Dicas de Porto de Galinhas com crianças.

Dicas de Porto de Galinhas com crianças.

                Durante nossas últimas férias de julho fomos viajar para o Nordeste. Passeamos por Recife, João Pessoa e arredores e encerramos nossa estadia em Porto de Galinhas. No post de hoje vamos compartilhar algumas dicas para quem está pensando em organizar uma viagem com os pequenos para essa joia do litoral Pernambucano.

 

Onde fica Porto de Galinhas?

            O distrito de Porto de Galinhas está localizado no município de Ipojuca, distante 60 km do aeroporto de Recife. A estrada é muito boa e dá para chegar em Porto de Galinhas em cerca de uma hora de viagem. Por falar nisso, caso você queira passear com mais liberdade por lá, sugerimos que já saia do aeroporto com um carro alugado. Nós alugamos o nosso veículo na Lozaliza. O bom de estar com veículo próprio é que você não precisa depender das excursões. Quem viaja com criança sabe que o ritmo é outro e poder fazer tudo no seu tempo torna a viagem muito mais agradável.

 

Onde ficar em Porto de Galinhas?

            Para quem quer ficar perto de tudo, encontrar uma hospedagem na vila pode facilitar sua vida. Todavia, se o seu objetivo é aproveitar a praia com os pequenos, nossa sugestão é a Praia de Muro Alto, distante 10 km da vila. Muro Alto tem águas tranquilas independente da maré (vamos falar sobre isso mais adiante). Em Muro Alto existem muitos resorts e condomínios pé na areia. Vimos muitos flats legais no Marulhos Resort Muro Alto.

            Nós nos hospedamos em um flat na Praia do Cupe. A praia em si não é ideal para os pequenos, pois as ondas são fortes, mas o custo-benefício do flat nos agradou e conseguimos fazer todos os passeios a partir dali, uma vez que estávamos com carro. Vale salientar que o Uber funciona muito bem lá. Nos dias que queríamos beber alguma coisa na praia, usamos o aplicativo.

           O flat que ficamos chama-se Merepe Suites. Tinha quarto, sala, banheiro e cozinha completa, além de uma sacada com rede de frente para a piscina.

Fotos: Merepes Suites e as visitas dos saguis.

 

Quando ir para porto de Galinhas?

           O Nordeste é aquele lugar que sempre que você for vai aproveitar. Obviamente, os meses de verão são os mais concorridos e com menos probabilidade de dias cinzentos e chuvosos. Nós fomos no inverno, em julho, e mesmo assim aproveitamos a praia todos os dias. Quando chovia, em minutos já passava e o tempo abria novamente.

            Ainda mais importante do que a época do ano, é cuidar a tábua de marés. Quem mora no litoral já está acostumado com isso. Para quem não sabe, as marés são alterações no nível do mar, fazendo com que o nível da água desça e suba acima do regular.

              Como o processo das marés é cíclico, ao longo do dia, temos dois períodos de maré alta e dois períodos de maré baixa. Para aproveitar as piscinas naturais e pegar o mar calmo, o ideal é cuidar sempre o horário da maré baixa. O horário das marés varia todos os dias. Em épocas de lua nova e lua cheia costumamos encontrar as melhores marés para as piscinas naturais (pois nessas luas a maré costuma baixar bastante). No site da Marinha você pode acompanhar a tábua de marés e verificar como estará no período da viagem. Para ter uma ideia, nós fizemos o passeio para  as piscinas naturais com a maré em 0,3 e foi perfeito!

 

Quanto tempo ficar?

            Ficamos cinco dias e saímos bem satisfeitos, fazendo tudo que gostaríamos.

 

O que visitar em Porto de Galinhas?

          Porto de Galinhas é uma praia com diversas opções de passeios. São praias, manguezais, coqueirais e muita beleza natural. Nós já havíamos visitado Porto de Galinhas em uma outra oportunidade sem a Sofia. Nesse post, vamos detalhar os passeios que fizemos com ela.

* Vila de Porto de Galinhas

            O centrinho de Porto de Galinhas tem vários locais fotogênicos e claro, cheio de galinhas instagramáveis. No centro você encontrará lojas, artesanato e muitos restaurantes. Nós fomos conhecer o Barcaxeira, famoso por seus escondidinhos. Comemos o de carne de sol e aprovamos. Uma delícia.

* Piscinas Naturais de Porto de Galinhas

           Sem dúvidas, o passeio mais famoso da região. Se você está viajando com criança, esse passeio é imperdível. As piscinas naturais estão localizadas na Praia Central. Chegue ali e compre os tickets para a jangada na Associação dos Jangadeiros. Em julho, pagamos 50 reais por adulto e a Sofia (5 anos) pagou metade. Para apreciar as piscinas com tranquilidade, sugerimos iniciar o passeio uma hora antes do horário em que a maré estará mais baixa. Procuramos ir em um dia onde o pico da maré baixa aconteceria pelas 10h da manhã. Logo, pegamos a jangada por volta das 9h. Ainda tinha pouca gente nas piscinas e deu para aproveitar muito. Não esqueça de ir com um calçado adequado para evitar acidentes nas pedras e ouriços.

