Roteiro de uma semana em Barra Grande, Bahia.

Quem acompanha o Memória Viajante há mais tempo, sabe da nossa paixão pela Bahia. Já perdemos as contas de quantas vezes escolhemos esse estado como nosso destino principal das férias de inverno. A gente ama as belezas naturais, a receptividade do povo e também a cultura local. Dessa vez não foi diferente. Mas queríamos um destino inédito e também ainda pouco explorado. Foi então, através das nossas pesquisas, que chegamos até Barra Grande, um pedacinho do paraíso. Nesse post vamos contar um pouco mais desse destino, bem como detalhar nossas hospedagens e passeios. Quer saber mais? Continua aqui.

Onde fica Barra Grande?

Barra Grande, localizada na Península de Maraú, faz parte dos atrativos da Costa do Dendê, no sul da Bahia, e é um lugar perfeito para quem busca por sossego e belas paisagens naturais.

Como chegar a Barra Grande?

Chegar até Barra Grande não é uma das missões mais fáceis (o que não significa ser tão difícil quanto alguns relatos que lemos). É possível chegar partindo de Salvador (cerca de 270km) ou Ilhéus (130km). Existem duas maneiras de chegar em Barra Grande: carro ou lancha rápida.

A maioria dos visitantes costuma chegar por Ilhéus e alugar um carro para ir até lá. Essa era uma das nossas opções. Contudo, depois de muitas leituras e vídeos, desistimos. Explicamos o porquê: os últimos 46km do trecho da BR030 não são asfaltados e existem MUITOS buracos. Em épocas de chuva, fica praticamente impossível transitar por ali, mesmo de veículo 4X4. Como estávamos indo em um período que costuma chover, resolvemos não arriscar. E depois que vimos a estrada pessoalmente, tivemos a certeza que tomamos a decisão correta.

Foto: Lancha rápida.

A outra maneira de chegar até lá partindo de Ilhéus é pegando um transfer do Aeroporto até Camamu (cerca de 120km). Do porto de Camamu partem lanchas rápidas para Barra Grande que saem de hora em hora e levam 30 minutos até lá. Nós pegamos a lancha da Camamu Adventure e pagamos 60 reais o trecho.

Uma das desvantagens de ir de lancha é estar sem carro para deslocar-se entre uma praia e outra. Sinceramente, do jeito que organizamos nosso roteiro, não sentimos necessidade de ter um carro e fizemos tudo que planejamos. Portanto, se pudéssemos dar uma dica, seria essa: vá de lancha e evite o stress de uma rodovia cheia de surpresas. Pode não acontecer nada? É bem provável. Mas para que arriscar se você pode evitar?

Foto: Chegando em Barra Grande.

Quando ir?

O litoral sul da Bahia costuma ter tempo bom o ano inteiro. Chove menos entre setembro e fevereiro. O mês com maior incidência de chuvas é o mês de abril. Nós viajamos no mês de julho e conseguimos aproveitar muito bem. Dos oito dias que passamos por lá, choveu forte em apenas um. A maior parte dos dias foram de sol ou chuvas ocasionais (chovia 5 minutos e logo depois abria sol).

Em nossa opinião, mais do que cuidar a época de chuvas, é importante ficar atento à tábua de marés. Taipu de Fora, uma das praias mais bonitas do Brasil, só forma piscinas naturais na maré baixa. Por isso, se puder escolher a época que vai visitar Barra Grande, opte pelas luas cheia ou nova, onde há maior variação da maré. Você pode acompanhar a tábua de marés nesse site aqui. Nós planejamos nossa estadia na Praia de Taipu de Fora analisando a tábua de marés para os dias que tínhamos disponíveis. Foi um espetáculo!

Hospedagens na Península de Maraú.

Como falamos aí em cima, não alugamos carro e queríamos muito aproveitar a maré baixa em Taipu de Fora. Por isso, dividimos nossa passagem por Barra Grande em duas hospedagens: ficamos três noites em Barra Grande e outras quatro noites em Taipu de Fora. E a partir disso foi que organizamos os nossos passeios, conforme descrito abaixo. Tivemos muita sorte nas nossas duas hospedagens e recomendamos muito.

Em Barra Grande- Pousada Capitão Gancho.

