Provins: um bate e volta de Paris.

Provins: um bate e volta de Paris.

            Paris é aquele roteiro que oferece uma infinidade de opções de passeios: é um destino capaz de agradar os mais diferentes públicos. A cidade oferece tantas opções de passeios que a gente sempre sai de lá com a sensação de ter ficado algo para trás. Aqui no blog já escrevemos várias dicas legais de atividades para serem feitas em Paris.

            Para quem já conhece bem a cidade luz e está a fim de uma viagem no tempo, nossa dica de hoje irá se encaixar perfeitamente. Provins, distante apenas cerca de 90 km de Paris é a certeza de um passeio inesquecível.

            Nós chegamos até Provins de motorhome. Estávamos fazendo uma viagem pelo interior da França, Alemanha e Luxemburgo. Já contamos nosso roteiro nesse post aqui. Para quem não está de veículo próprio dá para chegar facilmente de trem. Pela estrada, de carro, a viagem dura pouco mais que uma hora. De trem, partindo da Gare de L’Est, leva-se em torno de uma hora e trinta minutos.

            Além de muita história, Provins também é puro charme. Todos os canteiros das vias públicas têm flores que dão um colorido vibrante contrastando com o cinza medieval.

            Em pouco mais de meio turno, conhecemos os principais atrativos da cidade. Vale ressaltar que não entramos em nenhum museu. Se você pretende entrar, talvez seja necessário dispor um dia inteiro para conhecer a cidade.

            Para começar o passeio, sugerimos uma passada rápida no Centro de Visitantes. Além de mapas e informações, o local oferece estacionamento, banheiro e até parquinho para os pequenos. Dali, com disposição, você pode explorar a cidade a pé.

            Provins, Patrimômio Mundial da Unesco, tem mais de 58 monumentos declarados e todo o seu perímetro urbano está tombado. A cidade está dividida em Cidade Alta (a mais antiga) e Cidade Baixa.

            Para chegar na cidade alta, a parte medieval, você provavelmente atravessará um dos imponentes portões que cortam a muralha. A muralha, datada do século XIII, tem ainda hoje mais de 1200 metros da sua estrutura preservada e conta com 22 torres de observação. Destaque para o Porta de Jouy. O pôr do sol nas proximidades da muralha é belíssimo.

            Caminhar pelas ruas estreitas dessa área da cidade é uma atração a parte. Você pode observar ali as típicas casas estilo enxaimel, que usam vigas de madeira horizontais inclinadas e verticais, ajudando a sustentar as paredes de alvenaria. Sua caminhada te levará a pracinha principal, com cafés e restaurantes. Dali partem trenzinhos turísticos que passam pelos principais pontos turísticos. Uma boa opção para quem não está disposto a caminhar tanto ou está com o tempo curto.

            Dentre os principais pontos estão a Torre César, do século XII e a inacabada Igreja Colegial de Saint-Quiriace, também do mesmo período. Provins também guarda um tesouro em seu subterrâneo. São mais de 10 km de galerias que remetem aos tempos do Império Romano.

          

        Já na Cidade Baixa, parte mais “nova” e agitada, os destaques são para as diversas construções religiosas. Essa região da cidade oferece maior variedade de bares e restaurantes, sendo a melhor opção para uma parada estratégica depois de uma caminhada. Também é na Cidade Baixa que encontramos o Mercado Público, repleto de produtos fresquinhos e locais.

 

            Vale destacar que Provins é sede da maior festa medieval da Europa, a Medievales de Provins. Ela ocorre em dois dias do mês de junho e toda a comunidade envolve-se nesse evento. Deve ser uma festa incrível. Se caminhando pela cidade você já faz uma viagem no tempo, imagina então um festival com essa temática? Fica a dica.

            Aproveita para seguir nossas redes sociais ( Facebook e Instagram) e acompanhar dicas sempre atuais dos mais diversos roteiros no mundo.

            Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos.

(Visited 753 times, 1 visits today)