Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, Áustria e República Tcheca

Nosso roteiro de motorhome pela Alemanha, Áustria e República Tcheca

            Viajar de motorhome virou uma paixão. Sabe aquele sonho que se torna realidade e você percebe que não é tão difícil assim? Pois então. Embarcamos em nossa quarta aventura a bordo da nossa casa sobre rodas. Foram dezessete dias de muitas paisagens deslumbrantes e histórias para contar. A cada nova viagem estamos nos aventurando um pouco mais. Dessa vez, colocamos no roteiro cidades onde havia possibilidade de neve e pegamos temperaturas negativas. A calefação deu conta do recado e não passamos por nenhum sufoco.

            Aqui nesse post damos os detalhes do nosso roteiro, dos locais onde pernoitamos e das distâncias que percorremos. Mais adiante detalharemos os lugares que visitamos em novos posts repletos de dicas e fotos.

            Antes do roteiro, algumas dicas valiosas para quem pensa em viajar de motorhome:

* Deixa a gente contar uma coisa: para quem não sabe, desde 2022 estamos trabalhando com assessoria de viagens. Nossa especialidade é produzir roteiros para iniciantes em motorhome. Damos todo o suporte antes, durante e após a viagem. Fazemos o intermédio da locação com a Motorhome Trips e conseguimos um desconto de 3% para nossos clientes em todas as diárias. Entre em contato conosco (51) 999131110 e teremos o maior prazer em ajudá-los. Auxiliamos na escolha do modelo ideal, sugerimos rotas e locais para pernoite.

 

* Ter um celular com internet é fundamental para quem viaja de motorhome. Procurar planos B, usar o Maps e outros aplicativos de localização fazem toda a diferença.

* Um dos pontos mais altos de uma viagem de motorhome é a própria viagem. As estradas, as paisagens, os vilarejos. Lugares que você dificilmente avistaria se estivesse de trem ou ônibus. Para se deslocar de uma cidade para outra, coloque a opção de “evitar rodovias” no Google Maps. O tempo de viagem aumenta proporcionalmente com a beleza a estrada. Vale muito a pena.

            Já escrevemos alguns posts com dicas gerais para quem está planejando uma viagem de motorhome. Clica aqui e confere.

            Agora sim, vamos ao roteiro.

Foto: Visão geral do nosso roteiro.

Foto: Roteiro detalhado- Cidades que visitamos- Parte 1.

Foto: Roteiro detalhado- Cidades que visitamos- Parte 2.

DIA 1- Stuttgart- Ulm

            Retiramos nosso motorhome na McRent de Stuttgart. Chegamos na cidade através da Estação Central de Trem e fomos de táxi até a locadora. A McRent Stuttgart é distante do centro. Para quem está com bastante bagagem e com uma criança (nosso caso) é bem complicado chegar de transporte público. Fomos de táxi que custou 46 euros. Lá na McRent bastou apresentar os documentos que a MotorhomeTrips nos enviou e pronto. Foi super simples. Como já conhecíamos bem o modelo, foi mais simples escutar as explicações sobre o veículo (todas elas realizadas em inglês). Única coisa que nos deixou um pouco receosos foi o fato do veículo ser automático (uma vez que nunca havíamos guiado um carro desse tipo). Fizemos a vistoria e seguimos viagem. Importante ficar bem atento na hora da vistoria e assinalar qualquer avaria no veículo.

            Como sempre falamos, não programe muita coisa para o primeiro dia. Por mais acostumado que você esteja, será o primeiro contato com o veículo. Descobrimos que dirigir um carro automático é muito tranquilo e acabamos adorando guiar assim. Além disso, você precisará fazer as compras básicas para iniciar sua viagem e desfazer as malas. Seguimos para cidade de Ulm, onde pernoitamos em um estacionamento gratuito com muitos outros motorhomes. Esse estacionamento está perto do centro da cidade e de supermercados grandes, como o Lidl (onde fizemos nossas compras). Além disso, o local oferece estrutura para abastecer o motorhome com água potável.

Stuttgart-Ulm: 95km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: gratuito.

Foto: Nosso freecamping e a Catedral de Ulm.

