Roteiro de 1 dia em San Marino.

Roteiro de 1 dia em San Marino.

         Depois de uma breve passagem por Bolonha, na Itália, pegamos o carro para conhecer mais um país. Cerca de 130 km separam Bolonha de San Marino, a República mais antiga do mundo. Com pouco mais de 60km², o país tem todo seu território dentro da Itália.

       Fundado em 301 depois de Cristo, San Marino manteve seu território mesmo depois Primeira e Segunda Guerra Mundial e da Unificação Italiana. Em 2008 foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

             Todos os atrativos do país estão concentrados na Cidade de San Marino (Città di San Marino). Logo, dá para conhecer bem os pontos turísticos em apenas um dia. Todavia, resolvemos pernoitar por ali. Como a imensa maioria dos turistas opta por um bate e volta, à noite a cidade fica vazia e tudo fica ainda mais charmoso e encantador. Recomendamos muito passar pelo menos uma noite no Centro Histórico. Por falar nisso, vale a pena ler o post que escrevemos sobre o Hotel La Grotta, em San Marino. Simplesmente perfeito.

Foto: Chegando em San Marino.

          Tivemos uma sorte imensa em nossa passagem por San Marino. Chegamos em um dia ensolarado, depois de alguns dias de neve. A paisagem, com tudo coberto de branco, estava deslumbrante. Sofia se encantou com a neve e com a possibilidade de brincar pela primeira vez jogando bolas de neve para tudo que é lado.

Foto: A paisagem encantadora depois de muitos dias de neve.

       Para chegar até San Marino existe duas opções: ou você vai de carro próprio ou você chega de ônibus que vem de Rimini, cidade mais próxima dali. Um detalhe: no Centro Histórico da Cidade de San Marino não circulam carros. Por isso, se você estiver de carro, estacione no entorno das muralhas e suba caminhando. Se você for pernoitar, vale a pena se informar antes qual é o estacionamento mais próximo para parar o carro.

         Com relação aos atrativos turísticos, talvez o mais legal mesmo seja caminhar pelas ruas estreitas. Como a Cidade de San Marino está no topo do Monte Titano, de muitos pontos da sua caminhada você terá vistas maravilhosas do entorno. Dentre os locais que oferecem uma bela vista está a Piazza della Libertà, para nós, um dos locais mais bonitos da cidade. Ali na praça está o Palazzo Pubblico. Perto dali está a Basílica de San Marino, enorme em comparação aos demais prédios por ali. A entrada na Basílica é gratuita.

Foto: As ruas estreitas de San Marino.

Foto: Piazza della Libertà.

Foto: Basília de San Marino.

          Se você gosta de entrar em todas as atrações de uma cidade, vale a pena adquirir o San Marino Card que dá acesso a muitas delas. Nós passeamos bastante pelas áreas externas e optamos por comprar individualmente alguns ingressos.

         Símbolo máximo do país, as Três Torres de San Marino merecem a visita. Entramos apenas na segunda torre, pois lemos em muitos blogs que é a que oferece as vistas mais bonitas. São espetaculares mesmo. A primeira torre, Guaita, foi construída no século XI. Cesta, a segunda, no século XIII e Montale, a terceira, um século depois. O ingresso a segunda torre custou 3 euros. As torres encontram-se conectadas por uma muralha medieval.

          O italiano é a língua oficial desse país que possui uma das maiores rendas per capita do mundo. Todavia, o inglês parece ser regra por ali. Para quem gosta de compras, salientamos que San Marino é zona tax free. A moeda local é o euro. Para conhecer o país não é necessário visto.

        Como a Cidade de San Marino está no alto de uma montanha, as temperaturas costumam ser um pouco mais baixas do que na Itália. Pegamos bastante frio por lá. Não dá para deixar o casaco fora da mala mesmo nos dias de verão.

         Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 430 times, 1 visits today)