Porto Alegre: dicas do que fazer na capital dos gaúchos.

Porto Alegre: dicas do que fazer na capital dos gaúchos.

            “Deu pra ti baixo astral, vou pra Porto Alegre, tchau”.  E assim, Kleiton e Kledir imortalizaram a capital dos gaúchos em uma das suas mais famosas canções. A verdade é que, quando falamos de turismo, Porto Alegre passa longe dos destinos mais requisitados no sul do Brasil. O que percebemos, morando aqui, é que a maioria dos turistas que vem conhecer a Serra Gaúcha sequer passam uma noite na capital. Seguem diretamente do aeroporto para as cidades serranas.

            Refletindo sobre isso e percebendo as possibilidades que Porto Alegre oferece aos turistas, escrevemos esse post. Um post de quem vive aqui, com dicas do que amamos fazer sempre que temos um tempinho livre.

* Centro Histórico de Porto Alegre

            Caminhar pelo centro histórico de Porto Alegre pode ser revelador. E encantador. A cidade, colonizada pelos açorianos, tem prédios históricos muito bonitos. Claro que, por se tratar de uma grande capital, o centro tem alguns problemas de segurança. Por isso, é sempre bom estar ligado e não andar com muitos pertences a vista.

          Dentre as atividades possíveis de se realizar na região, destacamos a Casa de Cultura Mário Quintana, hotel onde viveu um dos nossos mais ilustres porto alegrenses. Ali você vai encontrar galerias de arte, biblioteca e espaços para diferentes exposições. No piso superior há um café que oferece belas vistas do Guaíba.

            Outro lugar legal de visitar é o MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). O museu recebe muitas exposições itinerantes e é legal conferir a programação no site oficial. Bem pertinho está o Farol Santander, outro espaço que respira arte na nossa cidade.

            Para nós, um dos pontos altos de uma cidade sempre é o seu mercado público. Não poderia ser diferente por aqui. O Mercado Público de Porto Alegre, em funcionamento há mais de 150 anos, já sofreu bastante com incêndios. O mais recente, em 2013, destruiu o segundo andar. Atualmente, ele está sendo reconstruído e deve reabrir em março do próximo ano. Contudo, só o andar inferior já vale a visita. Os aromas e os sabores do Mercado Público são inigualáveis. Destaque para o bolinho de bacalhau do Grambinus (um dos restaurantes mais tradicionais da cidade) e da salada de frutas com sorvete da Banca 40.

Foto: Casa de Cultura Mário Quintana.

Foto: Ao fundo, o Mercado Público.

Foto: As delícias da tradicional Banca 40.

            Ainda no centro, não deixe de conhecer a Catedral Metropolitana, a Praça da Matriz (atualmente em obras)  e o Teatro São Pedro. Uma dica é fazer um tour guiado pela região. Já falamos sobre isso nesse post aqui.

 

Foto: Praça da Matriz.

           Para quem visita a cidade em novembro, um passeio imperdível é Feira do Livro, realizada anualmente na Praça da Alfândega. A feira do Livro é um dos maiores eventos culturais do Rio Grande do Sul. Com uma programação rica, oferece palestras, teatros e contações de histórias gratuitamente para os visitantes.

Fotos: Feira do Livro de Porto Alegre.

            Ainda falando em eventos, não podemos deixar de mencionar o Acampamento Farroupilha, que ocorre tradicionalmente no Parque Harmonia, nos meses de setembro. O acampamento Farroupilha é uma forma de manter viva as tradições gaúchas e está em funcionamento desde 1987. Ali é possível comer o verdadeiro churrasco de chão.

* Usina do Gasômetro- Cais Embarcadero

                A Usina do Gasômetro, antiga usina de geração de energia- e a sua icônica chaminé- está localizada na Orla do Guaíba. Dali partem alguns passeios de barco pelo Lago Guaíba. Um dos mais conhecidos é o tradicional Cisne Branco.

      Ao lado da usina está o recém inaugurado Cais Embarcadero, o novo point da cidade. Os galpões revitalizados do Cais estão ocupados por tradicionais restaurantes da cidade. Na alameda Gourmet é possível encontrar lanches com preços mais convidativos. Ainda no Cais, existe um parquinho incrível para os pequenos. Vale muito a pena descobrir esse novo espaço da cidade.

Foto: Cais Embarcadero.

Foto: Usina do Gasômetro ao fundo.