DIA 2- Ulm- Innsbruck

            Aproveitamos a manhã para conhecer a pequena cidade de Ulm, que tem a Catedral mais alta do mundo e também é a terra natal do físico Albert Einstein. Meio turno é o suficiente para aproveitar as principais atrações da cidade.

            Seguimos para a Áustria. Importante: antes de cruzar a fronteira é necessário comprar o selo de pedágio que te permite circular por todas as estradas do país (na Alemanha não existe pedágio). Paramos em um posto de gasolina quando vimos que a fronteira se aproximava. Pedimos o vignette (é assim que se chama o selo por aqui) por 10 dias com um custo de 9,45 euros. Basta colar o selo no vidro do veículo e seguir viagem.

            Até Innsbruck foram muitas subidas e neve na paisagem. Contudo, a estrada era ótima e não tinha neve em nenhum trecho (vale registrar que as estradas estão muito bem preparadas para as condições climáticas adversas).

Foto: Paisagem até Innsbruck.

            Chegando em Innsbruck tínhamos duas dicas de locais gratuitos para pernoitar. Fomos conferir de perto e não curtimos muito, uma vez que tinham poucos motorhomes e os locais não ofereciam uma vista legal. Encontramos um estacionamento pago no Centro de Esportes Olímpicos. Com vista para as montanhas nevadas e com muitos “vizinhos”, decidimos ficar por ali mesmo. A diária desse estacionamento era 9 euros. Fica o registro que é só um estacionamento mesmo, sem estrutura de água ou troca para motorhome.

Ulm- Innsbruck: 231 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: 9 euros.

Foto: A vista do nosso estacionamento em Innsbruck.

DIA 3- Innsbruck

            Na noite anterior fomos dar uma passeada pelo Mercado de Natal da cidade. Do estacionamento até o centro são cerca de 20 minutos de caminhada. Nesse dia, conhecemos bem o Centro Histórico e depois fomos passear na estação de esqui Nordkette.  Innsbruck é famosa no mundo todo por suas estações de esqui. Decidimos pernoitar mais uma noite na cidade para curti-la com calma. Valeu a pena.

Local do pernoite: o mesmo do dia anterior.

Valor do pernoite: 9 euros.

Foto: A bela Innsbruck.

DIA 4- Innsbruck- Salzburg

            Logo após o café da manhã seguimos para Salzburg. No caminho, graças a indicação do Park4Night encontramos um camping onde pudemos abastecer nosso veículo com água e fazer as trocas. Gastamos um euro com a água. Vale salientar que esse camping está em um entorno belíssimo e se tivéssemos mais tempo, teríamos pernoitado por ali. Deixamos o motorhome estacionado e fomos caminhar por ali. Já no final do dia chegamos em Salzburg e encontramos um estacionamento privado com muitos motorhomes, mas também sem serviços. O dono do local era um senhor muito prestativo, que nos forneceu mapa da cidade e ainda levou o Chris no carro dele para comprar um gás, uma vez que o nosso estava no fim.

Innsbruck- Salzburg: 160 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: 10 euros.

Foto: Camping que encontramos no caminho para fazer as trocas de água.

Foto: Entorno do camping.

Foto: A paisagem na estrada rumo a Salzburg.

DIA 5- Salzburg

            31 de dezembro… Que dia especial para estar em Salzburg. Depois de conhecermos todo o belo Centro Histórico, subirmos até o castelo e suspirarmos com as lindas vistas, fomos para o nosso motorhome preparar a ceia do Réveillon. Pensa que paramos por aí? Jantamos e encaramos a temperatura de três graus negativos para assistirmos ao show de fogos na Residenzplatz.  Ao som de música clássica (Salzburg é a cidade natal de Mozart) entramos em 2020 renovados e agradecidos à vida por essa oportunidade. Em função do horário, pernoitamos mais uma noite no mesmo local.

Local do pernoite: o mesmo do dia anterior.

Valor do pernoite: 10 euros.

Foto: Nossa ceia no Reveillon de Salzburg.

Foto: Salzburg.

