O QUE FAZER EM PORTO SEGURO: CENTRO HISTÓRICO E PASSARELA DO DESCOBRIMENTO.

                Como já contamos aqui, Porto Seguro atrai milhares de turistas todos os anos em busca de seu mar com vários tons de verde e sua vida noturna agitada. Porto Seguro tem muito mais a oferecer para quem chega por aqui. Passear pela parte histórica da cidade é a oportunidade de ter uma aula de história sobre o Brasil e sua colonização.

        O centro histórico de Porto Seguro, patrimônio histórico nacional, fica no alto da cidade e oferece uma vista panorâmica incrível. Para chegar lá, pegamos um ônibus no centro e descemos na rodoviária. Dali fomos caminhando e, em menos de 5 minutos, já estávamos em frente aos prédios tombados pelo patrimônio.

         Começamos nossa visita na Cidade Alta assistindo a um jogo de capoeira. Sofia adorou e encantou a todos entrando na roda.

 

          Dali seguimos em direção ao Marco do Descobrimento. Ele foi trazido de Portugal junto com as caravelas que trouxeram Cabral. Muitos dizem ser uma espécie de “certidão de nascimento do Brasil”. O Marco está na Praça Pero Campos de Tourinho que abriga outros prédios importantes como a Igreja de Nossa Senhora da Pena (finalizada em 1773) e a antiga cadeia, hoje transformada no Museu do Descobrimento.

 

 

 

           Seguindo em frente chegamos ao Farol de Porto Seguro. Dali também se tem uma linda vista da orla. Muitos turistas amarram fitinhas de Nosso Senhor do Bom Fim nas grades de proteção, dando um ar bem baiano ao lugar.

           Voltando para a praça é hora de seguir em frente e passear pela charmosa rua de casinhas coloniais. Você estará de frente para o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Hoje elas abrigam lojinhas de artesanato, em sua maioria.

         A visita a Cidade Alta não é muito demorada, tendo em vista o seu tamanho reduzido. Cerca de duas horas são necessárias para conhecer bem o local.

        Outro local que não pode ficar de fora do seu roteiro é Passarela do Descobrimento, antiga Passarela do Álcool. Se possível, visite a Passarela de dia para curtir a vista e apreciar o detalhe do casario com tranquilidade e a noite para um passeio mais animado (e mais lotado também). Ali na Passarela você encontra de tudo um pouco. Vale a pena conferir as barraquinhas de comidas típicas e artesanato.

          Comemos uma tapioca tradicional de carne de sol. Para acompanhar, a bebida mais pedida por ali, o “capeta”. Tomamos a batida na Barraca da Adriana e aprovamos. As tapiocas comemos na Barraca ao lado, a Rei das Tapiocas.

          Um barzinho que gostamos por ali foi o Cabral. Com chopp barato e uma pizza feito no forno a lenha, o lugar é perfeito para apreciar o vai e vem curtindo uma música ao vivo.

          Para terminar a noite, nossa sugestão é a Sorveteria Coelhinho, uma sorveteria estilo italiana. Adoramos o sorvete de ninho trufado, um dos mais pedidos por ali.

         Vale salientar que a noite a Passarela é bem movimentada, então vá com tempo  (e paciência!) de sobra para curtir cada pedacinho dela.

        Se você está atrás de hotel nessa região, confere aqui a nossa dica sobre a Pousada Jangadeiro, excelente custo benefício pertinho da Passarela.

          Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 2.378 times, 1 visits today)