Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Roteiro de dois dias em Munique, Alemanha.

Hoje é o dia mundial da cerveja e para comemorar essa data nada melhor do que um post com nosso roteiro  por dois dias em Munique. Estivemos lá em fevereiro deste ano, depois de uma viagem de motorhome pela Alemanha, França e Suíça (já detalhamos nosso roteiro aqui). Nos encantamos com o clima alto astral da cidade e todas as possibilidades que ela oferece. Aqui, vamos detalhar alguns passeios que fizemos por lá. Vale lembrar que tínhamos apenas dois dias para conhecer a cidade. Munique tem muito mais atrativos do que os que visitamos. Infelizmente, não deu para ver tudo. Preferimos fazer bem a região central e deixamos as atrações mais afastadas para uma próxima oportunidade.

Onde ficamos?

       Como estávamos voltando de uma viagem de motorhome, queríamos algo bem espaçoso. Encontramos um flat com quarto e cozinha compacta que atendeu muito bem nossas necessidades e expectativas. O Bayers Boardinghouse e Hotel ficava bem próximo da estação central de trem de Munique e distante uns 15 minutos caminhando da parte mais histórica da cidade. Gostamos bastante da limpeza, organização e otimização do espaço. Com certeza, seria nossa escolha em uma nova visita à cidade.

Quando ir?

           Munique tem vários eventos anuais, como a Oktoberfest e os famosos mercados de Natal. Por suas extensas áreas verdes, também é uma boa opção para os meses de primavera e verão. Nós não tínhamos muita opção e fomos no inverno. Pegamos bastante frio, mas mesmo assim aproveitamos o máximo da cidade. Ou seja, Munique pode ser visitada em qualquer época do ano.

Atrações turísticas para incluir em um roteiro de dois dias na cidade.

Marienplatz- coração do centro histórico e um dos cartões postais da cidade. O prédio da prefeitura (que parece mais uma igreja) domina a paisagem. Todos os dias, pontualmente às onze horas, o relógio da prefeitura toca e os bonequinhos dançam por cerca de dez minutos ao som dos ritmos da Baviera. A praça fica cheia de turistas com os celulares a postos para não perder o espetáculo. No entorno da Marienplatz estão muitas lojas de departamentos, restaurantes e cafés. Logo na saída da praça também está o bonito  prédio da antiga prefeitura.

Foto: Marienplatz.

Platzl- essa região é muito procurada por ser o local de maior concentração das cervejarias mais tradicionais da cidade. Ali também está a loja oficial do Bayer de Munique, time do coração da cidade. Nós visitamos  a Cervejaria Hofbrauhaus, que mais do que uma cervejaria é ponto obrigatório para os turistas.

Cervejaria Hofbrauhaus- se você quer animação, esse é seu destino em Munique. Em funcionamento desde 1589, a Hofbrauhaus produzia cerveja para a corte. Em 1828, abriu na forma de restaurante. É impressionante a riqueza de detalhes, especialmente na decoração e pinturas do teto. Por ali, a pedida é o copo de litro acompanhado de um pretzel. Muitos locais vão com roupas típicas para assistir a banda que toca músicas típicas ao vivo. Nós optamos por jantar e a Sofia se deliciou em um prato típico, o joelho de porco. Um curiosidade pouco divulgada por aqui é que esse templo da cerveja também teve seu momento mais sombrio- foi aqui na cervejaria que, em 1919, foi fundado o Partido Operário Alemão, o partido nazista.

 

Fotos: Cervejaria Hofbrauhaus.

Odeonplatz- seguindo caminhando, você chega nessa bela praça e logo se impactará com as construções que ali estão. Destaque para a igreja Theatiner, primeira igreja barroca da Baviera. Ali também está o Feldherrnhall, o templo dos generais. Chama a atenção os dois grandes leões dessa construção. Essa praça era um dos lugares favoritos de Hitler para realizar os seus discursos em defesa do nazismo. Vale salientar que Munique foi fortemente atacada durante a Segunda Guerra Mundial, sendo reconstruída posteriormente.

Foto: Odeonplatz.

Hofgarten- um pouquinho mais a frente está o Hofgarten que eram os antigos jardins da corte. É uma área colada ao Residenz (maior palácio urbano da Alemanha) e tem um espaço bem bacana para uma caminhada despretensiosa. Como a dia estava bem bonito, acabamos curtindo os jardins e não visitamos o interior do palácio.

Foto: Hofgarten.

English Garden- um pouco mais a frente, também caminhando, chegamos a uma enorme área verde da cidade, o English Garden. Ali passo o Rio Eisbach. Uma curiosidade é que, em certo ponto do rio, a galera surfa, não importa a época do ano. Se você estiver por ali, vale a pena caminhar até esse local.

Foto: English Garden.

Foto: Surf no Rio Eisbach.

Viktualienmarkt- um espaço gastronômico maravilhoso da cidade. Sabe aquele lugar que tu realmente conhece os locais? É ali. Ali tem feira de produtos típicos, verduras, frutas, flores e vários cafés e restaurantes. Nós comemos a tradicional salsicha bavaria ali. Uma delícia. No pão, bem quentinha. Os locais mais típicos formam  fila e o pessoal fica na rua comendo em pé. E quem se importa? Não deixe de provar a salsicha branca, típica da Baviera.

Foto: Viktualienmarkt.

Cervejaria e Restaurante Augustiner- fundada em 1328, é a cervejaria mais antiga da cidade. É outro lugar clássico para tomar cerveja, petiscar e curtir o clima alegre de Munique. As longas mesas de madeira são tomadas de alemães e turistas que brindam e curtem o lugar.

Foto: Augustiner.

Lego Store- essa dica é para quem tem criança. A loja da Lego de Munique é simplesmente sensacional. Tem todas as atrações da cidade em lego e você fica até sem saber para que lado olhar. Vale muito a pena a visita, mesmo que seja só para passear.

Foto: Loja da Lego.

Dica extra- Nós não visitamos o Parque Olímpico da cidade. Construído  para as Olimpíadas de 1972, é uma enorme área verde na cidade, muito procurada nos dias de sol. A dica é ir até lá é pedalando. Munique é plana e perfeita para passeios de bicicleta.

        Essas foram as atrações que visitamos em dois dias da cidade. Ficamos com vontade de ter uns dias a mais para curtir mais e aproveitar a atmosfera festiva da cidade. E você, ficou com vontade?

         Quer saber mais dicas sobre roteiros na Alemanha? Clica aqui.

        E caso precise de ajuda para organizar sua viagem, conte com a nossa experiência e os serviços da nossa Agência de Viagens. Chama a gente no WhatsApp que vamos te ajudar nas passagens, hospedagens, atrações e tudo mais que você precisar.

        Aproveita para seguir o nosso Instagram  e ficar por dentro de todas as novidades.

(Visited 116 times, 1 visits today)