Garopaba e Imbituba: Santa Catarina com crianças.

Garopaba e Imbituba: Santa Catarina com crianças.

              Quem já nos acompanha há mais tempo por aqui, sabe da nossa paixão por se aventurar mundo afora. Com a pandemia e as restrições oriundas dela, acabamos fazendo pequenas viagens pelas proximidades da nossa casa (moramos na região metropolitana de Porto Alegre). Foi assim que conhecemos e revisitamos algumas praias incríveis do litoral catarinense. Aproveitamos muito as belezas naturais e as belas praias de Santa Catarina.

            Seria praticamente inviável escrevermos um post falando de todas as praias do estado. Por isso, selecionamos aqui, algumas praias que pensamos ser ideais para quem viaja com criança. Focaremos no litoral sul, especificamente na região de Imbituba e Garopaba. Aproveite nossas dicas!

PRAIAS DE IMBITUBA

             Imbituba, distante cerca de 90 km da capital Florianópolis, é também conhecida como a capital brasileira da Baleia Franca, uma vez que é aqui que esses mamíferos vêm ter os seus filhotes entre os meses de junho e novembro. Para quem gosta de observar a vida selvagem, esse é um ótimo período para visitar a região. Aproveita para conhecer o Centro de Visitantes do Projeto Baleia Franca, na praia de Itapirubá. Ali é possível conhecer um pouco mais das características das baleias e às vezes, do próprio centro de visitantes, dá para observar alguns animais no mar. A visita ao projeto é gratuita.

Foto: Centro de Visitantes do Projeto Baleia Franca, em Itapirubá.

Foto: Vista do Porto de Imbituba.

* Praia do Rosa

   

       Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a praia do Rosa atrai todas as tribos. Para quem gosta de surf, o Rosa oferece ondas muito boas. Caminhar pela praia contemplando a natureza é o nosso passeio preferido. Entre o Rosa Norte e o Rosa Sul, dá para parar na Lagoa do Meio e tomar um banho tranquilo com as crianças. Sofia adorou.

            O Rosa também oferece muitas opções de trilhas. A gente fez, com a Sofia, a trilha entre o Rosa Sul e a Praia do Luz. Indo devagar e com tempo, é uma trilha tranquila com crianças. As vistas são espetaculares. Veja mais sobre o Rosa aqui nesse post.

Foto: Trilha do Rosa ao Luz.

Foto: Sofia amando a natureza da trilha.

            O centrinho do Rosa tem muitas opções de gastronomia. Como fizemos a Praia de Ibiraquera como base, não costumávamos comer por ali. Exceção para os petiscos do Rosa Grill, a beira-mar do Rosa Sul.

Foto: Petisco do Rosa Grill.

 

* Praia de Itapirubá

            Extensa e com uma boa faixa de areia, a Praia de Itapirubá está na divisa com o município de Laguna. É uma praia sem tanta estrutura para turistas, uma vez que a maioria das casas são de veranistas. Vale a pena conhecer após visitar o centro de Visitantes do Baleia Franca. Para quem aprecia história, sugerimos um pulinho até Laguna. Caminhar pelo centro histórico da cidade é voltar no tempo na história do sul do nosso país.

 

Foto: Casa de Anita Garibaldi, em Laguna.

* Praia da Vila

            A praia mais “urbana” de Imbituba. Nem por isso, deixa de ser bonita e atrativa. Com belas paisagens e um calçadão legal, é uma ótima opção para quem procura uma praia com mais estrutura. No calçadão tem um parquinho bem legal para as crianças brincarem.

 

 

* Praia da Ribanceira

            Vizinha de Ibiraquera, a Praia da Ribanceira é uma praia relativamente pequena e tranquila. Muito procurada pelos surfistas, a praia tem aquele clima mais rústico e um astral de paz e amor.

Para quem está com crianças, um passeio muito legal é ir conhecer as dunas da Ribanceira. Por ali eles alugam pranchas de sandboard, garantindo a diversão de toda a família.

            No canto sul da Praia da Ribanceira, tem uma trilha que te leva até o mirante das Baleias Francas. Dizem que ali é um local perfeito de observação (a gente tentou, mas não conseguimos observar nenhuma dali).

Seguindo um pouco mais a frente pela trilha, a gente chega em uma pequena praia, a Praia dos Amores. É um lugar lindo e com uma energia muito boa. Dá para seguir a trilha e subir o morro. Lá de cima, mais vistas espetaculares das praias da região.

Foto: Praia da Ribanceira.

* Ibiraquera

           Sem dúvidas, a praia do nosso coração. Conhecemos Ibiraquera durante a pandemia e nos apaixonamos pelo astral e pela beleza desse lugar. Tanto que, sempre que podemos, damos um pulinho até lá para recarregar as nossas energias.

