A TRADIÇÃO DO DIA DE REIS NA ESPANHA

         Chegamos em Madri em pleno dia 5 de janeiro, véspera do Dia de Reis. Sabíamos que a data é bem importante para os espanhóis, mas não tínhamos a dimensão do tamanho das comemorações na cidade e no país como um todo. Já no caminho do aeroporto até o hotel, o motorista nos informou que algumas ruas já estavam fechadas para a Cavalgada dos Reis. Ficamos empolgados e, no anoitecer, nos dirigimos até o local. A verdade é que não demos a devida proporção para o evento e pensamos que era só chegar alguns minutos antes para ver o espetáculo. Resultado: não vimos quase nada. Era tanta, mas tanta gente, que foi impossível ver os carros decorados passando. Achamos um cantinho para que a Sofia conseguisse ver alguma coisa de longe. Foi ali naquele tumulto todo que começamos a nos dar conta da importância da data.

                A véspera do Dia dos Reis tem uma importância gigante para todos os espanhóis. Para a grande maioria da população essa data é mais importante que o Natal. É na véspera do Dia de Reis que acontecem as cavalgadas em todas as cidades espanholas. Para as crianças é ainda mais especial. Conta a lenda que os Reis chegam as cidades e trabalham a noite inteira preparando os presentes. No Dia de Reis todas as famílias se reúnem para trocar presentes, ” trazidos pelos reis Belchior, Baltazar e Gaspar. Ou seja, aqui a tradição da troca acontece amanhã e não na noite de Natal.

              Então, na noite que antecede o Dia de Reis, todas as famílias saem às ruas para ver os reis chegando na cidade. Esses, por sua vez, chegam em verdadeiros carros alegóricos, lançando milhares de caramelos para as crianças que os esperam ansiosamente.

            Mesmo vendo de longe, foi uma noite de muito brilho e encantamento. Sofia adorou. Quando a Cavalgada chegou na Plaza de Cibeles, um lindo show de fogos de artifício coloriu o céu. Depois disso, algumas autoridades discursam e shows animam os presentes.

            Outra coisa muito legal é a tradição do Roscón de Reyes. É um pão decorado com frutas cristalizadas recheado com chantilly. Esse prato típico é compartilhado em todas as mesas espanholas. Eles estavam em todas as vitrines das confeitarias espanholas na véspera e no Dia de Reis.

         Fica a dica para quem for passar um Dia de Reis na Espanha: procure informações dobre as cavalgadas e vá cedo para garantir um bom lugar para curtir o espetáculo.

Veja algumas dicas para um roteiro em Madri, clicando aqui.

            Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 329 times, 1 visits today)