Roteiro de Motorhome pela Espanha: Costa Brava e Catalunha.

Para quem está chegando no blog agora, já vai sabendo: a gente ama viajar de motorhome. Motivos para isso não faltam: dormir com vistas incríveis, não precisar desfazer e refazer mala toda hora, ter tudo sempre a mão e especialmente, curtir cada cantinho e suas possibilidades. Essa foi a nossa sexta viagem de motorhome, a quinta na Europa. Já estivemos de motorhome em Portugal, Espanha, Alemanha, França, Áustria, República Tcheca e Luxemburgo. Aqui no blog você encontra todos os nossos roteiros e custos detalhados.

Hoje vamos explicar e contar sobre o roteiro que realizamos em nossas últimas férias. Dessa vez, em função da pandemia, optamos por ficar apenas em um país e evitar cruzar fronteiras. O país escolhido foi a Espanha e passamos boa parte da viagem desbravando a região da Catalunha e as belas praias da Costa Brava.

Antes de detalharmos nosso roteiro, deixa a gente contar uma coisa: para quem não sabe, desde 2022 estamos trabalhando com assessoria de viagens. Nossa especialidade é produzir roteiros para iniciantes em motorhome. Damos todo o suporte antes, durante e após a viagem. Fazemos o intermédio da locação com a Motorhome Trips e conseguimos um desconto de 3% para nossos clientes em todas as diárias. Entre em contato conosco (51) 999131110 e teremos o maior prazer em ajudá-los. Auxiliamos na escolha do modelo ideal, sugerimos rotas e locais para pernoite.

Foto: Nossa primeira noite no motorhome.

Se quiser mais dicas sobre viagem de motorhome, temos um post bem completo nesse link. Informações dadas, vamos ao roteiro.

DIA 1- Valência- Alboraya

Retiramos nosso motorhome na Mc Rent de Valência. Como é de costume, a retirada do veículo é um pouco demorada, uma vez que é necessário preencher documentação, fazer conferência e relembrar o passo a passo da dinâmica do motorhome.

Sempre recomendamos não inventar grandes coisas para o primeiro dia. Por mais experiência que se tenha, é sempre uma aventura estar com o motorhome em mãos. Por isso, escolha um local para pernoitar que seja próximo da locadora.

Depois da retirada, passamos no supermercado para fazer as primeiras compras e nos dirigimos ao local do pernoite, um estacionamento gratuito de um centro comercial (Al Campo) de frente para a praia.

Foto: Nosso primeiro local de pernoite. Em frente ao mar.

Distância percorrida: 18km

Coordenadas pernoite: 39.504347, -0.322863

Serviços no estacionamento: nenhum serviço. Gratuito.

DIA 2- Alboraya- Castelló de la Plana

Depois de um bom café da manhã, fomos conhecer a praia onde pernoitamos e caminhamos no Port Saplaya, conhecida como a pequena Veneza de Valência. De lá, seguimos em direção a cidade litorânea de Castelló de La Plana. Achamos uma dica ótima de um estacionamento em frente ao mar no Park4Night (aplicativo que usamos para encontrar onde pernoitar com segurança). Chegando lá vimos que não havia vagas. O estacionamento, exclusivo para motorhomes, estava lotado de motorhome e havia inclusive fila de espera. Fomos então para nosso plano B: um outro estacionamento de motorhomes, tão bem localizado quanto, porém sem serviços. Estacionamos e fomos aproveitar o entardecer na beira mar.

Distância percorrida: 88 km

Coordenadas pernoite: 39.997446, 0.027872

Serviços do estacionamento: nenhum. Gratuito.

Foto: Estacionamento gratuito para motorhomes (primeira noite).

DIA 3- Castelló de La Plana

Acordamos cedinho e fomos conferir se conseguíamos uma vaguinha no estacionamento do dia anterior. Chegamos lá e tinha acabado de vagar um lugar. Que sorte. Hora de tomar o café alegremente.  O estacionamento é maravilhoso. Em frente ao mar, com todos os serviços necessários. Aproveitamos para dar uma caminhada até o centro histórico de Castelló. O centrinho é lindo e cheio de charme. Na volta, pegamos um ônibus que nos deixou bem próximo da área de motorhomes. Aproveitamos o final do dia na praia e preparamos nossa ceia de Réveillon.