DIA 6- Salzburgo- Hallstatt- Bad Goisern

            Precisávamos de água e também de uma limpeza no nosso banheiro. Fomos até um camping ainda em Salzburg para fazermos essa manutenção. Gastamos 5 euros com todos os serviços e ainda pudemos utilizar a estrutura do camping, como o banheiro. Tomamos café por ali e logo seguimos para nosso próximo destino, Hallstatt. Que vilarejo incrível! Nos surpreendemos muito positivamente com essa cidade que é considerada uma das mais lindas do país. Tivemos um pouco de dificuldade de encontrar local para estacionar, uma vez que o único estacionamento para motorhomes no centro estava fechado. Estacionamos mais adiante e tivemos que caminhar uns 40 minutos até chegar no centro. Passeamos pela cidade e na volta decidimos ir para outro lugar. Nos deparamos com um estacionamento público às margens do lago na cidade de Bad Goisern. Daquelas vistas de cinema. Com banheiro e tudo. Estacionamos por ali e pernoitamos sem nenhum outro veículo junto de nós.

Salzburgo-Hallstatt: 73 km

Camping onde abastecemos a água e realizamos as trocas:

Local onde estacionamos o motorhome para conhecer Hallstatt:

Local do pernoite:

Valor do pernoite: gratuito

Fotos: Local do nosso pernoite.

Fotos: Hallstatt.

DIA 7- Bad Goisern- Linz

            Que vista para um café da manhã! Difícil foi ir embora. Depois de muitas e muitas fotos seguimos viagem. Chegamos em Linz um pouco depois do meio dia. Encontramos um estacionamento privado nas margens do Rio Danúbio. Sem estrutura, mas com uns 20 motorhomes estacionados. Almoçamos e fomos conhecer Linz. O Centro Histórico estava há uns 15 minutos de caminhada no nosso motorhome. O estacionamento está próximo de alguns mercados e restaurantes. Nessa noite, comemos uma pizza na Pizzaria do Davi, pertinho dali.

Bad Goisern- Linz: 110km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: 9,5 euros.

Fotos: Passeando pelo Centro Histórico de Linz.

Foto: Pernoitando às margens do Danúbio.

DIA 8- Linz – Chesky Krumlov

            Saímos de Linz em direção à República Tcheca logo depois do café da manhã.  Antes de cruzarmos a fronteira, compramos em um posto de gasolina o bilhete de pedágio (vignette) válido por dez dias. Ele custou 12 euros. Foi muito difícil encontrar algum lugar específico para realizar as trocas do motorhome. Procuramos um monte. Nessa época de inverno europeu, praticamente todos os campings dessa região estão fechados. Rodamos em muitos vilarejos e nada. O jeito foi dispensar os resíduos do banheiro em um sanitário público. Chegamos em Chesky Krumlov já pelo meio da tarde e, em função do tempo, optamos por parar em um estacionamento colado ao Centro Histórico. Conhecemos a cidade e pernoitamos por ali.

Linz – Chesky Krumlov: 70 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: 450 kc. (19 euros)

Foto: Quem aí adora uma estrada?

Foto:Estacionamento grudado ao Centro Histórico de Chesky Krumlov.

Foto: Pelas vielas de Chesky Krumlov.

DIA 9- Chesky Krumlov- Télc

            Depois de reabastecermos nossa geladeira com algumas comprinhas do Lidl (supermercado), seguimos em direção a Telc, ao sul do país. Estacionamos nosso motorhome em um parking público, com pracinha e uma vista bem bonita. Dali até o centrinho histórico são menos de dez minutos de caminhada. Por ser final de semana e por se tratar de uma cidade bem do interior, passeamos praticamente sozinhos pela região central. Um silêncio só. Foi em Télc que pegamos a primeira neve da viagem. Sofia brincou bastante e se encantou com a neve caindo.

Chesky Krumlov- Télc: 111 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: gratuito.

Fotos: Local do nosso pernoite em Télc.

Fotos: Télc.

Fotos: Um pouco dos detalhes da arquitetura de Télc.