A Pousada Capitão Gancho fica há menos de 5 minutos de caminhada do pier e do centrinho da vila. Além disso, em menos de dois minutos caminhando você já está na praia. Os proprietários, a Márcia e o Bandeira, são pessoas fora do comum. Eles estão sempre disponíveis e fazem e tudo para que você realmente se sinta em casa. Os quartos são confortáveis e a decoração é um charme. O ponto alto, em nossa opinião, é o café da manhã que é servido na varanda do seu quarto. Eles preparam tudo na hora e os itens são realmente deliciosos. Cuscuz doce e salgado, misto quente, pastel recém frito, pão de queijo, bolo, frutas, suco natural e café são algumas das delícias que experimentamos e adoramos.

Foto: Pousada Capitão Gancho.

Em Taipu de Fora- Pousada Canto dos Encantos

Pensa em uma hospedagem pé na areia? Agora pensa em uma hospedagem pé na areia em uma das praias mais bonitas do Brasil. Bem-vindo a Pousada Canto dos Encantos. A pousada, localizada a menos de 200 metros das piscinas naturais de Taipu é maravilhosa. Você pode optar por apartamentos com cozinha compacta (nossa escola) ou quartos. Alguns dos quartos tem banheira de hidromassagem com vista para o mar. A pousada tem piscina e bar da praia com restaurante e redário. Para os pequenos, tem um parquinho infantil. O café da manhã é servido na beira da piscina e além das opções do buffet, você pode pedir cuscuz, tapioca e omelete. Tudo no capricho e feito na hora. Uma delícia só.

Fotos: Pousada Canto dos Encantos.

Passeios na Península de Maraú

Para vocês entenderam um pouquinho mais de como organizamos nossa viagem, vamos detalhar os passeios que fizemos dia-a-dia.

DIA 1- Chegada em Barra Grande.

Saímos do porto de Camamu por volta das 11h e antes do meio dia á estávamos hospedados na Pousada Capitão Gancho. Para acessar Barra Grande, paga-se uma taxa de 20 reais, que é revertida em projetos de preservação ambiental. Criança paga meia. Logo depois que largamos nossos pertences na pousada fomos caminhando até a Ponta do Mutá (uns 15 minutos caminhando pela praia). Essa região é bem conhecida pelo seu Pôr do Sol. Ao entardecer, os barzinhos costumam receber um bom público que vem apreciar esse espetáculo da natureza. Nós escolhemos parar no Restaurante Sol do Mutá. Gostamos do serviço, da comida e achamos os preços bem razoáveis. No caminho passamos pelo Tulum Beach Club, que é um lugar bem bacana, mas com preços bem mais altos.

Durante a noite, todos os caminhos te levarão ao Centrinho de Barra Grande. Com ruas de chão batido e uma atmosfera bem interiorana, o lugar é incrível. Por ali você vai encontrar mercados, lojinhas de artesanato, roupa e também bares e restaurantes bem charmosos. Nós escolhemos jantar no Garden Restaurante e Pizzaria, que, além de boa pizza, também tinha música ao vivo.

Fotos: Centrinho de Barra Grande.

Dia 2- Ida para Taipu de Fora

Depois do nosso café da manhã delicioso, fomos até a praia e caminhamos para o lado oposto da Ponta do Mutá, em direção a foz do Rio Carapitangui. Por aqui, praias desertas e muita beleza natural. No meio do caminho, paramos para tomar um banho e ficar por ali contemplando a natureza.

Almoçamos no centrinho da vila e aproveitamos para fazer algumas comprinhas no mercado, pois de tarde estaríamos indo para Taipu de Fora, que oferece uma estrutura bem menor do que Barra Grande. De centro de Barra Grande até Taipu de Fora são aproximadamente 10 km de uma estrada cheia de buracos. Nós fomos até lá de jardineira, um veículo especializado nesse trajeto. O trajeto é pura aventura e você dará umas boas risadas (e sacolejadas) pelo caminho.

Foto: Jardineira até Barra Grande.

Depois de nos estabelecermos na Pousada, fomos caminhar pela praia. A maré já estava alta e nem dava para acreditar que ali formam-se as piscinas naturais que estávamos ansiosos para conhecer. Ao final do dia, fomos brindados com um lindo arco-íris.

Dia 3- Dia de piscinas naturais

Em Taipu de Fora acontece um outro espetáculo natural: a gente pode apreciar o nascer do sol na beira mar. Acordamos cedinho, antes das seis, e fomos curtir o sol raiar. Depois de um café reforçado, seguimos em direção às piscinas naturais. Bem importante estar atento às tábuas de marés. Nesse dia, a maré estava ótima e chegou a 0,2. Os recifes de Taipu de Fora ainda estão muito bem preservados e estendem-se por mais de um quilômetro de comprimento. Nenhuma foto é capaz de detectar a beleza desse recife. São muitos peixes e invertebrados que vivem harmoniosamente por aqui. A água estava bastante cristalina e a visibilidade passou dos 5 metros.

