Roteiro por Valência: nossas dicas e experiências.

Roteiro por Valência: nossas dicas e experiências.

                  Já estivemos na Espanha em muitas oportunidades. É um dos países do mundo que a gente mais gosta de visitar. Contudo, foi somente nessa última viagem que conhecemos Valência. Gostamos tanto, mas tanto da cidade que esticamos nossa permanência lá para poder aproveitar um pouco mais a atmosfera da cidade. No post de hoje vamos compartilhar um pouco da nossa experiência em Valência, bem como contar os atrativos que mais gostamos de visitar e dar algumas dicas especiais. Visitamos Valência após uma viagem maravilhosa de motorhome pela região da Catalunha e Costa Brava. Caso queira conhecer o nosso roteiro, clica aqui.

Um pouco sobre Valência…

       Valência é a terceira maior cidade da Espanha, ficando atrás apenas de Madri e Barcelona. É uma cidade litorânea com belas praias, sendo muito procurada nos meses de verão. Todavia, Valência pode ser visitada em qualquer época do ano, pois tem muitos atrativos culturais, gastronômicos e históricos.

        Um dos fatores que mais surpreendeu positivamente é que Valência é uma cidade grande com jeito de cidade pequena, perfeita para conhecer a pé ou de bicicleta. Ela é segura e aconchegante. Como visitamos a cidade em janeiro (inverno europeu) não aproveitamos nenhum dia de praia (apenas passeamos de bicicleta pela orla). Caso você esteja pensando em viajar para a cidade no verão, vale a pena incluir um dia para aproveitar as praias da cidade.

 

Quantos dias ficar em Valência?

            Nós ficamos seis dias em Valência e sentimos que aproveitamos bem, sem correria. Contudo, se você tiver menos tempo, dá para aproveitar a cidade em 3 ou 4 dias. Decidimos escrever aqui, sem roteiro fixo dia a dia, os locais que mais gostamos na cidade. De acordo com a sua disponibilidade, você pode organizar o roteiro no seu ritmo.

 

Como é o clima em Valência?

            Valência tem clima mediterrâneo. Tanto no inverno como no verão, os dias costumam ser agradáveis. Como contamos, fomos em Valência no inverno e as temperaturas estavam bem amenas. Fizemos todas as atividades ao ar livre que planejamos. Ou seja, o tempo não nos prejudicou. A única coisa que não conseguimos curtir foi o mar mediterrâneo, o que era previsto.

 

Onde nos hospedamos em Valência?

            Escolhemos nos hospedar na região central de Valência, no Centro Histórico. Encontramos um flat bem bacana cerca de 100 metros do Mercado Central. O flat tinha cama de casal, sofá, banheiro e cozinha completa. Inclusive uma máquina de lavar roupas, fato que nos agradou muito, uma vez que estávamos há 15 dias viajando de motorhome quando chegamos em Valência. Para quem se interessar, o nome é Singular Stays Valência e o link está aqui, o valor da diária nessa época foi de 40 euros.

 

O que visitamos em Valência?

            Como contamos antes, Valência é uma cidade com muitas possibilidades. Obviamente não visitamos todas as atrações, mas sim as principais. Segue uma lista daquilo que conseguimos fazer em seis dias.

 

* Centro Histórico

            O Centro Histórico de Valência é conhecido como Barrio del Carmen. Com muitos prédios históricos e vielas fantásticas, o melhor jeito de conhecer os atrativos é caminhando. Reserve ao menos um dia para passear tranquilamente por todas as atrações da região. Pontos imperdíveis no centro:

        – Catedral de Valência: uma mistura de estilo gótico e barroco, essa catedral foi erguida entre os séculos XIII e XV sobre uma mesquita muçulmana. A catedral pode ser visitada entre às 7h e às 15h.

     – Plaza de Ayuntamiento: uma praça muito bonita com dois edifícios que chamam a atenção- Palacio de Comunicaciones (Prédio dos Correios) e a Prefeitura. Visitamos o interior da Prefeitura, que abriga o Museu Histórico Municipal de Valência. As salas do prédio são belíssimas e da varanda se tem uma vista muito legal da Praça. A entrada é gratuita.

Foto: O prédio da Prefeitura.

Foto: A praça, vista da prefeitura.

        – Mercado Central: nós amamos mercados públicos e o de Valência não poderia ser diferente. O mercado data de 1914 e é muito tradicional na cidade. Com uma estrutura em ferro, a cúpula foi o que mais nos encantou. O local fica aberto das 7 às 15 horas. Não deixe de ir tomar café da manhã por lá e se deliciar com frutas fresquinhas.

Fotos: Mercado Central.

       – Torre dos Serranos: essa torre integra uma das doze portas da antiga muralha da cidade. É possível subir nas Torres e ter uma vista panorâmica da cidade. Infelizmente, não conseguimos subir.

Foto: Torre dos Serranos.

    

   – Plaza de la Virgen: é uma praça bem aconchegante no Centro Histórico ( foto) com belos prédios no seu entorno. Destaque para a igreja de Nossa Senhora de los Desamparados.

