Dicas Gerais da Jordânia

O Oriente Médio sempre esteve em nossos planos. Se tem algo que nos fascina é a possibilidade de entrar de cabeça em outras culturas durante uma viagem. No mundo árabe, nós já tínhamos visitado juntos o Marrocos e o Cátar. Foram viagens de muitas descobertas e aprendizados. Queríamos mais. Nesse meio tempo a Sofia chegou e optamos por não nos aventurarmos muito. Sempre que atravessávamos o oceano, escolhíamos países europeus como destino.

No entanto, ano passado sentimos que já estava na hora de encararmos uma aventura com ela. Surgiu então a possibilidade de incluir a Jordânia nessa nossa última viagem. Antes de explorarmos com detalhe o nosso roteiro, vamos escrever algumas dicas básicas para quem está programando uma viagem para esse país encantador.

* O aeroporto internacional está localizado a 25 km de Amã, a capital do país. Para quem deseja conhecer cada canto da Jordânia, o ideal é alugar um carro. Nós já saímos do aeroporto com o carro.  Alugamos o veículo aqui no Brasil, através do nosso parceiro Rentcars. Clica aqui e confira.

Foto: Cidadela, em Amã. Amã é a capital da Jordânia.

* A Jordânia é uma monarquia parlamentarista um pouco menor que o estado de Santa Catarina. Para conhecer bem o país aconselhamos um roteiro de 8 dias. Nós ficamos 7 dias e a única coisa que ficou faltando foi a região de Aqaba, no Mar Vermelho.

* A língua oficial é o árabe, mas em todas as atrações turísticas o pessoal costuma falar bem o inglês.

Foto: Nos locais turísticos, além do árabe, há indicação em língua inglesa.

* A moeda é o Dinar Jordaniano (DJ). 1 Dinar equivale a 1,3 euros aproximadamente. Ao chegar no aeroporto, troque pouco dinheiro. Os câmbios do centro têm uma cotação muito melhor. Nós levamos euros, mas percebemos que valia mais a pena levar dólar.

Fotos: Wadi Rum e Jerash, duas atrações imperdíveis na Jordânia.

* O clima na Jordânia é semiárido e seco. Viajamos no inverno e as temperaturas estavam super agradáveis. Alguns dias chegaram a 20 graus. Por se tratar de clima desértico, ocorre oscilações bruscas entre o dia e a noite. Pegamos um dia de chuva. O verão (julho a setembro) têm temperaturas bem altas. Ficamos pensando que seria inviável caminhar por Petra com calor excessivo. Por isso, se puder, evite esses meses mais quentes.

Fotos: Passeio de 4×4 no deserto de Wadi Rum.

* Quando a gente olha o mapa e vê que a Jordânia está espremida entre a  Arábia Saudita, Iraque, Síria e Israel chega a dar um frio na barriga ne? Todavia, a Jordânia é uma país super seguro e acolhedor. Existe muito policiamento nas estradas e todas as vezes que fomos parados, fomos cordialmente recebidos pelos policiais. Nas áreas de fronteira, como no Mar Morto, encontramos detectores de metais no hotel e zonas comerciais.

Fotos: Nas estradas, é muito comum encontrarmos policiais.

* As estradas da Jordânia são boas e não têm pedágio. São duas estradas principais que ligam o país de norte a sul. As estradas não tem pedágios e são muito bem sinalizadas.

Fotos: Pelas estradas da Jordânia.

* O trânsito em Amã é caótico. A regra é não ter regras. Por isso, ande devagar. Você vai ouvir muitas buzinas, mas chegará são e salvo no hotel.

* O litro da gasolina custa, em média, 1,3 euros.

Foto: Petra, Patrimônio da Humanidade.

* Para quem vai alugar o carro, um chip com internet é fundamental para traçar roteiros e usar aplicativos como o Maps. Nós usamos o chip da EASYSIM4U, que já é velha parceira aqui do blog. Você pode conhecer a empresa clicando aqui.