Foto: Nascer do sol em Taipu de Fora.

Foto: Piscinas naturais.

Aproveitamos todo a duração da maré baixa e, quando ela começou a subir, fomos passear na vila de Taipu de Fora. A vila resume-se a uma rua com poucas opções de restaurantes e bares. Na beira-mar existem dois restaurantes mais conhecidos, o Bar das Gurias e o Buda Beach. Achamos os preços bem altos e não paramos ali. Na vila, vale a pena comer o sorvete da Taipu Cremeria. São realmente diferenciados. Em frente tem uma banca de açaí que também gostamos bastante.

Voltamos para a nossa pousada e aproveitamos a estrutura acompanhados de caipirinha com cachaça própria do local, a cachaça Alambique Brasil.

Dia 4- Mais piscinas naturais

Quando começamos a planejar essa viagem, ficamos realmente impactados com as imagens e vídeos sobre as piscinas naturais de Taipu de Fora. Essa praia, inclusive, já foi eleita algumas vezes como uma das mais bonitas do Brasil. Portanto, deixamos dois dias inteiros só para curtir as piscinas. Logo, o dia de hoje se resumiu a cuidar o horário da maré baixa e flutuar muito. A água estava ainda mais cristalina e observamos muitos animais marinhos. Importante destacar que sentimos, por parte da população local, um cuidado muito grande com os recifes de corais. Existem placas indicativas e também, no ponto principal, um fiscal que orienta as pessoas a não pisarem nos corais, devido a sua fragilidade e importância ecológica.

Dia 5- Passeio de quadriciclo

O dia foi totalmente destinado para outro clássico da região: o passeio de quadriciclo. Alugamos nosso quadriciclo com a Terra Trip, que levou o veículo até nossa Pousada e explicou todo o funcionamento. Atendimento top. O valor da diária, nessa época, fica em torno de R$ 200. Saímos de Taipu de Fora e nos dirigimos para a Trilha das Bromélias. Pensem em bromélias gigantes! É isso que você vai ver ao longo de todo o caminho- algumas delas têm mais de um metro de altura. No trajeto é possível fazer várias paradas para admirar as vistas e curtir a praia. Você administra seu tempo, afinal de contas ninguém te acompanha no passeio. Seguimos pela BR 030 (estrada de chão) até chegarmos na Praia dos Algodões. Muitos buracos pelo caminho.

Foto: Trilha das Bromélias.

Muitos locais dizem que a Praia dos Algodões é hoje o que foi Taipu de Fora no passado. Uma extensa faixa de areia, coqueirais e pouquíssimas pessoas… um paraíso! Tomamos um banho de mar e curtimos um pouquinho das piscinas naturais. Com uma boa diversidade, não perdem em nada para as piscinas de Taipu de Fora. Aproveitamos para tomar uma água de coco no Restaurante Obaê, na beira mar.

Depois da Praia dos Algodões (a mais distante do roteiro), começamos a voltar parando em todas as praias e atrações. A primeira foi a Praia de Saquaira, uma praia praticamente deserta e com muitos coqueirais. Por ali, caminhamos bastante e curtimos o clima bucólico do local. Não havia praticamente ninguém na praia.

Nossa próxima parada foi a Lagoa do Cassange. Estacionamos o quadriciclo e fomos para a lagoa, que fica entre duas faixas de Mata Atlântica. Á agua da lagoa é um pouco escura, mas o banho é sensacional. Tem um restaurante que coloca redes na beira e mesinhas dentro da água. No entorno das mesas, os peixinhos fazem a festa. Outra lagoa que fizemos uma parada foi a Lagoa Azul. Essa é menor, mas tão bonita quanto. Como já havíamos tomado banho na Lagoa do Cassange, aqui a pausa foi apenas para fotos.

Foto: Lagoa do Cassange.

Nossa última parada foi no Farol de Taipu. No alto de uma colina, a vista que se tem da região é simplesmente espetacular. Nós conseguimos ir com o quadriciclo até o topo. Para quem está de carro, a dica é só subir se o veículo for 4×4, uma vez que tem muita areia solta na estrada. Procure estar lá em cima no entardecer, pois a paisagem fica ainda mais bonita (se é que isso é possível).