DIA 10- Telc- Praga

            Depois de uma noite gelada (na rua, porque a calefação do motorhome não nos deixou na mão em nenhum momento), tomamos um excelente café da manhã e seguimos para Praga, capital do país. Chegamos em Praga por volta do meio dia. Escolhemos um estacionamento sem estrutura, mas com a possibilidade de acessar o centro caminhando. A grande maioria dos campings de Praga estão mais afastados do centro da cidade, a qual só pode ser acessada com transporte público. Foram cerca de trinta minutos de caminhada até a praça central. Último dia do mercado de natal, dia do desfile de Reis e um sol lindo na cidade. Esses fatores agrupados fizeram com que estivesse praticamente impossível caminhar por ali. Era muita gente!!! Curtimos um pouco o Mercado de Natal e depois fomos caminhar por outras áreas da parte histórica, onde o movimento estava menor.

Telc- Praga: 143km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: 20 euros.

Foto: Estacionamento em Praga com vista para o Castelo.

Fotos: O último dia do Mercado de Natal de Praga.

DIA 11- Praga- Dresden

            Não estava em nossos planos não encontrar gás para o nosso motorhome na República Tcheca. Rodamos por vários postos e lojas específicas e não achamos o modelo de botijão compatível com o nosso motorhome. Como locamos o motorhome na Alemanha, resolvemos ir até uma cidade alemã na fronteira para tentar encontrar o modelo alemão de botijão de gás. Em nossas pesquisas encontramos a turística Dresden a menos de 150 km dali. Estávamos receosos em ficar sem gás e não pensamos duas vezes para ir até lá. Resumo do dia: que surpresa maravilhosa foi Dresden. A cidade é linda e charmosa. Ainda caímos sem querer em um Mercado de Natal Medieval, um dos mais tradicionais da Alemanha. Encontramos um estacionamento exclusivo para motorhomes com todos os serviços disponíveis (1,5 euros a água e 1,5 euros o descarte de resíduos). Ah, e compramos dois botijões de gás para não corrermos mais nenhum risco na viagem.

Praga- Dresden: 146 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: 15 euros.

Foto: Estacionamento exclusivo para motorhomes em Dresden.

Fotos: A beleza de Dresden.

DIA 12- Dresden-Praga

            Motorhome limpo, abastecido, botijões de gás no nível máximo. Estávamos prontos para retornar a Praga, agora sim mais tranquilos. Chegamos bem cedo na cidade e devido a localização do estacionamento, optamos por ficar nele novamente. Passeamos pela cidade, fomos no Castelo, Ponte Carlos e todo Centro Histórico. Nos encantamos com a arquitetura dessa que, ao nosso ver, é uma das mais lindas capitais da Europa.

Dresden- Praga: 146 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite:  20 euros.

Fotos: Praga, uma das mais lindas capitais da Europa.

DIA 13- Praga- Pilsen

            Um bom roteiro pela República Tcheca não pode deixar de fora a cidade de Pilsen, terra da melhor cerveja do mundo no estilo pilsen. Chegamos na cidade no  meio da manhã e fomos conhecer o Zoológico da cidade. No início da tarde fomos conhecer a fábrica da Pilsner Urquell. Dá para estacionar o motorhome ali mesmo no Complexo. Depois de visitarmos o local, fomos passear pelo Centro Histórico de Pilsen. Ele é bem pequeno e em um par de horas dá para ter uma ideia bem legal da cidade. Voltamos para a Fábrica, onde fomos no restaurante. Após a janta, saímos com o motorhome dali e estacionamos em frente a um hotel da cidade, onde era permitido ficar.

Praga- Pilsen: 94km

Local aproximado do pernoite:

Valor do pernoite:  gratuito.

Foto: Fábrica da Pilsner Urquell.

Foto: Centro Histórico de Pilsen.

Foto: Nosso freecamping na rua.

DIA 14- Pilsen- Karlovy Vary

            Logo depois do café da manhã, seguimos para Karlovy Vary, outra cidade bem turística da República Tcheca. Chegamos um pouco antes do meio dia na cidade. O tempo estava chuvoso e resolvemos esperar para ver se melhorava. Fizemos um almoço e quando vimos que não tinha jeito, fomos passear. Do estacionamento até o centro estávamos há uns 30 minutos caminhando. O estacionamento era bem amplo, mas sem nenhum recurso. Passeamos pelo centro e pelas famosas termas minerais, onde provamos as águas com propriedades minerais.