Fotos: Área para motorhomes bem equipada.

Foto: O belo centro histórico de Castelló de la Plana.

Coordenadas do pernoite: 39.979802, 0.022480

Serviços do estacionamento: água limpa, trocas de água suja, luz e sanitários. Gratuito.

DIA 4- Castelló de La Plana- Tarragona

Ano novo! Primeiro dia de 2022 e a gente está como? Encarando a estrada para mais uma descoberta. Nossa próxima parada é a cidade de Tarragona. Estacionamos em um parking da Universidade e dali fomos caminhando até o centro histórico. Tarragona é uma cidade medieval que respira história. Adoramos.

Quando voltamos ao estacionamento, não sentimos muita segurança uma vez que estávamos sós. Não que fosse acontecer alguma coisa, mas optamos por procurar uma outra alternativa. Descobrimos um local a beira mar com muitos outros motorhomes. Foi um final de tarde sensacional. Dormimos tranquilamente escutando o barulho do mar.

Foto: Tarragona.

Foto: Nosso pernoite com vista para o mar.

Distância percorrida: 180 km.

Coordenadas estacionamento da Universidade: 41.123410, 1.248865 (4,15 euros por 3 horas)

Coordenadas do pernoite: 41.128899, 1.301830

Serviços do estacionamento: nenhum. Gratuito.

DIA 5- Tarragona- Vila Nova i la Geltrú

Acordamos sem pressa, tomamos nosso café da manhã com uma vista incrível e depois fomos caminhar pela praia. Sofia aproveitou para brincar de pular ondinhas e se divertiu bastante. Nossos planos para o dia de hoje era chegar em Barcelona. Após muitas pesquisas e sabendo que motorhome e cidade grande não combinam, partimos para um plano B. Aproveitar o dia em um camping. O escolhido foi o Vila Nova Park. A estrutura do camping é maravilhosa. Parquinho, quadras poliesportivas, banheiros com água quente e calefação e piscinas (não usamos, pois era inverno). Aproveitamos toda a estrutura e tivemos uma noite muito agradável em meio as árvores.

Foto: Camping Vila Nova Park

Distância percorrida: 48 km

Coordenadas local do pernoite: 41.232101, 1.690850

Serviços do estacionamento: água, trocas de água suja, luz e banheiros.

Valor: 44,37 euros a diária.

DIA 6- Vila Nova i la Geltrú

Não queríamos deixar Barcelona de fora dessa viagem. Somos apaixonados pela cidade e queríamos muito voltar. Todavia, estávamos muito receosos em ir até lá de motorhome. Descobrimos que do camping saía um ônibus direto em direção ao centro de Barcelona (passagem custou 5,75 por pessoa). Deixamos o motorhome estacionado no camping e fomos curtir Barcelona. Caminhamos muito e aproveitamos cada segundo nessa cidade encantadora. O ônibus retorna ao camping no final do dia. Como nós encontramos um casal de amigos, acabamos esticando até a noite e eles nos levaram até o camping.

Coordenadas do pernoite: mesmo da noite anterior.

Fotos: Barcelona.

DIA 7- Vila Nova i la Geltrú- Tossa del Mar- Platja d´Aro

Aproveitamos para lavar todas nossas roupas sujas na lavanderia do camping. Levamos o mínimo possível de peças e sempre que podemos, paramos em algum lugar para lavar. Para lavar pagamos 5 euros e mais 3 para secar.

Seguimos viagem para Tossa del Mar. Muitas curvas pelo caminho. Muita natureza também. Ao chegarmos em Tossa del Mar, estacionamos e fomos caminhando até a praia. Depois subimos até o castelo e passeamos pela parte alta da vila medieval. O visual lá de cima é surreal. Em meio turno é possível conhecer os principais atrativos (lembrando que fomos no inverno e não dedicamos tempo para aproveitar a praia).

De Tossa del Mar, seguimos na estrada em busca de uma área de motorhome com serviços. Encontramos, no Park4Night, uma área em Platja d´Aro. A cidade não estava nos nossos planos, mas lá fomos nós. Para nossa surpresa, o estacionamento público era muito bom e super bem localizado. Caminhamos pelo centrinho e adoramos o astral da cidade.