       – Plaza de Toros: devido a tradição das touradas, é um dos símbolos de Valência. Como não concordamos muito com essa prática, optamos por não visitar a parte interna. A fachada externa nos lembrou o Coliseu, em Roma.

       – La Lonja de la Seda: esse local foi importante no comércio de seda. Em estilo gótico, a Lonja de la Seda é Patrimônio Mundial da Unesco e retrata um período de muita prosperidade de Valência (séculos XV e XVI). Visitamos essa atração em um domingo, onde a entrada é gratuita.

       – Palácio del Marquês Dos Água (Museu da cerâmica): sua fachada em estilo barroco chama a atenção de quem passa por ali. O palácio data do século XV.

Foto: Plaza de Toros.

Fotos: Lonja de Seda, Patrimônio da Humanidade.

Foto: Museu da Cerâmica.

      – Horchateria Santa Catalina: local ideal para experimentar a horxata, bebida típica de Valência. Essa bebida é mais consumida no verão pelo seu teor refrescante. É feita a base de chufa, um tubérculo. Nesse local, nós também experimentamos o chocolate quente com churros, clássico da casa.

Fotos: Horchateria Santa Catalina.

    – Chocolateria Valor: para nós, os melhores churros com chocolate da Espanha. É uma rede que pode ser encontrada em muitas cidades. A Chocolateria Valor de Valência fica na praça da Catedral.

      – Calle Moret de Valência: é uma rua repleta de grafites legais e que dão um colorido especial para essa região da cidade.

Foto: Os grafites do Bairro del Carmen.

 

* Cidade das Artes e Ciências

            Se tem um lugar incrível e imperdível em Valência, esse lugar é a Cidade das Artes e Ciências. O espaço é um complexo de estruturas arquitetônicas inaugurado em 1998. Foi projetada por Santiago Calatrava, o mesmo que projetou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O complexo fica em um dos extremos do Jardin do Rio Turia. Fomos caminhando do centro até lá. É uma caminhada de pouco mais de uma hora, bem agradável. Se você não tem tanto tempo, o ideal é ir de transporte público. Dá para comprar os ingressos para as atrações no local ou, para evitar filas, comprar antecipadamente pelo site. Se você tiver tempo, divida o passeio pela Cidade das Artes e Ciências em dois dias. Será bem mais proveitoso e menos cansativo.

         No complexo existem as seguintes opções: Palácio de Artes Reina Sofía (espetáculos, especialmente óperas), Hemisfèric (cinema IMAX com diversas projeções), L´Umbracle (um jardim para passear), L’Oceanogràfic (o maior aquário da Europa) e o Museu de Ciências Príncipe Felipe (um espaço de ciência interativo). Vamos destacar aqui a nossa visita ao Museu de Ciências e ao Oceanário.

            O Museu de Ciências é muito diferente dos museus que estamos acostumados a visitar. São muitas exposições interativas, onde a criança pode fazer suas próprias descobertas. Existe um andar especialmente dedicado aos pequenos. São contos infantis transformados em experimentos. Sofia amou! Em alguns dias da semana há a possibilidade de participar de uma oficina prática com muitas atividades mãos na massa. Você paga um valor extra e participa por uma hora de oficinas orientadas. Achamos incrível esse momento.

Fotos: O maravilhoso Museu de Ciências e as oficinas científicas.

        

           O Oceanário é outro lugar que vale cada centavo do ingresso. Passamos um dia inteiro lá. Vale lembrar que se trata do maior oceanário da Europa. Ou seja, você tem muita coisa para ver. O parque é dividido em muitos tanques de acordo com os oceanos. Um espaço muito legal é o delfinário, onde ocorrem apresentações dos golfinhos no sentido de mostrar a importância desses animais para os ecossistemas marinhos. Existe, em um dos espaços, um túnel gigante onde você se sente dentro do oceano. Destaque também para o espaço das focas e tartarugas marinhas e o incrível encontro com as belugas.

 

 

 

Fotos: O Oceanário é um passeio maravilhoso.

* Aluguel de Bicicletas

            Se você quer fazer um passeio clássico em Valência, não deixe de alugar uma bicicleta. Existem lojas de aluguel espalhadas por todo o Centro Histórico. A cidade é plana e perfeita para esse tipo de passeio. A diária de cada bicicleta que alugamos saiu por 7 euros (mais 3 euros da cadeirinha infantil). Um lugar muito legal para passear de bike é o Jardim del Turia, um parque que ocupa o antigo leito do rio que foi desviado. Hoje, esse parque é o pulmão da cidade. Ele liga a zona do Bioparc com o Museu das Artes e das Ciências (são cerca de 10km de extensão). Depois de passear pela ciclovia do jardim, seguimos em direção a Marina e para a orla da praia. Destaque para as belezas naturais e arquitetônicas do passeio, especialmente para as pontes belíssimas que passam sob o Jardim del Turia. Não deixa de anotar essa dica!

Fotos: Nosso passeio de bike.