Pilsen- Karlovy Vary: 81 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite:  4 euros.

Foto: Estacionamento onde pernoitamos.

Foto: Karlovy Vary.

Fotos: As diversas fontes espalhadas pela cidade.

Fotos: Arquitetura de Karlovy Vary.

DIA 15- Karlovy Vary- Nuremberg- Cadolzburg

            Saímos bem cedinho em direção a Nuremberg. Estacionamos em um parking privado, bem próximo de umas das entradas do Centro Histórico (1 euro a hora). Passeamos pelas atrações principais da cidade e seguimos de motorhome até o Tribunal de Justiça. De lá, fomos para o Parque Temático da Playmobil, onde deixamos a Sofia brincando a vontade. Até na pista de patinação ela foi. Um baita passeio para quem tem criança pequena. A nossa ideia era pernoitar pela frente do parque, mas encontramos um estacionamento público para motorhomes em uma cidadezinha perto dali. Chegamos em Cadolzburg já era noite e encontramos uns seis motorhomes nesse estacionamento. Usamos a energia e a água e gastamos 2 euros.

Karlovy Vary- Nuremberg- 22km

Nuremberg- Cadolzburg: 9km

Local onde estacionamos para conhecer Nuremberg:

Local do pernoite:

Valor do pernoite: gratuito

Fotos: Nuremberg.

Fotos: Playmobil Fun Park.

Fotos: O estacionamento exclusivo para motorhome em Cadolzburg.

DIA 16- Cadolzburg- Rothenburg ob der Tauber

            Aproveitamos a manhã para conhecer a tranquila Cadolzburg. Depois disso seguimos viagem. Durante nossas férias de julho de 2019, conhecemos Rothenburg ob der Tauber. Nos encantamos com a cidade, mas naquela época a Sofia estava doentinha e não conseguimos aproveitar a cidade. Prometemos que assim que pudéssemos voltaríamos. E lá fomos nós. Estacionamos em um estacionamento específico para motorhomes bem próximo de uma das entradas do Centro Histórico. Aproveitamos ao máximo nosso dia na cidade e ainda curtimos um lindo pôr do sol. No estacionamento havia toda estrutura para motorhome, como eletricidade, água potável e local para despejo de resíduos. O banheiro do local era extremamente limpo e espaçoso.

Cadolzburg- Rothenburg ob der Tauber: 61 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: 12 euros.

Fotos: A tranquilidade de Cadolzburg.

Foto: Estacionamento onde pernoitamos em Rothenburg.

Fotos: A incrível Rothenburg.

DIA 17- Rothenburg ob der Tauber- Schwabisch Hall

            Nossa viagem estava chegando quase ao fim e queríamos um lugar tranquilo para curtir nosso último dia de motorhome. Encontramos no caminho a cidade de Schwabisch Hall, um pequeno vilarejo alemão. Com casinhas típicas, poucos turistas e clima de interior, passeamos tranquilamente pela cidade antes de voltarmos ao motorhome para organizar nossa bagagem. Encontramos um estacionamento público para motorhomes, com energia, água potável e espaço para trocas. Gastamos apenas 0,5 euros com a eletricidade.

Rothenburg ob der Tauber- Schwabisch Hall: 56 km

Local do pernoite:

Valor do pernoite: gratuito

Foto: Freecamping onde pernoitamos.

Foto: Nosso passeio por Schwabisch Hall.

DIA 18- Schwabisch Hall- Mc Rent Stuttgart

            Acordamos, terminamos de arrumar nossa bagagem, tomamos café e fomos em direção à Stuttgart devolver o motorhome na McRent. A devolução foi bem rápida e simples. Atente para entregar o motorhome razoavelmente limpo, uma vez que a multa para quem não entrega limpo chega a 150 euros na locadora. De lá, seguimos de táxi para a Estação de Trem Central de Sttutgart onde seguimos viagem.

Schwabisch Hall- Mc Rent Stuttgart:

            E aí gostou desse roteiro? Você pode acompanhar outras viagens através de nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

            Compartilhe com seus amigos!

(Visited 2.467 times, 1 visits today)