Foto: Final do dia no Farol de Taipu.

Depois de um dia incrível passeando pelos atrativos da região, encerramos nosso dia comendo na Pizzaria Taipu 73.  Todas as pizzas de lá são produzidas com produtos orgânicos e frescos. Simplesmente divina. Achamos muito bacana que ao chegarmos na pizzaria, nos entregaram uma caixa cheia de jogos (dominó, varetas, cartas) para que pudéssemos brincar com a Sofia enquanto a pizza não vinha.

Foto: Pizzaria Taipu 73.

Dia 6- Retorno para Barra Grande

Depois de aproveitarmos mais um pouquinho das piscinas naturais de Taipu de Fora, pegamos a jardineira e voltamos para a vila de Barra Grande. Deixamos nossas bagagens na Pousada Capitão Gancho e fomos curtir a tarde na Ponta do Mutá. Ficamos lá até o entardecer e depois passeamos pela vila.

Fotos: Mais um pouco de piscinas naturais.

Dia 7- Passeio até a Foz do Rio Carapitangui

Após aquele café da manhã especial na varanda, nos arrumamos e saímos caminhando a esquerda do pier de Barra Grande. Fomos em direção a foz do Rio Carapitangui. A maré estava bem baixa e conseguimos caminhar bastante rio a dentro. Chegamos no famoso Bar da Rô, que tem duas frentes: uma para a rio e outra para o mar. Sentamos em uma das mesas e ficamos admirando o visual. O bar tem um espaço bem bacana para as crianças, com parquinho. Haviam muitas crianças e a diversão para a Sofia estaca garantida. Almoçamos um peixe bem gostoso. O dia estava bem nublado e ficamos por ali mesmo já que a Sofia estava brincando bastante.

Fotos: Bar da Rô.

Já no meio da tarde retornamos em direção a vila de Barra Grande, onde tomamos mais um banho com água cristalina. De noite, fomos comer um hambúrguer delicioso no Capitão Carnudo. Fica a dica para quem gosta.

Dia 8- Passeio das Quatro Ilhas.

O dia amanheceu lindo e fomos fazer o passeio que estava faltando aqui na região- o passeio das Quatro Ilhas. Existem duas opções para fazer esse passeio: de escuna ou de lancha rápida. Na lancha rápida existe o adicional que é visitar a Cachoeira do Tremenbé. Dizem que ela é lindíssima e vale muito a pena. Dessa vez, em função da Sofia, nós optamos em fazer o passeio de escuna, uma vez que existia a possibilidade de ter outras crianças para ela brincar. Fechamos o passeio com uma agência local, a Princesinha Turismo. Gostamos bastante do atendimento e achamos um excelente custo benefício (R$70 e criança isento). O passeio sai do pier de Barra Grande em direção as ilhas da Baia de Camamu.

A primeira parada foi na Ilha da Pedra Furada, que leva esse nome devido a uma grande formação rochosa com um buraco esculpido nela. A ilha é bem pequena, mas tem áreas bastante fotogênicas. Paga-se um valor de R$10 para ter acesso a Pedra Furada.

Fotos: Ilha da Pedra Furada.

Em seguida, a escuna aproxima-se da Ilha Grande, onde não há parada, apenas pausa para fotos. Nossa próxima parada foi na Ilha do Goio, com água quentinha e cristalina. Dá para dar uma caminhada até o mangue. A areia é cheia de conchinhas e o visual é bem bonito.

Foto: Ilha do Goio.

Adiante, a escuna para na Ilha do Campinho, onde tivemos um tempo de aproximadamente 20 minutos para curtir as belas águas da Baia de Camamu. Por fim, nossa última parada foi na Ilha do Sapinho, onde almoçamos em um restaurante bem simples, mas com uma comida deliciosa.

Fotos: Ilha do Campinho.

Foto: Almoço na Ilha do Sapinho.

Já na volta para Barra Grande, fomos curtir o entardecer novamente na Ponta do Mutá.

E assim foi a nossa semana nessa incrível região da Península de Maraú. Gostou? Caso tenha interesse, o Memória Viajante pode organizar um roteiro personalizado nesse paraíso para você e sua família. Chama a gente no WhatsApp que conversamos melhor.

E para acompanhar nossas próximas viagens, segue o Memória Viajante no Instagram. E aproveita para compartilhar esse post com seus amigos e familiares.

(Visited 93 times, 1 visits today)