 

 

* Praia da Vila

            A praia central, mais movimentada, mas com águas bem tranquilas para as crianças. Ali não vão faltar opções de restaurante com cadeira e guarda sol a beira mar.

 

* Praia de Muro Alto

            Na nossa opinião, a praia perfeita para os pequenos. Bem menos movimentada que a Praia da Vila, Muro Alto tem um enorme arrecife que impede a formação de ondas na beira, inclusive na maré alta. É perfeita para crianças. Da beira é possível alugar um caiaque (40 reais por 40 minutos) e ir até os arrecifes. De novo, cuide com o calçado adequado pois você vai caminhar por lá.

 

Fotos: A tranquilidade das águas de Muro Alto.

* Praia do Cupe e Pontal do Cupe

            A praia do Cupe é a maior das praias. É mais selvagem, o mar não é indicado para os pequenos, pois tem correnteza. Existem muitas sinalizações de mar perigoso ao longo da orla. Um lugar legal para curtir é o Pontal do Cupe, com águas bem mais tranquilas na maré baixa. Essa foi a praia que a Sofia mais gostou, pois na maré baixa formava pequenas ondinhas para ela pular.

Foto: Praia do Cupe

 

* Pontal do Maracaípe

            O Pontal do Maracaípe é famoso pelo seu passeio de jangada para observação dos cavalos marinhos e manguezal. Nós decidimos não fazer o passeio. Estacionamos o carro onde partem os passeios (10 reais o estacionamento) e atravessamos o mangue caminhando. A maré estava baixa e foi tranquilo. A água não passou da nossa cintura. Fomos até o Pontal do Maracaípe e tomas um banho de rio delicioso (um dos melhores da viagem). Ficamos lá até o entardecer para curtir o sol se por (um dos eventos mais clássicos de Porto de Galinhas). Foi lindo.

Fotos: A beleza do Pontal de Maracaípe.

* Coqueirais de Maracaípe

            Chegando na Praia do Maracaípe você vai ver uma extensa faixa de coqueirais. O visual é muito bonito. Dá para parar ali e fazer muitas fotos bacanas. Existe um passeio de buggy muito tradicional chamado de Ponta a Ponta que passa por esse local e por todas as praias da região. Nós optamos por não fazer e preferimos ir conhecendo as praias no nosso tempo.

Foto: Coqueirais de Maracaípe.

* Praia de Carneiros

            Eleita uma das praias mais bonitas do Brasil, Carneiros não poderia ficar de fora do nosso roteiro. DE Porto de Galinhas até Carneiros é aproximadamente uma hora de carro. Atenção: quando a gente procurou no Maps ele nos deu uma rota de 56km de distância. Tentamos ir por ela, mas estava cheia de buracos e ficou inviável. Descobrimos que havia uma estrada em excelentes condições, aumentando o percurso em 10 km. Colocamos no Maps novamente se seguimos por ela. Recomendamos muito essa segunda opção, pois a estrada é muito mais fácil e tranquila.

            Chegamos na Praia dos Carneiros por volta das 9h da manhã e saímos por volta das 17h. O “boom” de turistas acontece por volta do meio dia quando chegam os catamarãs para visitar a Capela de Santo Agostinho, cartão postal do lugar. Antes e depois desse horário, a praia é uma tranquilidade só. As águas calmas e tranquilas são perfeitas para os pequenos.

            Nós passamos o dia no restaurante Vila igrejinha que é colado (no mesmo pátio) da famosa Capela de Santo Agostinho. Você paga 30 reais por pessoa para usar o espaço e ter acesso a Capela. Nesse valor está incluso estacionamento, ducha e banheiro. O valor não é revertido em consumação. Em Carneiros os preços são mais altos e não é diferente no Vila Igrejinha. Contudo, pela estrutura e atmosfera do lugar, achamos que valeu a pena.

Fotos: Carneiros.

Fotos: Vila Igrejinha, em Carneiros.

Onde ficamos na praia?

Praia Muro Alto: Bar da Praia Muro Alto.

Pontal do Cupe: Bar da Praia Pontal do Cupe.

Praia de Carneiros: Vila Igrejinha.

              Essas foram as nossas dicas para você fazer uma viagem maravilhosa com seus filhos para Porto de Galinhas. Se você precisar de ajuda para organizar sua viagem, não deixa de nos chamar. Trabalhamos com consultoria de viagens, organizando roteiros personalizados e de acordo com a necessidade dos nossos clientes.

            Você já conhece nossa assessoria? Dá uma olhada no nosso Instagram. Aproveita para nos seguir e conferir todas as dicas mais legais de viagens. Caso queira saber mais sobre o que oferecemos em nossos serviços, bem como os valores que praticamos, basta clicar aqui.

              Aqui no blog temos várias dicas de viagens com crianças. Leia aqui as dicas de Porto Seguro com crianças.

            Gostou do post? Compartilha com seus amigos!

(Visited 1.098 times, 1 visits today)