            Conhecida nacionalmente pelos praticantes de windsurf e kitesurf, Ibiraquera tem praia para todo gosto.

            A Lagoa da Ibiraquera, com suas águas rasas e cristalinas, é um lugar perfeito para os pequenos. Dá para passar o dia ali aproveitando a natureza. A gente adora alugar um caiaque e remar tranquilamente por ali, apreciando cada canto desse paraíso. Além do caiaque, dá para alugar stand up.

            Com área extensa, a Praia da Ibiraquera costuma ser tranquila inclusive dos meses de verão. O “point” no verão acaba sendo as proximidades da Lagoa. Se você quer fugir da muvuca, basta caminhar em direção ao sul. De todos os pontos, você irá ter a vista da Ilha do Batuta.

            Quando a Barra está fechada é possível cruzar até a praia vizinha, a Praia do Luz. Todavia, é com a barra aberta que a paisagem fica ainda mais cinematográfica. É lindo ficar vendo o vai e vem dos peixinhos e a revoada de aves no entardecer. Por falar nisso, o pôr do sol na Lagoa de Ibiraquera é surreal de belo.

 

Fotos: A bela Lagoa de Ibiraquera e suas possibilidades.

Foto: Entardecer na Lagoa de Ibiraquera.

     Falando em lagoa, em Ibiraquera existe um outro paraíso chamado Lagoa Doce. Com algumas “praias” pequenas, é possível deliciar-se nas águas tranquilas e límpidas da Lagoa. Um dos nossos passeios preferidos por lá.

Fotos: A tranquilidade da Lagoa Doce.

            Para os amantes de peixe, a Restaurante Tartaruga é uma excelente opção. Os preços são justos e os pratos muito bem servidos. As mesas na rua oferecem belas vistas do mar.

 

Fotos: Beira mar em Ibiraquera.

            Ibiraquera foi a nossa base para explorar a região. O Airbnb oferece muitas opções de hospedagem, sendo muitas delas maravilhosas. Destacamos uma das nossas hospedagens, a Blue House Ibiraquera, perfeita para quem tem crianças. O perfil deles no Instagran é @bluehouseibira. Pode dizer que a foi a gente que indicou. A proprietária Janine e os seus pais são pessoas muito amáveis. Outra casa que recomendamos muito é a do Ronaldo (link aqui). A casa tem um pátio enorme, ideal para as crianças brincarem.

Foto: Blue House, uma excelente hospedagem em Ibiraquera.

Foto: Casa do Ronaldo, outra baita dica de hospedagem.

 

PRAIAS DE GAROPABA

            Assim como Imbituba, a região de Garopaba oferece praias lindíssimas e muito procuradas especialmente no verão. Vale ressaltar que a cidade de Garopaba possui vida ativa nas quatro estações do ano. Sendo assim, independente da época do ano, você sempre encontrará boas opções de lazer e gastronomia.

Foto: Garopaba.

 

* Praia da Ferrugem

            Uma das mais procuradas pelos amantes do surf, a praia da Ferrugem é linda. Suas águas claras contrastam com o verde que chega pelas encostas. Dali dá para ir caminhando no sentindo sul até chegar a Praia da Barra, muito sossegada para os pequenos.

 

Fotos: Praia da Barra.

 

* Praia de Garopaba (Central)

            A mais procurada pelos turistas. Oferece águas tranquilas para as crianças. Com sorte, no final da tarde, dá para curtir os golfinhos passeando por ali. A igreja São Joaquim, no alto, e as casinhas de pescadores dão uma clima bucólico para essa região. No início de dia dá para acompanhar os pescadores retornando do mar com os peixes. Um bom local para negociar peixe fresco e bom preço. Já conversamos sobre Garopaba nesse post aqui.

 

 

* Praia da Gamboa

A Gamboa é uma praia tranquila e muito bonita, repleta de mata nativa, ideal para quem gosta de caminhar e curtir a natureza.

Foto: Gamboa.

 

* Praia do Siriú

            Ao norte da Praia de Garopaba, o Siriú costuma ser um lugar tranquilo e perfeito para caminhadas. Destaque para as dunas do Siriú, altíssimas, ideais para os amantes de sandboard. Ainda na praia tem uma Lagoa com água bem calminhas.

            Como escrevemos lá no início, poderíamos escrever sobre outras dezenas de praias na região. As que citamos foram as que mais curtimos com a Sofia. O ideal é ler bastante e escolher aquela que agrada ao tipo de viagem que você está programando.

            Gostou dessas dicas? Então nos ajude e compartilhe com seus amigos!

            Aproveite e nos segue nas nossas redes sociais (Facebook e Instagram) para sempre ficar por dentro das novidades.

(Visited 995 times, 1 visits today)