* Orla do Guaíba

          Os gaúchos costumam se orgulhar do pôr do Sol do Guaíba. Costumam dizer que é um dos mais lindos do mundo. Exageros ou não, contemplar o pôr do sol aqui é encantador. O visual do sol se pondo no rio é deslumbrante. Destaque para a nova orla do Guaíba. A revitalização deixou o espaço incrível. Quadras esportivas diversas, playgrounds e o calçadão são muito convidativos para o final no dia. Nos finais de semana, as ruas são fechadas e o espaço fica ainda mais amplo. Dá para alugar patinete, bicicleta e se divertir por ali. Ao longo da orla existem alguns estacionamentos públicos e gratuitos.

Fotos: Orla do Guaíba.

* Parque da Redenção

              Porto Alegre é uma das capitais mais arborizadas do país. São muitas praças e parques espalhados pela cidade. O mais queridinho deles, sem sombra de dúvidas, é o Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção.

Fotos: O laguinho central da Redenção.

         Nos finais de semana, o parque fica tomado de gente caminhando, praticando esportes ou simplesmente conversando em cangas atiradas no gramado. No domingo acontece ali o tradicional Brique da Redenção. Artesãos locais montam suas banquinhas para divulgar e comercializar o seu trabalho. É um clássico da capital gaúcha. No mesmo local, aos sábados, ocorre a Feira de produtos orgânicos.

Para os pequenos, a diversão está garantida nos brinquedos do Parquinho da Redenção.

Fotos: O queridinho dos pequenos.

           No entorno do Parque, existem muitas opções de bares e restaurantes. Destaque para a Lancheria do Parque, na Osvaldo Aranha. O local, em funcionamento desde 1982, reúne todos os públicos. Os sucos feitos na hora e servidos no copo do liquidificador não podem ficar de fora do seu pedido.

Foto: O suco de abacaxi da Lancheria do Parque.

Foto: Almoçar ao ar livre nos arredores da Redenção é muito legal.

 

* Jardim Botânico e Museu da PUC

            Um dos locais mais tranquilos para levar as crianças é o Jardim Botânico de Porto Alegre. Com uma ampla área verde, o local é perfeito para caminhadas, observação da flora e piquenique. No lago, as crianças se divertem observando os cágados que vivem por ali. Dentro da área do Jardim Botânico é possível visitar o Museu de Ciências e o Serpentário. Pertinho do Jardim Botânico está o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC. O lugar é repleto de experimentos interativos e exposições e costuma fazer sucesso com a gurizada.

 

* Arena do Grêmio e Estádio Beira Rio

            Para quem é amente de futebol, conhecer dois dos maiores estádios do Brasil, pode ser uma boa opção. Tanto a Arena quanto o Beira-Rio oferecem visita guiada, museu e loja oficial.

 

* Parque Moinhos de Vento

            Um dos parques mais procurados pelos moradores, o Parcão, é super bem cuidado e tem um amplo espaço para brincar, pedalar e caminhar. Destaque para o lago central onde está o famoso moinho que dá nome ao parque.

 

* Parque Germânia

         Localizado no bairro Jardim Europa, o Parque Germânia tem uma ampla área verde onde é possível se exercitar e brincar no parquinho. Tem quadras poliesportivas e está há poucos metros de um dos principais shoppings da cidade, o Iguatemi.

Foto: Parque Germânia.

* Orla de Ipanema

         Para quem pretende conhecer a zona sul da capital, a dica é passear pela orla do bairro Ipanema. Nos finais de semana a orla fica lotada de pessoas caminhando ou praticando outra atividades físicas. Já falamos dela aqui. A orla de Ipanema é outro lugar imperdível para curtir o pôr do sol no Guaíba. Ali em Ipanema, dentro do Ipanema Sports, tem uma cafeteria ás margens do lago Guaíba. A Bella Café e Bistrô oferece mesas ao ar livre embaixo das árvores. É um convite para relaxar e comer bem.

Foto: Entardecer em Ipanema.

Foto: Bella Café e Bistrô, Ipanema.

* Quarto Distrito

            Talvez essa seja a região mais efervescente de Porto Alegre. Antigo centro industrial, a região do Quatro Distrito abriga os bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá. O entorno, cheio de casas antigas e ruas de pedra, deu espaço para o nascimento de um distrito criativo e com programações culturais. A região está se tornando referência quando ao assunto é bares e cervejarias na nossa cidade. Destaque para o Complexo Cultural Vila Flores e o restaurante Ofertório. Se você é amante de cerveja artesanal, não deixa de passar na cervejaria Malvadeza e conhecer a produção pessoalmente.

 

            Ah, e depois de todas essas dicas, anota aí a mais importante: Não importa onde seja o passeio e nem a estação do ano: se você for passear pela capital dos gaúchos, leve junto o seu mate. E não esqueça de falar com as pessoas: Bah, tri legal.

            Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

            Siga- nos em nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

(Visited 380 times, 1 visits today)