Fotos: Tossa del Mar.

Foto: Área gratuita para motorhome em Platja d´Aro.

Distância percorrida Vila Nova- Tossa del Mar: 150 km.

Coordenadas Tossa del Mar- gratuito: 41.723350, 2.925583

Distância percorrida Tossa del Mar- Platja d´Aro: 35 km

Coordenadas pernoite: 41.811607, 3.057378

Serviços do estacionamento: água e trocas de águas sujas. Gratuito.

DIA 8- Platja d´Aro- Girona

O dia amanheceu encoberto e saímos logo depois do café da manhã em direção a Girona. Optamos por estacionar em uma área de motorhome privada e próxima do centro histórico. Dali fomos caminhando até os principais atrativos turísticas da cidade. Girona é puro encantamento. Vale muito a pena incluí-la no roteiro. Tivemos a sorte de chegar na cidade do dia da Cavalgada de Reis. O evento é super tradicional na cidade e aproveitamos bastante.

Fotos: Girona e a área para motorhomes.

Distância percorrida: 36km.

Coordenadas do pernoite: 41.984208, 2.813577

Serviços do estacionamento (água e luz): água e luz.

Valor: 12 euros a diária.

DIA 9- Girona- Calella de Palafrugel- Pubol- Platja d´Aro

Seguimos ao norte. Nossa primeira parada foi em Calella de Palafrugel. As casinhas brancas contrastando com o mar são um charme. O vento estava forte demais e passeamos pelo interior do vilarejo. Dali, seguimos em direção a Pubol, uma vila medieval. A vila estava completamente vazia, nada aberto. O vento seguia fortíssimo. Encontramos um estacionamento gratuito muito bom para pernoitar, mas depois de muito pensar resolvemos voltar para Platja d´Aro por dois motivos: 1) o nosso roteiro previa inicialmente seguirmos mais ao norte, mas a previsão do tempo não era muito animadora para os dias seguintes. 2) gostamos de Platja d´Aro e ficamos com um gostinho de quero mais. Foi a hora de colocar o nosso plano B em ação.

Foto: Callela.

Foto: Estacionamento em Púbol.

Distância percorrida Girona—Callela: 55km

Coordenadas onde estacionamos em Callela (gratuito): 41.884720, 3.179920

Distância percorrida Callela- Pubol: 27km

Coordenadas onde estacionamos em Púbol (gratuito) e com banheiro: 42.014987, 2.982170

Distância percorrida Pubol- Platja d´Aro: 39km

Coordenadas do pernoite: 41.811607, 3.057378

Serviços do estacionamento (água e luz): água e troca de águas sujas. Gratuito.

DIA 10- Platja d´Aro- Blanes

O dia amanheceu lindo. Aproveitamos para conhecer algumas praias de Platja d´Aro. Que plano B maravilhoso. As praias são belíssimas. Fizemos uma trilha e fomos parando em cada enseada. Uma mais bonita que a outra. Já no meio da tarde seguimos para Blanes, outra cidade litorânea. Estacionamos próximos a outros motorhomes em um enorme estacionamento público, distante apenas uma quadra da praia. Caminhamos pelo calçadão e curtimos o entardecer por ali. Tivemos um pernoite bem agradável sem barulho algum.

Fotos: As fantásticas praias de Platja d´Aro.

Foto: Entardecer em Blanes.

Foto: Pernoite em Blanes.

Distância percorrida: 47km

Coordenadas do pernoite: 41.668733, 2.784511

Serviços do estacionamento (água e luz): nenhum. Gratuito.

DIA 11- Blanes- Montserrat

Saímos cedinho em direção ao próximo destino, a mística montanha de Montserrat. A paisagem por si só já é um atrativo turístico. Paramos no estacionamento da Cremallera (o bondinho que te leva até o alto da montanha). Perguntamos se poderíamos pernoitar ali e eles foram super cordiais conosco. Deixamos o carro ali e subimos para aproveitar o passeio. Voltamos já no final do dia e jantamos com o visual surreal das montanhas.

Distância percorrida:115km

Coordenadas do pernoite: 41.614899, 1.843450

Serviços do estacionamento: banheiros (horário comercial). Gratuito.