* Piquenique no Jardin del Turia

            No dia que alugamos a bicicleta, resolvemos fazer algo bem típico por aqui: um piquenique nos jardins de Turia. Muitos valencianos apreciam muito essa programação, especialmente nos finais de semana. Os jardins ficam lotados de toalhas de piquenique. As famílias ocupam os espaços e aproveitam essa bela área de lazer. Vimos muitas festinhas de aniversário por ali. Vale salientar que no jardim existem muitos parques infantis, todos gratuitos e bem estruturados.

 

* Estádio Mestalla

            Para os amantes do futebol, é possível fazer uma visita guiada. Nós conhecemos apenas a parte externa durante nosso passeio de bicicleta.

Foto: Estádio Mestalla.

 * Marina de Valência

           Também no nosso passeio de bicicleta conhecemos a Marina de Valência. O local é muito agradável para uma caminhada. Nos finais de semana, alguns pavilhões tornam-se locais de prática de esportes, como patins e skate. É um local que também oferece exposições, vida noturna e boa gastronomia. Não deixe de observar o Edifício do Relógio do Porto, bem no início da Marina.

Foto: Marina de Valência.

 

* Playa de las Arenas

          O litoral de Valência tem mais de 15 quilômetros, com diversos lugares deliciosos para aproveitar o verão. Como fomos no inverno, aproveitamos o passeio de bicicleta para conhecer a orla da Praia de las Arenas. Sofia aproveitou para brincar de areia e nos parquinhos.

Foto: Passeando pela praia.

 

*Bioparc de Valência

          Esse parque é um zoológico com uma proposta diferente da tradicional. Aqui, os ambientes foram pensados da maneira mais natural possível, a fim de minimizar o impacto nos animais. Além disso, espécies diferentes convivem em um mesmo recinto, assim como acontece no ambiente natural. O zoo tem diversas espécies de animais africanas, com destaque para os gorilas, leões e hipopótamos. Para quem está viajando com criança, o Bioparc Valência é passagem obrigatória. O ingresso pode ser adquirido no site ou no local. O ingresso de adulto custa 23,80 euros e o infantil 18 euros.

         Ao lado do Bioparc está o Parque Cabecera, uma área verde com um laguinho, onde é possível alugar pedalinhos para passear no lago.

 

 

 

 

 

Fotos: Bioparc Valência.

* Bairro de Russafa

            Caminhamos muito por Valência e um dos bairros que nos chamou a atenção foi o Bairro de Russafa, uma área moderna e com uma vida cultural mais agitada. O bairro tem muitos bares e uma atmosfera mais jovial. Conhecemos por ali o Mercado Público de Russafa.

 

* Parquinhos temáticos

            Como já contamos nesse post, Valência tem muitos parquinhos para as crianças aproveitarem em suas áreas verdes. Achamos legal  o fato de alguns parquinhos serem temáticos. Fomos conhecer o parque do Mortadelo e Filemon (dois personagens infantis da Espanha) e o Parque da Branca de Neve e Sete Anões. Os parques são bem simples, mas a Sofia adorou.

* Jardim de Monforte

            Conhecemos esses jardins em nosso último dia em Valência. Ele não está nos roteiros mais clássicos da cidade, mas gostamos muito da tranquilidade e beleza do lugar. Sua origem data de 1860-1870 quando as hortas locais foram transformadas em jardins e um palacete. O silêncio predomina no local. Um convite ao descanso e a contemplação.

Fotos: Jardins de Monforte.

* Jardines del real

            Outra área verde da cidade, o parque é muito arborizado e tem muitos locais para as crianças brincarem e para os adultos descansarem.

Foto: Jardines del Real.

* Albufeira de Valência

         Para quem tem mais tempo, um passeio incrível em Valência é o Parque Nacional Albufeira de Valência. O parque fica ao sul de Valência, uns 30 minutos de transporte público da região central da cidade. Além de ser um passeio em meio a natureza, com possibilidade de observação de aves, o lugar também é o berço da paella valenciana. Ou seja, aqui é um dos melhores locais da Espanha para comer uma boa paella. Nossa dica é a Arroceria Maribel, um lugar com mesas ao ar livre e uma paella deliciosa.

        Outro passeio tradicional em Albufeira é o passeio de barco pela lagoa de Albufeira para contemplar o pôr do sol. Aqui dá para entender a dimensão dos arrozais da região. O passeio custou 6 euros por pessoa. A Sofia pagou 4 euros.

Fotos: Passeio por Albufeira de Valência.

 

            Esperamos ter ajudado com nossa experiência nessa cidade apaixonante. Na dúvida, visite Valência.

            Precisa de ajuda para organizar sua próxima viagem? Conte com nossa assessoria personalizada. Montamos a viagem dos seus sonhos, de acordo com suas possibilidades e vontades. Todos nossos pacotes e valores estão aqui. Segue a gente em nosso Instagram e acompanhe todas as nossas dicas.

            Caso queira mais dicas da Espanha, temos muitos textos aqui.

            Gostou do nosso post? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 584 times, 1 visits today)