ainda mais impressionante.

* Real Alcázar

Patrimônio da Unesco, o Real Alcázar de Sevilha abriga um complexo de palácios e jardins, construídos no século X e expandido ao longo da história, sendo inclusive moradia de Dom Pedro. Caminhe muito pelos jardins e se encante pelas belas fontes de água, que, conta a história, serviam de refresco para suportar o forte calor do verão. Também pagamos 19 euros pelos dois ingressos.

 

 

 

* Bairro Triana

Para chegar ao Bairro de Triana, ao lado oposto do centro histórico, é necessário cruzar o Rio Guadalquevír. Para isso, atravesse pela bela Ponte de Triana, uma das mais emblemáticas da cidade. Triana, berço do flamenco, é um local onde a gente sente a alma sevilhana. Inicie seu passeio pelo Mercado de Triana. Com muitos produtos frescos, queijos, embutidos e frutos do mar, o local é ideal para conhecer os principais sabores da Andaluzia. Sofia adorou comer algumas frutas picadas que compramos por lá por 1 euro. Depois caminhe pela rua de pedestres San Jacinto e se delicie em alguns dos muitos bares que estão por ali. Nossa dica: vá a Cerveceria La Grande, que oferece camarões como tapas quando se pede uma cerveja. Por essa rua você certamente ouvirá o flamenco em alguma roda de música. Também dá para visitar as lojas que mostram cerâmicas lindíssimas produzidas ali no bairro.

Fotos: Mercado de Triana e Cerveceria La Grande.

* Show de flamenco

Já que estávamos falando de Triana, um passeio imperdível para quem vai a Sevilha é assistir a um espetáculo de flamenco. Existem muitas casas de shows espalhadas pela cidade. A dança, as castanholas, o violão e o canto característico da música flamenca arrepiam em muitos momentos de um show. Fomos a um espetáculo pago na Casa de La Guitarra e também conhecemos a Carboneria, um bar que oferece shows gratuitos (veja aqui). No show pago, compramos aqueles pacotes Tour Flamenco que incluem uma “aula” sobre a história do flamenco, uma taça de vinho e o show.

Foto: La Carboneria.

* Torre del Oro

Essa atração está às margens do Rio Guadalquivir. Na época colonial, a Torre servia como depósito das riquezas que vinham das colônias espanholas. Nós conhecemos a atração apenas em sua parte externa, mas é possível visitar o museu marítimo que está em seu interior. Uma boa dica é caminhar no calçadão que está nas margens do rio até chegar na Torre. Muitos sevilhanos praticam esporte por ali ou apenas se sentam para curtir a paisagem e jogar conversa fora.

* Plaza de Toros

            A Plaza de Toros de Sevilha, La Maestranza, é a mais antiga e uma das mais importantes da Espanha. Como não somos fãs dessa prática, optamos por não conhecer essa atração. Todavia, respeitamos a prática uma vez que faz parte da cultura do povo espanhol.

Foto: Plaza de Toros.

* Bairro de Santa Cruz

Não deixe de se perder pelas ruas estreitas e labirínticas do Bairro de Santa Cruz, antigo reduto judeu entre os séculos XIII e XV. Chamam a atenção os lindos sobrados em sua maioria com cores bem claras. O bairro é o local ideal para comprar algumas lembrancinhas da cidade. Espalhadas pelo bairro estão pequenas praças que fornecem sombra das laranjeiras em dias de muito calor. Em nossa primeira visita na cidade fizemos um tour guiado pelo bairro, conhecendo um pouco mais dos seus cantinhos e segredos. Se você tiver tempo, recomendamos muito esse walk tour.

 

* Plaza de España

Com sua majestosa construção de tijolos e azulejos, a Plaza de España está na lista dos monumentos mais bonitos que já visitamos na Europa. Construída para a Exposição Ibero-americana de 1929, a Plaza localiza-se no Parque de María Luisa, o principal da cidade. O parque, além da Plaza de España, tem muita área verde e espaço para as crianças brincarem. Sofia aproveitou ao máximo a pracinha bem equipada do local.

Sugerimos que deixe para conhecer essa atração no final do dia, pois ela fica ainda mais bonita nesse horário. Deve ser a forma como os raios de sol incidem sobre ela. Caminhe por baixo e depois suba as escadas para ver os detalhes do monumento. Para quem gosta, dá para andar de barco em seu lago ou passear de charrete para ouvir a história do local.

 * Metropol Parasol

Uma das construções mais modernas da cidade, o Metropol Parasol é todo construído em madeira e foi projetado para lembrar uma colmeia. Mas os sevilhanos acham a abra mais parecida com cogumelos gigantes. Em meio ao centro de compras da cidade, sua passarela panorâmica oferece belas vistas de Sevilha. Paga-se 3 euros para entrar na atração.

* Comer e Beber

Talvez uma das coisas que mais combina com a Espanha seja a arte de tapear. Comer uma tapa, ou melhor muitas tapas. Tapas são pequenas porções de comida que são excelentes acompanhamentos para a cerveja ou o tinto verano, outra iguaria espanhola. Sevilha é, em nosso olhar, o melhor lugar da Espanha para se experimentar as mais deliciosas tapas. A cidade tem tabernas muito antigas que oferecem um cardápio rico e variado quando o assunto é tapas. Nós gostamos de ir passando de bar em bar para degustar as delícias espanholas. Entre os bares que mais gostamos no Centro Histórico estão:

– Taberna Patio San Eloy (com arquibancadas em azulejos onde é possível sentar e degustar boas tapas e cerveja gelada. Calle San Eloy,9).

Foto: Taberna Patio San Eloy

Taberna El Reconcillo, em funcionamento desde 1670 (Calle Gerona, 40).

Foto: El Reconcillo.

– Taberna Coloniales (Plaza Cristo de Burgos, 19)

– Taberna Papelón (Avenida Constitucion,34)

           Uma boa opção de comida barata e de qualidade são os bares e restaurantes do entorno da Universidade de Sevilha.

            Nesse ano visitamos Sevilha a bordo do motorhome. Deixamos ele estacionado no parking da Estação Santa Justa. Vale ressaltar que o serviço de transporte público de Sevilha funciona muito bem. Andamos tranquilamente de ônibus com a Sofia. Da estação de trem Santa Justa, a principal da cidade, está próxima do Centro Histórico e tem trens que partem com muita frequência para os arredores da Andaluzia (para quem pretende visitar Córdoba ou Granada, essa é uma boa opção).

            Na nossa visita anterior, nos hospedamos no Hotel Casa de Los Mercaderes. Recomendamos muito, pois ele é um antigo casarão do século XVIII cheio de charme e requinte. A poucos metros da Catedral, a localização do hotel é perfeita. Você pode reservá-lo através do booking clicando no banner abaixo. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog.



Booking.com

Quer saber mais sobre nosso roteiro pela Andaluzia? Clique aqui.

            Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos.

 

(Visited 1.296 times, 1 visits today)