Foto: Montserrat.

Foto: Onde pernoitamos em Montserrat.

DIA 12- Montserrat- Sant Sadurni d´Anoia

Depois de um café da manhã com uma das mais lindas vistas da viagem, seguimos em direção a região das cavas. A cidade de Sant Sadurni d´Anoia é conhecida mundialmente pelas cavas, especialmente a Frexinet e a Cordoniu. Infelizmente, a grande maioria das bodegas estavam fechadas, uma vez estavam em férias coletivas. Estacionamos em uma área pública específica para motorhomes em um local bem tranquilo, no meio da natureza. Fomos caminhando até o centrinho da cidade. Passeamos um pouco e voltamos para descansar.

Foto: Área gratuita para motorhomes.

Foto: As bodegas da região.

Distância percorrida: 45km

Coordenadas do pernoite: 41.433880, 1.784997

Serviços do estacionamento: nenhum. Gratuito.

DIA 13- Sant Sadurni d´Anoia- Peniscola

Fizemos uma bela caminhada em meio aos vinhedos até as Cavas Cordoniu. Depois do passeio, pegamos a estrada em direção ao nosso próximo destino, a cidade litorânea de Peniscola. Estava ventando muito quando chegamos. Estacionamos em uma área de motorhome e aguardamos o vento ceder. Saímos para caminhar na orla e nos deparamos com um lindo castelo e vielas medievais. Nos surpreendemos com a belezas da arquitetura local. Mais uma linda surpresa do nosso plano B.

Foto: Área para motorhome.

Distância percorrida: 193km

Coordenadas do pernoite: 40.378620, 0.406620

Serviços do estacionamento: banheiro, água e trocas de águas sujas.

Valor: 8,40 euros a diária.

DIA 14- Peniscola- Albufera de Valencia

A viagem estava chegando ao fim. No dia seguinte teríamos que devolver o motorhome. Não podíamos deixar de fora uma dica preciosa que recebemos: comer paella no seu berço, onde ela foi produzida pela primeira vez. Fomos até Albufera. No caminho, aproveitamos para conhecer o Parque Natural de Albufera. Caminhamos pelas trilhas e observamos as aves nativas. De lá, fomos até a vila de El Palmar e estacionamos no parking do Restaurante Mirabel, local que havíamos reservado previamente para provar a paella. Pedimos a gentileza de pernoitar por ali para podermos degustar a sangria. O pessoal foi muito solícito e atendeu o nosso pedido. Para encerrar o dia com chave de ouro fizemos um passeio de barco pelas águas do parque. Sensacional.

Fotos: Passeando por Albufeira de Valência.

Distância percorrida: 173km

Pernoite: Estacionamento privativo da Arroceria Maribel, El Palmar.

Serviços do estacionamento: nenhum. Gratuito.

DIA 15- Albufera´- Valencia

Dia de entregar o motorhome é sempre um dia corrido. Acordar cedo, organizar as malas, limpar a geladeira e ainda limpar as águas sujas. Pensando nisso, encontramos um camping no caminho onde fizemos tudo com calma. Pagamos 5 euros para realizar todos os serviços ali. De lá, seguimos para a Mc Rent Valência, entregamos a nossa casinha e seguimos para a próxima etapa da nossa viagem.

Distância percorrida: 30km

Camping- Bungalow Park: Carrera del Riu, 556, 46012 El Saler (Valencia)

Gastos da viagem

Aluguel de motorhome: 1312 euros em 14 diárias = 93,7 euros a diária

Km rodados: 1326 km rodados

Diesel: 136,45  litros. Gasto de 180 euros, sendo a média de 1,335 euros o litro do diesel. Média de 9,71 km por litro de diesel.

Pedágios: 11,50 euros

E aí, gostou do nosso roteiro? Não foi o roteiro que planejamos, mas foi um roteiro que amamos realizar. Saímos felizes e já com o gostinho de quero mais. Quer saber mais sobre nossas viagens? Segue a gente nas nossas redes sociais (Instagram e Facebook).

E se precisar de ajuda para organizar uma viagem dos sonhos de motorhome, não deixe de conhecer os nossos serviços. Explicamos tudo aqui.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos.

(Visited 766 times, 5 visits today)