DICAS DE MONTEVERDE – COSTA RICA

       montverde2Foto: Passeio clássico pelas pontes suspensas em Monteverde.         

          Nesses dois últimos dias o Memória Viajante teve a oportunidade de conhecer uma região incrível da Costa Rica. Localizada na Cordilheira de Tilarán, Monteverde é um dos locais mais visitados do país. Tal fato deve-se a região ter a floresta nublada mais conhecida do mundo devido a sua enorme biodiversidade. Para se ter uma ideia, Monteverde abriga 2,5% da biodiversidade mundial e 10% de sua flora é endêmica. A Costa Rica é o país do mundo com o maior percentual de área protegida: 26% do território. São 35 parques nacionais e oito reservas biológicas. O país abriga 5% de toda a biodiversidade da Terra. E Monteverde é, como dissemos, uma das principais regiões em termos de diversidade. Destino ideal de quem busca ecoturismo ou o turismo de aventura.

        Partindo de San José, o mais econômico é chegar a região de ônibus comum, que sai da capital em dois horários diários (6:30 e 14:30). Pegamos o das 6:30 e a viagem durou 4 horas. Cada passagem custou o equivalente a 5 dólares.

         Para conhecer a região, o turista pode se hospedar ou em Monteverde ou na cidade vizinha, Santa Elena. Nós nos hospedamos em um hotel sensacional, o Hotel El Bosque, do qual já falamos aqui.

        Atividades na região não faltam. Pela questão do tempo e do alto valor do dólar em relação ao nosso real (sim, aqui os passeios são caros e em dólar) tivemos que fazer algumas opções. A moeda local é o cólon, mas o dólar é muito bem aceito em quase todos os locais. A cotação atual é de 1 dólar= 530 cólons. Então, vamos ao nosso roteiro:

       montverde1        No primeiro dia fomos conhecer o Selvatura Park. Nesse parque existem muitas opções de atividades. Optamos por caminhar pelas pontes elevadas entre as copas das árvores. São oito pontes distribuídas pela floresta em um percurso de 3km. O caminho é lindo e super acessível para pessoas de qualquer idade. Atravessando as pontes (que podem ter mais de 150 metros de comprimento), o viajante fica muito próximo do topo das árvores, podendo observar cada detalhe da incrível vegetação desse lugar. O ingresso custa 30 dólares por pessoa com transporte ida e volta incluso. Vale muito a pena conhecer e se aventurar por esse lugar. Ficamos duas horas e meia percorrendo as pontes. Para os mais ousados existe a opção do Canopy, uma espécie de tirolesa pela copa das árvores. Ao longo do percurso são 14 cabos para deslizar, sendo que o maior tem 1 km de extensão e a velocidade da pessoa pode chegar aos 75km/h. Esse passeio custa 50 dólares. No fim do dia fomos passear pelo centrinho de Santa Elena. Ali, tem muitas opções de lojinhas, bares e restaurantes.

montverde3

        No dia seguinte acordamos cedinho e pegamos o ônibus (custa 500 cólon) para a
Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde. Chegamos no parque antes das oito horas da manhã. O ingresso custa 20 dólares. Você pode contratar um guia para fazer o percurso por mais 25 dólares. Não contratamos o serviço de guia e mesmo assim aproveitamos muito o passeio. Na entrada você recebe um pequeno mapa que mostra as trilhas possíveis de se fazer na reserva. O ideal é fazer tudo com calma. Nós ficamos umas quatro horas caminhando pelo parque, num total de 6 km de trilhas. Na maior parte, as trilhas são planas. O mapa das trilhas pode ser acessado no site da Reserva http://www.reservamonteverde.com/imagenes/mapas/senderos-trails.jpg. Vá com um calçado confortável e não se esqueça do repelente, proteção para a chuva e garrafa de água.

reserva6

Foto: Na Reserva Monteverde também há uma ponte suspensa.

reserva7        A Reserva Monteverde tem uma floresta bastante densa (foto ao lado) e atrai em média 400 visitantes ao dia. Mas, como ela é muito grande, na maior parte do tempo, você caminha sozinho pelas trilhas. Como o próprio nome do parque diz, os bosques estão quase sempre cobertos de névoa, resultando da ação dos ventos que trazem umidade vindo do mar do Caribe, resultando na condensação da água formando nuvens, chuvas e muita neblina. Aqui é o local certo para quem quer observar plantas e aves. Vimos muitas delas, mas sem dúvida a mais bela ave vista foi o  quetzal, ave sagrada para os maias.  Demos sorte de observar três.

reserva11

Fotos: Aves da Reserva de Monteverde. Quetzal, nas três acima.

reserva8Foto: Observando a avifauna.

reserva1

reserva9

Fotos: Mais belezas de Monteverde.

          Além desses passeios, a região tem muitas outras opções, como por exemplo, a visita ao Reserva Bosque Nuboso Santa Elena, o Orquidário com mais de 400 espécies de orquídeas, o Jardim das Marisposas, ranário, serpentário, passeios a cavalo, visita a uma fazenda de café e tours noturnos. O que você vai fazer, vai depender do seu tempo e, principalmente, do seu bolso.

     monteverde Nos dois dias que estivemos aqui almoçamos em um SODA, nome dado a um restaurante pequeno que serve comida típica. Esse Soda está localizado ao lado de nosso hotel e é de uma cooperativa (CASEMCOOP) de mulheres que trabalham no restaurante e na produção de artesanatos que são comercializados em uma lojinha em frente ao restaurante. Comemos um casado de carne de panela delicioso (foto acima), feito no fogão a lenha. E tomamos um dos melhores sucos de amora de todos os tempos. A refeição completa sai em torno de 6 dólares.

           O certo aqui é que você sairá encantado e entendendo o verdadeiro sentido de Pura Vida, saudação muito comum entre os nativos da região que significa aproveitar a vida, felicidade, não guardar rancor, bem viver e tantas outros sentimentos bons. Monteverde é Pura Vida, Monteverde é um lugar único no planeta e merece entrar na sua lista de lugares a conhecer. PURA VIDA!

           Você pode acompanhar as novidades das nossas viagens em nossas redes sociais: Facebook e Instagram

            Gostou dessa dica? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 4.036 times, 1 visits today)