Colmar e Eguisheim: Duas joias da Alsácia Lorena.

Colmar e Eguisheim: Duas joias da Alsácia Lorena.

            Durante nossa viagem de motorhome pelo interior da França, Alemanha e Luxemburgo (confere o roteiro aqui) passamos por paisagens sensacionais, de tirar o fôlego. Cada vilarejo, cada cidade, uma mais linda que a outra. Uma dessas regiões foi a Alsácia Lorena, na região nordeste da França. Nesse post iremos explorar um pouco mais sobre essa região, conhecida por suas casinhas coloridas e vinhedos que produzem alguns dos melhores vinhos franceses.

            Com um passado que remete a diferentes colonizações, a região hoje é um mix de cultura francesa e germânica. A influência alemã está por todos os lados: na gastronomia, na arquitetura, nas roupas típicas e até nos dialetos. Não é exagero dizer que as aldeias dessa região parecem ter saído de um conto de fadas. Tudo é lindo, bem cuidado e preservado. O colorido das casas estilo enxaimel dão um toque ainda mais incrível para os lugares que visitamos.

            Saímos de Provins em direção a Colmar colocando nosso GPS orientado apenas para nos levar a dirigir pelas estradas secundárias. Que espetáculo! Campos de girassóis, rios e muito verde. Na região da Alsácia rodamos bastante pela região dos vinhedos, mas conhecemos apenas duas cidades: Colmar e Eguishein. Estrasburgo, capital da região, está nos planos do nosso próximo roteiro. A cidade tem um dos mercados de Natal mais lindos de toda Europa e pretendemos levar a Sofia para aproveitar essa atração. Por isso, pulamos essa cidade dessa vez.

Fotos: Pelas estradas entre Provins e Colmar.

            Dá para conhecer a região da Alsácia de trem. Também existe um roteiro para conhecer a região de bicicleta. Porém, se você pretende curtir mesmo, vale a pena ir de veículo próprio (alugar um carro é a melhor opção), pois as estradas são realmente uma atração à parte. O ideal para conhecer bem a região é disponibilizar uns 5 dias da sua viagem. Como ficamos apenas três dias, saímos de lá com o gostinho de quero mais (e por isso iremos voltar!). Na verdade, a enorme e histórica onda de calor que pegamos na região atrapalhou um pouco os nossos planos. Com o sol intenso não conseguimos aproveitar tanto o dia, já que a Sofia não entende muito bem ainda o quanto uma insolação pode ser perigosa.

            Começamos nosso passeio por Colmar em meio a um sol escaldante. Uma dica: nem adianta se preparar para chegar em Colmar. Por mais fotos e vídeos que você assista, o encanto tomará conta de você ao pisar na cidade. Ela realmente parece ter saído de um conto de fadas.

            São tantas pontes, barquinhos, flores e casas coloridas que, no início, você nem sabe direito para onde olhar. As calmas água do rio Lauch formam muitos canais que até renderam a uma determinada área o título de Petit Venize (Pequena Veneza). Dá até para fazer passeios de barco pelos canais e ter um outro ângulo para as dezenas de fotografias que você com certeza irá bater.

            Para conhecer Colmar o ideal é caminhar sem pressa. Contemplar cada esquina, cada casa, cada lugar. Aproveite também para entrar no Mercado Central onde muitas iguarias alsacianas estão à venda.

            Distante menos de 10 km de Colmar, Eguisheim é um dos pontos de parada obrigatório para quem deseja conhecer as mais tradicionais vinícolas da Rota dos Vinhos. Você vai passar por vinhedos belíssimos e estradas muito estreitas. Ao chegar na pequena aldeia, irá se deparar com ruas também estreitas e circulares. Novamente as casinhas coloridas e floreiras dão aquele toque ainda mais mágico ao lugar. Depois de caminharmos sem pressa, aproveitamos o lindo visual da vila para experimentar a típica tarte flambee, uma espécie de pizza com massa extremamente fina, servida sobre uma tábua de madeira, e cobertura também fina de crème fraiche, algo entre creme de leite e creme azedo. Também experimentamos um vinho branco produzido na região. Não deixe de passear pelo Castelo do século VIII, onde nasceu o Papa St Leo IX (1002 -1054). Ao lado está a Capela de St Leo onde relíquias do Papa St Leo IX estão conservadas. Em frente está a fonte de mesmo nome, datada de 1834.

Fotos: Eguishein.

Foto: Tarte flambee.

            Foi em Eguisheim que observamos as cegonhas, símbolo da região. Elas estão em todos os tipos de souvenirs. Fazem ninho nos topos das casas e torres dali.

           Para quem viaja com criança, uma boa dica é o Parque do Pequeno Príncipe, que fica localizado na cidade de Ungershein. Visitar o parque estava nos nossos planos. Contudo, o intenso calor fez com que desistíssemos da ideia, uma vez que a maioria das atrações eram em um espaço bem aberto.

            Continue recebendo nossas dicas de lugares incríveis. Acompanhe nossas redes sociais (Facebook e Instagram)e fique por dento dos nossos próximos destinos.

              Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 1.046 times, 1 visits today)