* A população é 6 milhões e meio de pessoas, sendo essa composta por 92% de Islâmicos e 6% cristãos. 56% da população são de árabes palestinos, 42% árabes jordanianos e 1% beduínos.

Foto: A curiosidade da Sofia observando os muçulmanos.

* O povo é extremamente acolhedor e gosta muito de crianças. Sofia foi muito bem recebida em todos os lugares que passamos. Ganhou suco, bolachas, muito beijos e abraços.

Fotos: O povo jordaniano é extremamente acolhedor.

* Brasileiros precisam de visto (40JD) e passaporte com validade de, no mínimo, 6 meses para entrar no país.

* O Jordan Pass vale muito a pena. É um passe que você compra online e apresenta no momento da imigração. Nesse passe o visto já está incluso, bem como a entrada em muitas atrações turísticas do país. O Jordan Pass custa 70JD (com ingresso de 1 dia em Petra) , 75JD (2 dias em Petra) ou 80JD (3 dias em Petra). A única exigência para comprar o Jordan Pass é a permanência mínima de 4 dias no país. Para você ter uma ideia, com os passeios que fizemos gastaríamos (visto+ passeio) 115 JD. Ou seja, uma economia de 45 JD. Só não se esqueça de comprar o passe antes da sua viagem, pois senão você terá que pagar o visto na entrada no país.

*  Em nossa passagem pela Jordânia percebemos que o povo tem respeito e tolerância pelas diferentes religiões. Na hora das orações muçulmanas é comum ver as pessoas ajoelhadas m direção a Meca.

* Por ser um país de cultura muçulmana, mulheres podem ficar receosas quanto o que vestir. Vale salientar que a Jordânia é um país um pouco mais progressista do que os demais do mundo árabe. Mulheres não são obrigadas e usar burca. A grande maioria apenas usa o véu na cabeça. Turistas podem se vestir como quiserem, mas pensamos que convém respeitar a cultura local.A Aline usou camiseta (em alguns momentos de manga curta) e calça jeans durante toda a viagem e não encontrou problema algum.

Foto: Petra.

* Uma coisa que nos chamou bastante a atenção foi o reduzido número de mulheres trabalhando. Raramente encontramos mulheres nos hotéis, café da manhã e limpeza.

Foto: Raros momentos em que víamos mulheres trabalhando.

* Para quem gosta de comida típica árabe, a Jordânia é um prato cheio. A carne de cordeiro é muito consumida por lá. Em alguns restaurantes haviam pratos com carne de camelo. Nós não provamos. Os doces locais são divinos. Esses sim nós provamos muitos! Existem muitas padarias espalhadas pelas cidades. Os doces costumam ser bem baratos.

Foto: Doces tradicionais.

* Outra dica: para quem gosta de ouro e perfume, Amã é o paraíso. Negocie sempre e não se esqueça que você está no mundo árabe. Negociar faz parte da cultura local. Agora se você não pretende comprar, nem pergunte o preço. Será difícil se desvincilhar do vendedor (kkk).

Foto: Amã é o local ideal para comprar ouro, perfumes e especiarias.

* Água para consumo, apenas a mineral.

* O povo beduíno irá te recepcionar com o tradicional chá. Não deixe de experimentar.

* Para quem viaja com crianças, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado. Por segurança, levamos da Europa algumas comidinhas para a Sofia.

Foto: O tradicional chá beduíno.

E por fim, prepare-se para se surpreender muito positivamente com a Jordânia. É um país que te oferece uma infinidade de atrações. Tem história, deserto, praia, mergulho, turismo religioso, arquitetura deslumbrante e um povo de braços abertos para receber os turistas.

Quer saber mais dicas? Acompanhe as nossas redes sociais (Facebook e Instagram).

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

(Visited 641 times, 1 visits today)