CONHECENDO A RECOLETA- BUENOS AIRES

            Hoje o Memória Viajante vai contar um pouco mais sobre a Recoleta, um dos bairros mais tradicionais de Buenos Aires. Esse bairro merece, ao menos, um dia das suas férias em Buenos Aires. O ideal é conhecê-lo caminhando, já que é um dos locais mais agradáveis para se caminhar na cidade. Outro lugar legal para caminhar na cidade são os Bosques de Palermo que já falamos nesse post aqui.

          recoleta

Foto: A arquitetura da Recoleta.

           Antes de começarmos a falar das atrações turísticas do bairro, vale a pena saber um pouco da sua história para entendermos melhor sua atual configuração. Em 1871, uma grave epidemia de cólera e febre amarela atingiu a zona sul da cidade (atual Bairro San Telmo). Assim, as famílias mais ricas migraram para o norte e começaram a povoar a região que hoje é a Recoleta. Muitos casarões no estilo francês foram construídos para receber essas famílias. Isso fez com que o bairro se tornasse um dos epicentros da bela arquitetura de Buenos Aires. Por ali também encontramos ruas arborizadas e praças com ricos jardins. Uma das ruas mais agradáveis para caminhar é a Avenida Alvear. Com sete quarteirões, essa avenida tem lindos casarões, galerias de arte e lojas de grife.

        recoleta4Foto: Igreja Nossa Senhora do Pilar

               Após caminhar por algumas ruas do bairro, vá em direção a Igreja Nossa Senhora do Pilar, patrimônio nacional, que foi construída em 1732. Essa igreja é um belo exemplo do barroco colonial. Ela fica em frente à Plaza Francia que, nos finais de semana, sedia uma das mais movimentadas feiras de arte e artesanato da cidade.

              recoleta3 Em seguida, entre no Cemitério da Recoleta (foto ao lado). Pode parecer estranho um cemitério ser uma das grandes atrações turísticas de uma metrópole como Buenos Aires, não é mesmo? Todavia, quando você chegar lá, entenderá o motivo. São tantas esculturas e obras de arte que fica difícil escolher para qual lado olhar. Além disso, o cemitério guarda os restos mortais de grandes personalidades argentinas, como a ex-primeira dama Evita Perón. Não é muito fácil encontrar o túmulo da Evita. Pegue bem as orientações no mapa de entrada para não ter perigo de se “perder” em meio às galerias.

recoleta2

Foto: É no cemitério da Recoleta que estão os restos mortais de Eva Péron.

                recoleta10   Caso esteja com fome, pertinho dali existem várias opções de alimentação. Os preços na região são um pouco mais salgados do que os demais da cidade. Encontramos no Centro Cultural Recoleta, um food truck chamado Camping Recoleta que vendia panchos bem gostosos (foto ao lado) por um preço acessível.

                  Dali é possível seguir caminhando para o Museu Nacional de Belas Artes, que tem coleções permanentes de obras de artistas consagrados como Van Gogh. Bem pertinho do Museu Nacional está o Monumento Floralis Genérica, uma escultura de aço e alumínio com 20 metros de altura que fica no centro da Praça Nações Unidas. A escultura é realmente incrível. Essa obra foi projetada para homenagear todas as flores do mundo. Suas pétalas abrem-se pela manhã (7h30min) e fecham-se à noite (20h30min).  A abertura e o fechamento das pétalas é controlado por um sistema hidráulico e células fotoelétricas.

recoleta6

Foto: Museu Nacional de Belas Artes.

recoleta5

Foto: Monumento Floralis Genérica.

            recoleta7    Ainda no Bairro da Recoleta está a famosa Livraria El Ateneo Grand Splendid. Localizada na rua Santa Fé, essa livraria merece a visita, uma vez que já foi eleita a segunda mais bela livraria do mundo. Ela está sediada em um antigo teatro, construído em 1919.  A cúpula e as varandas do teatro permanecem intactas. O antigo palco hoje é um dos cafés mais procurados pelos turistas da cidade. A livraria é enorme, conta com mais de 100 mil títulos diferentes e é um convite à leitura. Em todos os andares existem poltronas onde é possível sentar, descansar e ler. Um programa diferente e cheio de cultura.

recoleta8recoleta9

Fotos:A belíssima Livraria El Ateneo.

            Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 733 times, 1 visits today)